Project Audi 80 Branco

Ola malta.
Sou novo por ca, mas ja fiz a minha apresentação no local indicado.
Tenho um Audi 80 1.6 td branco de 89 com (só Deus sabe) 170000 Km, em no qual vou iniciar um projecto de total restauro e algumas mods.

Mal tenha um dia de sol, tiro umas fotos ao animal para verem em que estado esta.

Antes de começar alterações esteticas, preciso de resolver algumas questões mecanicas e para isso precisava das vossas opiniões experientes e acertadas.

Começo então a listar os meus problemas ou duvidas nas quais peço a vossa opinião.

1- Acho que o meu 80 deita muito fumo preto, sempre tive carros a gasoleo e nunca tive nenhum que deitasse tanto. (Ouvi dizer que pode ser uma deficiencia na combustão) O que fazer?
2- Quando travo sinto um "estremecer" ou algo parecido, tanto no pé como na propria travagem, acompanhado de algum ruido, julgo ser dos tambores traseiros. Estarão ovalizados?
3- A temperatura nunca chega aos 90, anda sempre abaixo dos 60 e raramente sobe. Será que devo aplicar um termostato novo?
4- A climatização nunca aquece. Será do problema anterior?
5- Qual a rotação ideal para o relantim?
6- Tenho a mala do carro sempre com agua, é normal nos vossos? Onde será a fuga?

Ja agora, sabem se é possivel aplicar o capo do audi 80 mais recente (com a grelha junta com o capo) , no meu (1989)?

Para ja serão estes os problemas mais notorios nos pouco quilometros que fiz com a maquina. Se tiverem alguma sugestão, por favor digam , que eu sou todo ouvidos. :)
Entretanto vou tirar fotos para verem o carro lindo que aqui tenho e indicar as mods que pretendo fazer.

Um muito obrigado desde ja.
Grande Abraço
Fejo
 
boas
1-fumo preto em principio é normal fecha-se a EGR e tens o problema resolvido
2-podes ter os discos empenados
3- é normal mas podes sempre trocar o termostato para ficares mais descansado
4- ja notaste falta de agua ou os tapetes da frente húmidos
5- 900rpm
6-em que sitio da mala tens a agua

sim podes por capo mais recente
mas tinhas k mudar os farois tb
 
Oi novamente!
Hoje fiz uma viagem na Auto estrada e puxei pelo carro pra ver como se comportava e tirei algumas conclusões.
Em relação ao problema da travagem, acho que tens razão, deve ser decerteza os discos, porque o barulho intensificou-se e vem sem sobra de duvidas das rodas dianteiras.
Depois de algum kilometros a puxa-lo a temperatura estabilizçou perto dos 90, mas derepente comecei a perder agua, vi alguma a sair pelo capo mesmo por cima da zona onde a mangueira entra no radiador, passado um km apareceu o sinal de temperatura e quando parei ja não tinha agua no reservatorio. Espero que seja mesmo dos tubos, senão tenho mais um biscate. Amanha ja vou testar isso.
Por fim, quando a temperatura do carro aumenta, a climatização ja funciona, mas é um facto de que tenho sempre o tapete do lado do condutor molhado.

Quando esta tempestade passar vou perder algum tempo a ajeitar o bixo e tirar umas fotos para postar por aqui!

Mais uma vez agradeço a ajuda e dicas prestadas.

Muito Obrigado

Fejo
 
Gostei da parte... "Só Deus sabe"...

Carro de 89... 24 anos... 170.000kms... (no minimo x4)

Pelo que contas, não compraste um carro, compraste um cancro...
So de material para resolveres os problemas que tens, deves gastar mais do que o que o carro custou... e ainda pensas em fazer mod's ?

Cada um sabe de si e da sua carteira, eu pessoalmente não gastava aí nem um chavo.
 
Num carro com essa idade é normal haver algumas coisas a corrigir, o novos que são novos trazem problemas a corrigir, é normal esse tambem os ter.

Em relação ao facto de teres o tapete húmido, tens o radiador de sofagem com fuga, verifica isso, é trabalhoso mas há quem já se tenha aventurado a mudar, né Alexand? :p

Tens de ter atenção relativamente ao factio de ter mandado a agua fora...
 
nem todos tem a mesma carteira.o que interessa é o carro estar bom
é claro k nao é uma b6 mas sim um b3 eu gostava de ver uma b6 com 24 anos
para ver o estado dela

mas agora vamos ao que interessa.
isso ter agua nos tapetes nao é bom sinal
pode ser o radiador da soufagem roto
mas muda primeiro os tubos de fora
para ver se continuas a perder agua
 
Alexand, penso que não tem nada a ver com o ser B3 ou B6, com 10 ou 24 anos.
Tem exactamente a ver com o tamanho da carteira das pessoas. Quando compras um carro com a idade que este tem, sem saberes de onde veio e o que lhe fizeram (que não sei se o user sabe), nem tão pouco se os kms são reais (que duvido e muito que sejam), arriscas-te. Principalmente quando o user apresenta os sintomas que o carro tem.
Muito Fumo preto - Pode ser um simples filtro de ar (ou ter repro)... Mas, e se não for ? Podem ser Injectores ? Bomba Injectora ? Estamos a falar de que valores ? 500€ ?
Discos Empenados - Não pode ser só discos, tem tb de trocar as pastilhas (isto na minha experiencia), mais quanto ? 300€ ?
A temp. não chegar aos 90º - Mais um termostado - 50€ ?
Agua nos tapetes - Se for um tubo, até pode ser barato, e se for o radiador ?
Perde agua na junção do radiador - Mais um tubo, uma abraçadeira mal apertada ? (ou não...)
Mala do Carro sempre com Agua - Ui... Corrosão na Carroçaria ?

Feitas as contas e assim por baixo, gastas quanto para resolver os problemas?
Quanto é que custou o carro ? 2.000€ ?

Entendes onde quero chegar ?
 
Gostei da parte... "Só Deus sabe"...

Carro de 89... 24 anos... 170.000kms... (no minimo x4)

Pelo que contas, não compraste um carro, compraste um cancro...
So de material para resolveres os problemas que tens, deves gastar mais do que o que o carro custou... e ainda pensas em fazer mod's ?

Cada um sabe de si e da sua carteira, eu pessoalmente não gastava aí nem um chavo.

Tinoni não leves a mal, mas então porque raio o pessoal compra Porsches da mesma altura pela tua teoria são cancros pois também eles tem as suas maleitas...

Cada um sabe de si, e se ele gosta dos 80's why not!, olha que eu também não lhes achava muita graça e mudei de ideia.

Eu também, estudei o meu carro mais precisamente o meu motor antes de o ir buscar e sei no que me estava a meter, corrigir alguns problemas no veiculo faz parte da interação homem-máquina que favorece a nossa paixão ao carro.
 
Last edited:
Tinoni não leves a mal, mas então porque raio o pessoal compra Porsches da mesma altura pela tua teoria são cancros pois também eles tem as suas maleitas...

Cada um sabe de si, e se ele gosta dos 80's why not!, olha que eu também não lhes achava muita graça e mudei de ideia.

Não leias as mensagens na diagonal, eu frisei e bem...
"... penso que não tem nada a ver com o ser B3 ou B6, com 10 ou 24 anos."

Não é questão da idade, mas sim value for money... Quando o valor das reparações é ou pode ser superior ao valor do carro, penso que não faz nenhum sentido arranjar.

E eu não levo nada a mal, tal como espero que o user em questão e o Alexand tb não levem a mal, são opiniões e cada um tem a sua.
 
eu nao levo a mal ;)
mas os preços k metes-te ai deve ser para a tua nao ?
discos com pastilhas + ou - 60€
termostato- 18€
radiador soufagem -14€
 
1- Acho que o meu 80 deita muito fumo preto, sempre tive carros a gasoleo e nunca tive nenhum que deitasse tanto. (Ouvi dizer que pode ser uma deficiencia na combustão) O que fazer?

Sim, um deficiência de combustão, chamada de excesso de gasóleo, tão simples quanto isso. É só ires com uma chave 13 mm e uma chave de fendas á traseira da bomba injectora e reduzir o débito. Reduz o suficiente para retirar o fumo, ou aumenta a pressão de turbo para compensar e equilibrar a combustão. Mas sendo o 1.6 o menino que é, não brinques muito com pressões, para não partir nada (como eu)...

2- Quando travo sinto um "estremecer" ou algo parecido, tanto no pé como na propria travagem, acompanhado de algum ruido, julgo ser dos tambores traseiros. Estarão ovalizados?

Travões da frente empenados, muito frequente e perfeitamente normal com discos massiços, põe novos que isso passa, mas não durante muito tempo ....

3- A temperatura nunca chega aos 90, anda sempre abaixo dos 60 e raramente sobe. Será que devo aplicar um termostato novo?


Sim, termostato colado sempre em aberto, substitui. É em parte uma das razões do fumo, pois o motor injecta mais gasóleo para compensar pela falta de temperatura do motor.

4- A climatização nunca aquece. Será do problema anterior?

Sim, se o motor não aquece, a água não aquece, e por consequência não há o quente para o climatizador

5- Qual a rotação ideal para o relantim?

800/850/900, dependendo do teu gosto pessoal, mas recomendo 900 rpm

6- Tenho a mala do carro sempre com agua, é normal nos vossos? Onde será a fuga?

Borrachas da mala/borracha do vidro traseiro/tampas inferiores da mala. Provavelmente será um dos 2 primeiros

Ja agora, sabem se é possivel aplicar o capo do audi 80 mais recente (com a grelha junta com o capo) , no meu (1989)?


sim, é possivel. Mas tens de retirar os teus farois, grelha, friso de acabamento que fica por baixo dos farois e grelha, e encaixe do capô , e substituir tudo por componentes do B4 ... Têm de ser todos mudados de uma vez, senão nada encaixa no sitio.


Quanto aos restantes comentários, dizer que é de repros e coisas do género, é porque nem leram bem, ou nem sabem o que quer dizer TD ou como funciona...
Abre projecto na zona dos 80, somos poucos e temos "sucatas" aparentemente, mas temos bem mais espirito de entreajuda e equipa que muita gente aqui do forum.

O 80 é um bom carro, feito para durar e aguentar, nem todos podemos ser ricos ou ter grandes máquinas, mas critiquem á vontade,e quando os vossos novitos passarem a barreira dos 20 anos, venham cá dizer a quantidade de problemas que têm, e já tiramos conclusões....

Abraços
 
Gostei da parte... "Só Deus sabe"...

Carro de 89... 24 anos... 170.000kms... (no minimo x4)

Pelo que contas, não compraste um carro, compraste um cancro...
So de material para resolveres os problemas que tens, deves gastar mais do que o que o carro custou... e ainda pensas em fazer mod's ?

Cada um sabe de si e da sua carteira, eu pessoalmente não gastava aí nem um chavo.


Ola boa noite.
Sou novo aqui no forum e um dos motivos pelos quais me inscrevi, fora o mais importante, que é ter um Audi, foi pela grande entreajuda e camaradagem dos participantes. (Claro que isto não inclui este fantastico user e o seu fantastico comentario...) Por isso ta tudo bem e não estou minimamente triste com o que li.

Só para fazer umas pequenas contas:
Par de discos Brembo 50 Euros.
Radiador Novo 79 Euros.
Termostato (não foi o mais barato..) 12,50 Euros.
....tudo ja com IVA.


Ou seja o "cancro" esta pronto para mais 170 000 ou 300 000 Km.

Espero honestamente que a tua "bomba" faça os meus 170 000 (4x) e que a unica despesa tenha sido a que referi acima.

A todos os outros user um sincero obrigado e espero continuar a contar com a vossa ajuda a fim de dar mais uns bons anos de vida ao meu grande Audi 80!
Se puder ajudar com alguma coisa ca estarei para apoiar e dar a minha humilde ajuda ou opinião.

Grande Abraço.

Fejo

PS: Acho que ninguem compraria um Audi 80 1.6 td de 1989 (stock sem luxos) por 2000 euros ou até mesmo por metade do preço, talvez seja um pouco ridiculo, mas que vale esse "preço" vale.... :)

- - - - - - - - - -

Reactive e Alexand : Muito boas respostas, com bastante objectividade e acerto, hoje ja fiz as alterações quase todas que me recomendaram e parece-me que resolvi grande parte dos problema fulcrais desta maquina, digo grande parte, porque agora tenho de o testar e fazer aquecer normalmente para ver se tudo esta bom!

A todos um muito obrigado e um grande abraço.

Fejo
 
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

- - - - - - - - - -

não te esqueças de abrir o projeto do 80
queremos ver essa maquina
e claro vais ser bem recebido ;)
 
Ola malta.
Venho so fazer a ultima actualização dos arranjos do 80.

A niveis de temperatura acho que esta a correr bem, mantem-se quase sempre nos 90º , se bem que em auto-estrada tem a tendencia para aquecer mais (em regimes de 130 ou 140 Km\h), mas reduzindo a velocidade vai voltando para os 90º outra vez. Não quero arriscar muito para ja. Pode ser que o liquido de refrigeração ainda não esteja a 100% no motor, ou problemas na junta, ou outro motivo qualquer.
A que temperatura as ventoinhas de refrigeração do radiador ligam?
Julgo ainda não ter ouvido a trabalhar, mesmo quando atingi os 100º.
A que temperaturas julgam ser perigoso atingir? 100º , 110º ,120º?
Na parte do fumo, da entrada de agua na mala e da climatização, foi tudo resolvido com sucesso! Obrigado

Ja agora, como funciona a cena do Vag? O meu 80 (b3 de 1989) ja "usa" disso? Como faço para comprar ou para usar, para ver se ta tudo em ordem? O que da para fazer com esse dispositivo? Desculpem tantas perguntas sobre o Vag, mas é que não estou mesmo a par, mas gostava de saber um pouco mais sobre o vag e sobre o meu carro.
Muito Obrigado malta.

Abraço
Fejo
 
Teu 80 é TD, ou seja completamente mecânico, não há vag-coms para ninguém nem complicações nenhumas com sensores, erros, e problemas de electrónica e centralina com estes carros. Tal coisa só é possivel com os 80 1.9TDI, os B4, ou seja, a partir de 1992.

Abraços
 
Back
Top