Procedimento correcto para limpeza/troca de liquido de refrigeração

Tópico em 'Mecânica Geral' iniciado por 34skyline, 17 Jul 2018.

  1. 34skyline

    34skyline

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    Olá a todos

    Tive uma duvida existencial e preciso de ajuda, já pesquisei no forum mas continuo com duvidas. O meu mecânico adicionou ao meu liquido de refrigeração um aditivo de limpeza, amanha vou deitar fora e meter G12 da Febi. (A4 B6 AVF)
    Contudo, quero ter a certeza q este liquido “velho” sai completamente do sistema antes de entrar o novo. Como devo fazer?

    Sei q abrir o tubo mais baixo do radiador faz escoar o sistema, mas se o termostato não abrir, terei sempre liquido velho no circuito do motor, correcto? (corrijam-me se estiver enganado)
    Assim, como devo fazer?

    Se tirar o tubo de retorno do vaso de expansão e for enchendo de agua destilava, o sistema vaza todo? Tenho q tirar mais tubos?

    Não queri muito tirar o termostato, queria fazer isto com ciclos de agua corrente, mas quero ter a certeza q n me esqueço de nada.
    Qual é o procedimento correcto escrito para estas situações de limpeza?

    Obrigado a todos
     
  2. madlima29

    madlima29

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    Vazar a 100%:
    Termostato fora e bypass.
    Depois desengatar o tubo mais baixo.
    Injetar ar comprimido até sair tudo.
     
  3. 34skyline

    34skyline

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    Boas,
    termostato fora implica mudar oring por um novo correct? Isso vende se em separado do termostato?
    O q queres dizer com bypass?
    Injector ar comprimindo por onde? Pelo vaso de expansão?

    E aquela técnica de pôr a ventilação a funcionar no quente é necessário?
    Obrigado pela ajuda


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  4. madlima29

    madlima29

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    Bypass é basicamente um termostato sempre aberto.
    O oring nao precisa ser trocado se nao for muito velho.
    E sim, a ventilação deve estar em quente (HI)
     
    34skyline gostou disto.
  5. 34skyline

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    Tinha a ideia q n se devia mexer no termostato a n ser para trocar. Fica a dica.
    Quando dizes injectar ar sugeres fazer-lo pelo vaso de expansão?
    Obrigado pela ajuda
    Obrigado

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  6. moralez

    moralez

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    Se tirar o sensor de temperarura, a agua do bloco sai.
     
  7. 34skyline

    34skyline

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    e sai toda? n preciso de tirar o termoestato? isso fica do lado direito do motor correct?
    Obrigado
     
  8. perkes

    perkes

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    Minha opinião. Carro frio, termostato tirado, tubo mais baixo tirado mas com acesso, mangueira com aguá no vaso de espanção .
    Ligar aguá e por o motor a trabalhar até sair tudo.
    Ligar o tubo mais baixo por água e andar um bocado( a água quente lava melhor os residos).
    Deixar arrefecer um bocado para não queimar, tirar o tubo mais baixo e deixar sair a aguá toda. O resto não é preciso explicar....
     
  9. 34skyline

    34skyline

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    Segui as vossas instruções e td correu bem. O oring do termostato estava bom voltei a meter o mesmo.
    Depois atestei com G12 Febi e água destilada.
    Obrigado a todos pela ajuda

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