Problemas sistema refrigeração

Pessoal é o seguinte, um amigo meu adquiriu uma Passat 1.9TDI 130CV do ano 2002, acontece que o sistema de refrigeração ganha pressão, e ate consegue ouvir tipo agua a correr pelos tubos dentro do habitáculo, eu ja tive esse sintoma e era radiador da sofagem com fuga, mas nunca ganhou pressão, o carrinha não aquece, ao inicio perdia um pouco de liquido refrigeração pelo escape do vaso de expansão, trocou a tampa do vaso e agora deixou de perder, mas continua com pressão e agua desaparece do vaso, mas assim que é aberto o vaso o liquido retoma ao vaso.. alguem tem uma ideia ou teste de despiste para tentar saber de onde advém o problema? Sei que pode ser muita coisa, desde junta da cabeça, bloco estalado etc etc.. ele para já vai remover o termostato a ver como fica..
 
Também acho que é uma opção porque o termostato pode estar sempre fechado e a água não circula ,depois é ir para a bomba de água mas a temperatura como é que fica?
 
Eu ainda não vi o carro mas ele diz que a temperatura não mexe dos 90ºc
Isso é estranho
O melhor seria ele fazer uma lavagem ao circuito e confirmar depois do termostato abrir ver o tubo fino de retorno se corre água para o vazo
Só depois de resolver meter o G12
 
Last edited:
Para veres se é da junta sem fazer o teste de pressão podes sempre ver a tampa do óleo de está bem preto se não estiver e se está com cor acastanhado e sobe o nível de óleo aí é uma passagem na junta mas não deve ser por dizes que não perde água do vaso...
 
Isso é estranho
O melhor seria ele fazer uma lavagem ao circuito e confirmar depois do termostato abrir ser o tubo fino de retorno se corre água para o vazo
Só depois de resolver meter o G12
Ele ja fez a lavagem ao sistema de refrigeração e ate trocou o vaso e a respetiva tampa, ele não entende nada e eu ainda não tive tempo de ver o carro, apenas exponho aquilo que me é dito por ele..
 
Para veres se é da junta sem fazer o teste de pressão podes sempre ver a tampa do óleo de está bem preto se não estiver e se está com cor acastanhado e sobe o nível de óleo aí é uma passagem na junta mas não deve ser por dizes que não perde água do vaso...
Para veres se é da junta sem fazer o teste de pressão podes sempre ver a tampa do óleo de está bem preto se não estiver e se está com cor acastanhado e sobe o nível de óleo aí é uma passagem na junta mas não deve ser por dizes que não perde água do vaso...
Isso nem sempre resulta, ja tive problemas de juntas e não havia misturas..
 
Ele ja fez a lavagem ao sistema de refrigeração e ate trocou o vaso e a respetiva tampa, ele não entende nada e eu ainda não tive tempo de ver o carro, apenas exponho aquilo que me é dito por ele..
Ok
Então quando vires o carro já fazes tu um melhor diagnóstico
Como disse-te bem pode ser várias coisas tem que se ver por tentativas
 
Isso cheira-me a circuito mal sangrado...
Também já pensei nisso, mas o rapaz disse que o carro ja vinha assim, e agora apos a troca do liquido de refrigeração continua, eu ate lhe disse como sangrar o circuito nesses motores, agora se ficou bem sangrado isso já não sei..
 
Foi a primeira coisa que pensei também. Se se ouve a água a correr, parece-me ar no circuito. O que se deve ouvir é as bolhas de ar.
Eu abria a tampa do vaso de expansão e deixava o carro a trabalhar uns bons 30m com o A/C no quente e no máximo.
Porque no quente? essa não entendi!
 
Porque se tiveres o A/C no quente o líquido expande mais e mais depressa e é mais eficaz a libertar o ar que eventualmente tenha no circuito.
Mas ligar no quente nao vai alterar nada no circuito, ate porque a unica coisa que faz é abrir o flap do radiador da sofagem que faz passar o ar quente para dentro do habitáculo, ou seja é um circuito aberto que não funciona com uma valvula como em alguns modelos de carros
 
Mas ligar no quente nao vai alterar nada no circuito, ate porque a unica coisa que faz é abrir o flap do radiador da sofagem que faz passar o ar quente para dentro do habitáculo, ou seja é um circuito aberto que não funciona com uma valvula como em alguns modelos de carros
Ok. Se é circuito aberto (julgava mesmo que não), realmente não fará diferença.
Mas ia jurar que é circuito fechado...
 
Back
Top