PROBLEMAS NA TAMPA DA MALA

Boas, Pessoal
Mais uma vez peço ajuda. Há anos instalei uma fechadura que não abria a mala quando destrancava as portas com o telecomando, mas, como abria com o botão do meio do telecomando, e como não consegui arranjar outra fechadura por um preço razoável, deixei ficar. Agora a mala deixou de se manter trancada. O motor (que fica na tampa do lado esquerdo) que era activado com o botão do meio ficou na posição de "aberto" e não deixava que o fecho trancasse. Tirei esse motor e o tirante e dei uma afinação da fechadura e já consigo manter a mala fechada e trancada desde que as outras portas estejam trancadas. Com as portas destrancadas, a tampa fica solta. Isto é, para andar, levo a mala fechada, mas não trancada.
Verifiquei que não chega corrente ao dito motor, testei o motor com 12V e funciona.
Como é que testo a cablagem?
Se não for cablagem, que poderá ser?
Também queria confirmar se a fechadura permite afinação para abrir a mala com o botão do telecomando que abre as outras portas Como acontecia coma fechadura de origem.
 
Boas, pessoal
Hoje fui tentar perceber o que se passa e o MADLIMA tem razão. Há cabos com problemas. Dos dez cabos que passam no tubo entre a a tampa da mala e a mala, cinco têm o isolamento parcialmente partido, mas nenhum parece ter o condutor cortado. Para ver o que se passava, abri o tubo na curva junto à entrada da mala (pode ver-se na foto) porque quando mexia nessa zona às vezes o comando accionava o motor. Não queria estar a abrir o tubo em todad a extensão. Ao analisar a continuidade fiquei baralhado. Ao motor (na ficha) chega um cabo castanho (massa?) e outro amarelo e encarnado (positivo?). Ambos finos. Na zona que abri, passa um amarelo e encarnado fino que não dá continuidade com o das mesmas cores na ficha. Passam vários outros cabos que dão continuidade com o castanho fino, mas não há nenhum cabo igual ao catanho da ficha. Ora acho que nessa zona devia ter um cabo que desse continuidade com o amarelo e encarnado da ficha (e só com esse) e outro com o castanho. Será que o amarelo e encarnado está quebrado entre essa zona e a ficha? Ou as cores não significam nada? É normal que vários cabos deem continuidade com o castanho da ficha, mesmo o amarelo e encarnado? Agradeço ajuda.
 

Anexos

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Bom dia pessoal, estou com um problema parecido,
a mala nao abre nos botoes da mala , mas abre com o commando.
comecou a acontecer ontem.
é possivel ser algum fio partido só para os botoes da mala e nao para o comando?
a ordem de abrir nao vem tudo no mesmo cabo?
alguem que me ajude antes de comecar a arrancar plasticos..... e partir os mais crocantes.....
 
Na altura esqueci-me de actualizar. No meu caso tinha, no passa cabos entre o chassis e a mala, três cabos partidos e outros descarnados. Soldei e isolei tudo e ficou OK. Acho que tenho fotos que posso postar, basta encontrá-las.

lx_gadjet, explica melhor o que está a acontecer. A fechadura do meu carro tem uma regulação que permitie que, destrancando o carro (as 4 portas e mala), a mala possa abrir manualmente ou não.
 
bom dia ffn023,

costumo abrir a mala-bagagueira de 2 maneiras
1ª com o botao do comando (escuto o mecanismo a trabalhar e abre)
2ª carregando 2 vezes no comando para destrancar o carro todo,
e carregando num dos 2 botoes junto á matricula traseira (deveria escutar o mecanismo a trabalhar e abrir, mas desde terça-feira deixou de funcionar)
fico na duvida se os botoes deixaram de funcionar ou será algum fio do passa cabos partido?
nunca tive sintomas de algum fio partido, porque sempre abriu ao minimo toque nos botoes junto á matricula.
é um A3 - 8L de 2002

nota: nao alterei a maneira de utilizar o carro nem mudou nada.
 
Eu não tenho a certeza se os sistemas de abertura da mala são idênticos. No meu, o comando tem um botão para fechar que tranca as 4 portas e a mala deixando de ser possível abri-las, tem outro para as destrancar (portas e mala) e, depois, é possível abri-las manualmente e tem um terceiro (o do meio) que abre a mala, deixando-a mesmo aberta, não só destrancada. O comando do meio actua um motor próprio que não faz parte da fechadura, situado do lado esquerdo da tampa da mala e vai actuar o fecho de abertiura através de um tirante (arame com uns 2 ou 3 mm de espessura e umas curvas)
Há tempos comprei uma fechadura nova porque a anterior tinha partido e, quando a instalei, a mala deixou de destrancar com o botão que até aí destrancava as 4 portas e a mala. Só abria com o botão do meio através do tal motor eferido acima. Mais tarde percebi que havia um tirante (um arame em L com uns 5 ou 6 cm de comprimemto e uns 2 ou 3 mm de espessura com uma rosca na haste maior) que se se enroscasse mais (encurtando-o) a fechadura já passava a destrancar a mala juntamente com as outras portas.
Relembrar que após o destrancar com o botão do telecomando, a abertura das pportas e da mala é manual, não é electrica.
 
Obrigado,
pois.... lá parece que vou ter que desmanchar aqueles plasticos do interior da bagageira para aceder a isso :(
a porra é que estes plasticos já comecam a ficar crocantes e estaladiços...
não sei é quando vou ter tempo para isto... :(
 
No meu caso é muito simples tirar a forra interor da tampa da mala (desenroscar 4 parafusos e puxar para soltar molas e fica à vista a fechadura), no caso do A3 não sei.
 
boa tarde pessoal,
ainda nao descobri o problema.
desforrei os plasticos da bagagueira. e nao aparececeu nada á 1ª vista.
o mecanismo de abrir a mala parece estar bom.
se carregar no botao do meio do comando, abre sem problemas acionando o actuador da mala.
se meter a chave na fechadura da mala:
rodo para um lado, e tranca o carro
rodo para o outro e destranca o carro e abre a mala acionando o actuador da mala.
se carrregar num dos 2 botoes ao pe da matricula nao faz nada,
custa-me a crer que seja fio partido porque meti um fio a actuar os botoes da mala,
e depois andei a levantar e baixar a mala e a mexer nos passa-fios e aquilo nao deu sinal de vida, se fosse fio partido em algum momento aquilo devia ter dado sinal.

por isso estou muito convencido que possa ser outra coisa, ja vi os fusiveis todos e estao bem.
agora quero ver se arranjo o esquema electrico do carro para seguir os fios.

alguem tem o esquema electrico do a3 8l 2002 ?
ou sabe onde se possa arranjar?
 
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