Problemas Motor: MAF? Velas? Cabos Injectores?

Boas,


Estou com um problemas já há alguns anos, no meu A3 8P com motor BKD com 192mil , mas nao sentia performance e funcionamento motor, o problema era/é este:

17057 - Cylinder 3 Glow Plug Circuit (Q12)
P0673 - 000 - Electrical Fault
Freeze Frame:
RPM: 798 /min
Torque: 42.0 Nm
Speed: 0.0 km/h
Load: 0.0 %
Voltage: 13.98 V
Bin. Bits: 00101100
Temperature: 16.2°C
Bin. Bits: 10110000


Entretanto em Setembro comecei a sentir o carro a soluçar em baixa velocidade, por exemplo 50-70km/h.
Com isto verifiquei que o carro faz muito fumo, sobretudo quando lhe calco.... fica uma nuvem preta que deixa de ser possível ver para trás.
Esta semana o carro esteve a trabalhar uns 5min dentro da garagem e verifiquei que o chão ficou cheio de felugem preta (pedaços de carvão preto que enchi em volume, uma boa colher de sopa).

O erro que surge apenas em Setembro foi este:
16485 - Mass Air Flow Sensor (G70)
P0101 - 000 - Implausible Signal
Freeze Frame:
RPM: 1197 /min
Torque: 0.0 Nm
Speed: 63.0 km/h
Temperature: 29.7°C
Absolute Pres.: 1060.8 mbar
(no units): 80.4
(no units): 0.79
Temperature: 88.2°C


A MAF é de Origem.
Mudei filtro Ar assim que dei conta do problema em Setembro.
Nunca mudei velas.
Nunca limpei turbo, ouço na radio em descarbonizar sem desmontar nada, será boa opção?
A EGR foi nova da WAHLER (igual original) em Set-21, está activa e tubos poucos obstruídos.
Injectores e bomba injectora, nunca fiz nada.
Diesel, coloco sempre do Aditivado da Galp.


Acham que o soluçar é da MAF?
Ou tenho que investigar algo mais antes de desenbolsar 135€ por uma da Bosch!
 
É da maf.
Verifica os valores da maf no MVB e a ficha. Se morreu, troca ou pela oem, ou pela mesma marca e nunca outra.
A vela, troca agora (verificando o chicote) para o inverno. Ronda os 22€ cada. É fácil trocar.
 
Last edited:
boas Madlima,

Que valores devo medir com o multimetro na MAF? Resistencia electrica? Que pinos a emparelhar e medir?

A vela tens ideia qual será? Pelo erro nao consigo chegar la?
 
boas Madlima,

Que valores devo medir com o multimetro na MAF? Resistencia electrica? Que pinos a emparelhar e medir?

A vela tens ideia qual será? Pelo erro nao consigo chegar la?
Com multímetro vês so a massa, os 5V e o sinal de saída. No vagcom lês os valores obtidos pela maf.
Não deixes de verificar se a tubagem da admissão até o filtro está boa. Rachadelas/fugas ou mal encaixado origina erro da maf.
 
Com multímetro vês so a massa, os 5V e o sinal de saída. No vagcom lês os valores obtidos pela maf.
Não deixes de verificar se a tubagem da admissão até o filtro está boa. Rachadelas/fugas ou mal encaixado origina erro da maf.

Pois... isso de facto já nao sei fazer. Vou ver se na net aparece algo a explicar onde vejo isso.
Por acaso tive que aliviar o tubo de admissão para trocar a Flage do liquido da referigeração, será quue fodi o tubo?
Mas o erro da MAF só aparece 6meses depois!
Vou dar uma vista de olhos tambem!
 
Ora viva.... estive hoje a investigar o tubo que liga à MAF e bum... estava lá um buraco causado por uma braçadeira.

Dei uma volta e tudo indica que ficou bom. Mas confirmo nos próximos dias.

Muito obrigado pela dica MadLima :)

Acho que este problema é de conceito, portanto aqui ficam umas imagens para ajudar o próximo
 

Anexos

  • 20221114_193846.jpg
    20221114_193846.jpg
    496,6 KB · Visualizações: 37
  • 20221114_193852.jpg
    20221114_193852.jpg
    362,3 KB · Visualizações: 36
  • 20221114_193911.jpg
    20221114_193911.jpg
    366,2 KB · Visualizações: 35
  • 20221114_200025.jpg
    20221114_200025.jpg
    221,5 KB · Visualizações: 35
De que maneira.... a electronica associada à mecanica de facto fazem uma magia incrivel

Mais uma vez obrigado, pois consegui poupara 100€ com uma tira de fitacola, mas sim vou comprar o tubo.
Um pequeno truque, já que parece que o tubo está so coçado com um pequeno furo:
Desengordurante bem, e aplicas isolante líquido dos cabos eléctricos. Dura bastante e não deve criar problemas.
Ou então, um bocado de plástico abs dos choques, e derretes a ar quente e aplicas (desde que não seja uma zona que necessite ser maleável)
 
Ideia bem fixe.
Amanhã já vou testar com ABS.
De facto a fita cola perdeu a força e começou de novo a entrar ar!!!

Mais uma vez muito obrigado MadLima ;-)
 
boas malta,

O problema no meu carro ainda não se resolveu por falta tempo e paciência.
Começo a ficar sem ideias, sem ir ao mecânico (última instância).

Deste tempo todo que estive offline, deixei o carro andar até que a MAF ir de vela.

Digo isso, pois esta semana comprei uma nova (reparada Bosch) e a luz no quadrante (símbolo motor) desapareceu, mas o comportamento do carro é o mesmo. Estranho que o erro da MAF ainda aparece.

Sintomas existente em andamento:
- carro parece que engasga e soluça ao andar devagar. (chateia tanto que acabo por desligar a MAF e problema resolvido);
- se calcar no pedal ele anda bem;
- o carro entra em safe mode passado algum tempo de condução (+/- 1h de viagem). Nao passa da 3000rpm e a potencia cai drasticamente;
- o turbo canta um pouco, mas o mecânico diz ser normal devido aos km's que tem.

Lista erros:

Sunday,21,January,2024,17:39:13:00009
Mileage: 198340km Repair Order:

01-Engine -- Status: Malfunction 0010
08-Auto HVAC -- Status: Malfunction 0010
16-Steering wheel -- Status: Malfunction 0010
19-CAN Gateway -- Status: Malfunction 0010
37-Navigation -- Status: Cannot be reached 1100 (RADIO ANDROID)
42-Door Elect, Driver -- Status: Malfunction 0010
46-Central Conv. -- Status: Malfunction 0010
52-Door Elect, Pass. -- Status: Malfunction 0010
56-Radio -- Status: Malfunction 1010
72-Door, Rear Right -- Status: Malfunction 0010
7D-Aux. Heat -- Status: Malfunction 0010

-------------------------------------------------------------------------------
Address 01: Engine Labels: 03G-906-016-BKD.clb
Part No SW: 03G 906 016 FF HW: 028 101 190 5
Component: R4 2,0L EDC G000SG 7364
Revision: 12345678 Serial number: AUX7Z0E8FND0N0
Coding: 0000072
Shop #: WSC 06314 000 00000
VCID: 6CD771B74F8BFEEF03-8038
VINID: 9D196AAAA2202464401890C1240EAF001E

3 Faults Found:
16683 - Boost Pressure Regulation
P0299 - 000 - Control Range Not Reached
Freeze Frame:
RPM: 2142 /min
Torque: 244.0 Nm
Speed: 111.0 km/h
Load: 50.2 %
Voltage: 14.14 V
Bin. Bits: 00101000
Absolute Pres.: 2060.4 mbar
Absolute Pres.: 1530.0 mbar

16485 - Mass Air Flow Sensor (G70)
P0101 - 000 - Implausible Signal
Freeze Frame:
RPM: 2100 /min
Torque: 0.0 Nm
Speed: 93.0 km/h
Temperature: 17.1°C
Absolute Pres.: 1183.2 mbar
(no units): 190.8
(no units): 0.71
Temperature: 90.0°C

17057 - Cylinder 3 Glow Plug Circuit (Q12)
P0673 - 000 - Electrical Fault
Freeze Frame:
RPM: 777 /min
Torque: 88.0 Nm
Speed: 0.0 km/h
Load: 0.0 %
Voltage: 14.06 V
Bin. Bits: 00101100
Temperature: 15.3°C
Bin. Bits: 10110000

Readiness: 0 0 0 0 0
-------------------------------------------------------------------------------
Address 08: Auto HVAC Labels: 8P0-820-043.lbl
Part No SW: 8P0 820 043 H HW: 8P0 820 043 H
Component: KlimavollautomatH17 0200
Revision: 238632 Serial number: 8P0820043H
Shop #: WSC 06314 000 00000
VCID: 3169A0C3A829530770-8064

1 Fault Found:
00483 - Control Module for Auxiliary Air Heater
013 - Check DTC Memory
Freeze Frame:
Fault Status: 01101101
Fault Priority: 3
Fault Frequency: 1
Reset counter: 173
Mileage: 198240 km
Time Indication: 0
Date: 2024.01.17
Time: 17:35:01

Freeze Frame:
ON
-------------------------------------------------------------------------------
Address 42: Door Elect, Driver Labels: 8P0-959-801-MIN2.lbl
Part No: 8P0 959 801 H
Component: Tuer-SG 020 0070
Coding: 0000144
Shop #: WSC 06314 000 00000
VCID: 408FF5071383CA8F8F-8014

1 Fault Found:
01552 - Motor for Central Locking; Drivers Door (V56); Lock
012 - Electrical Fault in Circuit - Intermittent
-------------------------------------------------------------------------------
Address 46: Central Conv. Labels: 8P0-959-433.lbl
Part No: 8P0 959 433 E
Component: KSG H04 0050
Coding: 188000186D288405488FC67300
Shop #: WSC 00078 261 72701
VCID: 3E738BFF6977BC7FFD-806A

Subsystem 1 - Component: Sounder No Answer

Subsystem 2 - Component: NGS No Answer

Subsystem 3 - Component: IRUE No Answer

1 Fault Found:
01403 - Glass-Break Sensors; Rear
011 - Open Circuit
-------------------------------------------------------------------------------
Address 52: Door Elect, Pass. Labels: 8P0-959-802-MIN2.lbl
Part No: 8P0 959 802 H
Component: Tuer-SG 020 0070
Coding: 0000144
Shop #: WSC 06314 000 00000
VCID: 4189F0031889C38780-8014

1 Fault Found:
00929 - Locking Module for Central Locking; Front Passenger Side (F221)
008 - Implausible Signal
-------------------------------------------------------------------------------
Address 72: Door, Rear Right Labels: 8P4-959-802.lbl
Part No: 8P4 959 802 D
Component: Tuer-SG 020 0060
Coding: 0000144
Shop #: WSC 06314 000 00000
VCID: 4189F0031889C38780-8014

1 Fault Found:
00931 - Locking Module for Central Locking; Rear Right (F223)
008 - Implausible Signal
-------------------------------------------------------------------------------
Address 7D: Aux. Heat Labels: 1K0-963-235.lbl
Part No SW: 1K0 963 235 E HW: 1K0 963 235 E
Component: PTC-Element 0404
Revision: 00800000 Serial number:
Shop #: WSC 00000 000 00000
VCID: 2D51BCB3B41137E754-8078

1 Fault Found:
00361 - Heater Element for Auxiliary Heater (Z35)
014 - Defective

End-------------------------(Elapsed Time: 01:57)--------------------------


Conseguem dar um palpite para reparar o engasgar do carro?
 
Diria tubagem tudo aponta para tubagens rotas ou com fuga ou actuador do turbo roto (se 1.9tdi) e preso/avariado (se no 2.0 tdi).
E a maf, dizes reparada, mas maf não se repara. É sempre novo. Não dá para reparar por motivos óbvios.
 
Pessoalmente começava por colocar uma MAF nova e original.
Em segundo, verificar o estado da EGR e admissão. Pode estar a precisar de uma boa limpeza.

Boa sorte na resolução
 
Pessoalmente começava por colocar uma MAF nova e original.
Em segundo, verificar o estado da EGR e admissão. Pode estar a precisar de uma boa limpeza.

Boa sorte na resolução
Concordo plenamente. Faz parte das revisões a cada 100.000kms limpar a admissão e lavar a egr
 
Diria tubagem tudo aponta para tubagens rotas ou com fuga ou actuador do turbo roto (se 1.9tdi) e preso/avariado (se no 2.0 tdi).
E a maf, dizes reparada, mas maf não se repara. É sempre novo. Não dá para reparar por motivos óbvios.
O meu carro o 2.0 motor BKD.
A MAF foi comprada na bosch, deixas a velha e trazes uma nova (recondicionada)
 
Back
Top