Problemas de potência Audi A4 B5

Boas pessoal
Estou com um problema na minha carrinha Audi A4 B5 1.9tdi de 90cv motor AHU que adquiri à cerca de um ano. Problema esse que pressiste desde a compra da mesma e cuja oficina onde comprei a carrinha não quer assumir responsabilidades dizendo que está tudo bom.
Ora cá vai.
A carrinha não desenvolve a subir. Perde potência tenho de manter o pedal a fundo para manter a velocidade e mesmo assim baixa a velocidade.
Ora isto foi já o verificado
- MAF, já verifiquei e substitui
- MAP, Verificado e substituido
- Valvula de pressão N75 - substituida.

O que já verifiquei desde o inicio e que me intriga é o seguinte
Medido no VAG-COM indica pressões de turbo de 900bar estacionario quando ligo o automovel mas depois quando acelero, testes em estrada, quando tenho o pedal a fundo em vez dos esperados 1100bar (1.1) de pressão, tenho uns estupidos impressionantes 1900bar por vezes picos de 2200.
Acho que um dia destes não tenho motor com tanta pressão.

O turbo assobia alto e outro facto que ja reparei que foi o que me levou a substituir a N75 é que a wastegate do turbo não actua, ou pelo menos não estou a verificar correctamente. Não seria suposto actuar o veio da wastegate quando acelero o carro mesmo parado?

Agradeço desde já a vossa ajuda.
Muito obrigado
Um abraço a todos
 
Ora bem, quanto ao problema em si, tens montes de procedimentos a seguir para o descobrir... Basta fazeres uma pesquisa rápida aqui no fórum até porque o que não faltam são tópicos idênticos aos teus..

Relativamente à pressão que lês com o Vag-Com, está correcta... Não te esqueças que ao valor apresentado, tens que subtrair a pressão atmosférica a que estamos sujeitos que é +/- 1016mbar.. Por outras palavras, quando tens uma leitura de 1900mbar ou de 2200mbar, equivale +/- a 0.9bar e 1.2bar de pico..

Quanto ao veio da wastegate, penso que só actua mesmo quando o turbo faz pressão.. Com o carro parado penso que não conseguirás fazer com que ele se mexa.. Podes no entanto é testar a N75 com o vag-com e já vez se está boa ou não....

Aproveita para testares também o pedal do acelerador.. Com ele a fundo fisicamente, não quer dizer que a posição electrónica seja 100%...

Aproveita para fazer um log e deixa aqui os valores para darmos uma olhadela....
 
pois eu tinha pensado nessa questão da pressão atmosferica.
Mas fiz diagnostico numa carrinha de um amigo que é exactamente igual mesmo codigo de motor a unica diferença é que a carrinha dele tem um turbo KKK e a minha tem um Garrett T15 cuja wastegate ja foi pra'li soldada no veio que só reparei nisso a pouco tempo.
Mas seja como for e voltando ao assunto na carrinha do meu amigo ele marca 1100 bar no maximo nunca passa dali. por isso que coloquei a questão.
A não ser que a minha tenha alguma coisa diferente que altere os parametros

Já agora podias-me dizer como posso testar a tubagem do circuito do turbo para averiguar se tenho fugas??
Obrigado desde já
um abraço
 
Ricardo M. disse:
Ora bem, quanto ao problema em si, tens montes de procedimentos a seguir para o descobrir... Basta fazeres uma pesquisa rápida aqui no fórum até porque o que não faltam são tópicos idênticos aos teus..

Relativamente à pressão que lês com o Vag-Com, está correcta... Não te esqueças que ao valor apresentado, tens que subtrair a pressão atmosférica a que estamos sujeitos que é +/- 1016mbar.. Por outras palavras, quando tens uma leitura de 1900mbar ou de 2200mbar, equivale +/- a 0.9bar e 1.2bar de pico..

Quanto ao veio da wastegate, penso que só actua mesmo quando o turbo faz pressão.. Com o carro parado penso que não conseguirás fazer com que ele se mexa.. Podes no entanto é testar a N75 com o vag-com e já vez se está boa ou não....

Como se faz isto?!

Aproveita para testares também o pedal do acelerador.. Com ele a fundo fisicamente, não quer dizer que a posição electrónica seja 100%...

E isto, como se faz?!?! :eek: :eek:

Aproveita para fazer um log e deixa aqui os valores para darmos uma olhadela....


Obrigado ;)
 
Pc_WinBoard, no módulo Engine, tens uma parte que diz "Output Tests".. Entras e ele vai testar vários componentes como EGR, Ventoinha do radiador, etc.. Um desses componentes é a N75 que se tiver boa, ouves o barulho dela a abrir/fechar.. Mesmo depois de desligares o motor, podes vê-la a actuar 1 ou 2 vezes pois ainda existe ar no circuito (em alguns casos)....

Para veres o pedal, entras nos parâmetros de medição também do módulo Engine e vais subindo de canal até ficares com o "Throttle %" no ecrâ... Depois usas o pé para acelerar e desacelerar e ao mesmo tempo vês se a percentagem lida pela ECU corresponde ao que estás a "calcar" com o pé...
 
estive a verificar acelarador e esta tudo normal
quando a n75 ela actua bem ate porque e nova
ja tinha feito anteriormente o teste de actuadores
so falta mesmo criar uns logs para depois aqui partilhar
amanha ja ca ponho tudo para ver se descobrimos o meu problema

um abraço
 
Ricardo M. disse:
Pc_WinBoard, no módulo Engine, tens uma parte que diz "Output Tests".. Entras e ele vai testar vários componentes como EGR, Ventoinha do radiador, etc.. Um desses componentes é a N75 que se tiver boa, ouves o barulho dela a abrir/fechar.. Mesmo depois de desligares o motor, podes vê-la a actuar 1 ou 2 vezes pois ainda existe ar no circuito (em alguns casos)....

Para veres o pedal, entras nos parâmetros de medição também do módulo Engine e vais subindo de canal até ficares com o "Throttle %" no ecrâ... Depois usas o pé para acelerar e desacelerar e ao mesmo tempo vês se a percentagem lida pela ECU corresponde ao que estás a "calcar" com o pé...

Muchas gracias ;)
 
boas. eu tenho um e anda muito bem. uma coisa que me disseram e que ate podem ter razao.

é fazer uma descarbonizaçao. quando comprei o meu ele estava com uma crosta terrivel mesmo. tudo limpo e nao digo que nao pareça psicologico, mais notei que em subida ele desenvolve muito mais, e sem o catalizador é que ficou solto. podes ter isso tudo com tanta crosta que o ar nao passe.

boa sorte na resoluçao do problema
 
gostei da tua forma de pensar. já agora amigo quanto podera custar uma descarbonização?
Pode ser home made ou é melhor mesmo ir a pessoal especializado?
 
Back
Top