Problemas a Caminho? - Parte II

Antes de mais, votos de um bom ano a todos os camaradas, cheio de sucesso e saúde!
Já o meu argolas não deve andar com muita saúde :( Deve estar a pensar pregar-me alguma partida…. Ainda não consegui resolver o problema do fecho central e já anda com mais ideias para me chatear…:'(
Ontem numa viagem relativamente curta (+/- 30 kms), passou-se algo com o "bólide" (A3 1.9 Tdi Sportback 2007), e não sei se será normal:S. Numa zona do trajecto onde dá para acelerar um bocado, levei o pedal um pouco mais abaixo, mas soft, sem abusar - devo ter circulado +/- uns 10kms a 150/160km/h. O resto da viagem foi feita com um andamento normal. O carro respondeu sempre bem e até aqui nada de estranho. Quando cheguei a casa e desliguei o carro, notei um cheiro a queimado e reparo que saía do compartimento do motor uma ligeira névoa de um fumo esbranquiçado. Já temos festa, pra começar bem o ano…., dass…:mad: Abri o capot e penso que o fumo viria
da zona do turbo, acompanhado de uns ligeiros estalidos metálicos. Pelo sim pelo não resolvi ir buscar o extintor da garagem, não fosse o diabo tecê-las… Quando me afastei na direcção do extintor, julgo ter ouvido um aviso sonoro (tipo “bip, bip, bip”) que me parecia vir do compartimento do motor - não sei se a esta altura já estava a ouvir coisas, mas deu-me realmente a sensação de ter ouvido algo deste género. O fumo manteve-se mais uns 15/20 minutos e acabou por desaparecer. Pensei que poderia ser o turbo a passar óleo para a combustão e lembrei-me
de ver o nível do óleo, mas tava tudo ok. Daí a umas 3 horas voltei a pegar no carro e fiz mais uns 25 kms, em andamento normal, e nada, népia – portou-se como se nada tivesse acontecido. Alguém faz ideia do que poderá ser? Está-me a parecer que devo começar o ano em grande… Ainda não tive oportunidade para ligar o Vag-com, mas logo à noite já vejo se tem alguma informação acerca do episódio de ontem. Já agora, qual é turbo que equipa estes carros?

Obrigado!
 
Já passei o Vag Com e não encontrei qualquer erro relacionado com a situação que descrevi. O nível do óleo mantém-se normal. Terei ficado em algum momento sem lubrificação no turbo por falta de pressão do óleo? Mas aí o turbo teria agarrado e partido, certo? É que após este episódio o carro continua a puxar bem.

Ninguém tem ideia do que poderá ter acontecido?

Obrigado
 
Last edited:
boas, o cheiro é de oleo queimado ou será vapor de água de alguma fuga ?
é que fumo de oleo a sair do compartimento do motor, só se for fuga de oleo e estar em contacto com algo quente, escape, turbo etc, mas tem de ser exterior porque oleo dentro do escape por passagem o fumo não estou a ver como sairia assim !
pode ser uma fuga de oleo, e como o motor está mais quente começar a queimar e notar-se o cheiro, e pode ser tão minima que nem se detecta no nivel oleo tlz.!!
se a egr se babar acho que pode contaminar a linha de escape pelo exterior e algum oleo começar a (fritar)!
não sei que esse carro usa filtro particulas no escape, mas já tive um que deitava em certas ocasiões da regeneração um cheiro (só cheiro) fumo nunca me apercebi,a oleo queimado bastante intenso e depois desaparece claro.
E normal nos DFP
abraço.
 
boas, o cheiro é de oleo queimado ou será vapor de água de alguma fuga ?
é que fumo de oleo a sair do compartimento do motor, só se for fuga de oleo e estar em contacto com algo quente, escape, turbo etc, mas tem de ser exterior porque oleo dentro do escape por passagem o fumo não estou a ver como sairia assim !
pode ser uma fuga de oleo, e como o motor está mais quente começar a queimar e notar-se o cheiro, e pode ser tão minima que nem se detecta no nivel oleo tlz.!!
se a egr se babar acho que pode contaminar a linha de escape pelo exterior e algum oleo começar a (fritar)!
não sei que esse carro usa filtro particulas no escape, mas já tive um que deitava em certas ocasiões da regeneração um cheiro (só cheiro) fumo nunca me apercebi,a oleo queimado bastante intenso e depois desaparece claro.
E normal nos DFP
abraço.

Boas!
O cheiro (e o fumo!) penso ser mesmo de óleo queimado. A ideia de óleo na EGR também já me ocorreu, bem como a ideia do filtro de partículas a regenerar, porque o meu A3 já vem com DFP (e verdade se diga, em 3 anos, nunca me deu qualquer chatice - noto por vezes é o tal cheiro intenso, que penso ser da regeneração, mas nunca acendeu luz nenhuma). Mas se o fumo fosse proveniente do filtro de partículas, deveria sair debaixo do carro, e não do compatimento do motor (zona do turbo e afins), correcto? Obrigado!
 
Last edited:
Back
Top