Boa tarde a todos.
Tenho uma Audi A4 B6 Avant 1.9 TDI Quattro de 2004 com 190k kms.
Em 2009 reprogramei-a na Tecnauto, passando de 143bhp para 181bhp medidos.
E em Fevereiro de 2013 instalei o Cruise Control (Jimy).
Problemas típicos até hoje:
- Muitos médios fundidos (principalmente quando ligava as luzes antes do motor).
- Uma bateria morta aos 6 anos / 150k.
- Embraiagem queimada aos 150k (Culpa minha).
- Um fole de direcção de uma roda frontal soltou-se/partiu-se, ejectando a massa e aumentando atrito, fazendo o carro tremer ao puxar. Foi detectado rapidamente, só substitui a borracha e massa e ficou bom.
Problema chato que apareceu e nunca mais passou:
- O medidor de nível de combustível!! Ponteiro fica encostado nos 100% até meio do depósito, depois cai ao dobro da velocidade. O painel digital tem o mesmo erro, e quando este dá autonomia para 500km, dá para pouco mais de 200km.
Mas a informação de consumo médio da viagem está correcta, já fiz várias vezes as contas ao encher o depósito.
(Se alguém souber se é apenas uma variável errada na centralina e der para programar, avisem please.)
Mas esta semana apareceu-me um problema que me assusta bastante!
O acelerador e o ABS soluçam quando motor vai em idle, principalmente na casa dos 1300-1700 RPM (mas não só), suba ou desça, e em qualquer mudança.
Descrição: Quando vou numa descida (ou qualquer outra inclinação) em 6a a cerca de 80kmh (1600 RPM), largo o acelerador e deixo motor ir para idle.
Computador de bordo indica 0.0L/100, e carro vai a travar ligeiramente com o motor, tudo normal.
Mas de vez em quando e aleatóriamente sem qualquer padrão, o motor dá um soluço positivo: sai do idle e durante uns 100ms aumenta a força. É mesmo rápido (não consigo propositadamente fazer o motor acelerar e abrandar tão rapidamente) e sem resultar em qualquer alteração de velocidade.
Em plano, se o deixar ir, ele acaba por descer até às 900 RPM e o ralenti entra em funcionamento e estes soluços param ou diminuem bastante. Mas das 1700 às 900 é capaz de soluçar entre 0 a 20 vezes. Noto alguma relação com a temperatura, piorando quando este fica quente (90ºC), mas sem certezas.
O acelerador nem me preocuparia, se o travão não tivesse exactamente o mesmo sintoma, com os mesmo padrões e zonas de funcionamento!
Ao travar ligeiramente e principalmente nessa zona de RPMs, o ABS activa aleatóriamente empurrando-me o pé para cima num padrão aleatório e durante muito pouco tempo, e nada dependente do poder de travagem.
Às vezes toco só com o pé no travão para preparar uma aproximação ou algo parecido, sem sequer os calços tocarem nos discos, e sinto o ABS a disparar aos coices!
ASSUSTA!! Mas o carro trava na mesma.
Penso que sempre que acontece um soluço do motor o ABS activa na mesma duração.
E quando carrego na embraiagem ou desengato a mudança, os sintomas desaparecem, incluindo o do ABS.
Troquei de combustível enchendo um depósito com o Diesel caro, nenhuma alteração.
O carro está neste momento no mecânico. Já o ligou à máquina que não detectou nada, e verificou centralina e ligações à centralina, e nada, tudo seco e limpo.
Ainda está a fazer mais testes a tudo, mas não sabe onde procurar.
A única alteração ao carro nas últimas semanas foi a troca de discos e calços de travões frontais.
Alguma sugestão do que poderá ser, ou onde procurar?
Obrigadão!
Tenho uma Audi A4 B6 Avant 1.9 TDI Quattro de 2004 com 190k kms.
Em 2009 reprogramei-a na Tecnauto, passando de 143bhp para 181bhp medidos.
E em Fevereiro de 2013 instalei o Cruise Control (Jimy).
Problemas típicos até hoje:
- Muitos médios fundidos (principalmente quando ligava as luzes antes do motor).
- Uma bateria morta aos 6 anos / 150k.
- Embraiagem queimada aos 150k (Culpa minha).
- Um fole de direcção de uma roda frontal soltou-se/partiu-se, ejectando a massa e aumentando atrito, fazendo o carro tremer ao puxar. Foi detectado rapidamente, só substitui a borracha e massa e ficou bom.
Problema chato que apareceu e nunca mais passou:
- O medidor de nível de combustível!! Ponteiro fica encostado nos 100% até meio do depósito, depois cai ao dobro da velocidade. O painel digital tem o mesmo erro, e quando este dá autonomia para 500km, dá para pouco mais de 200km.
Mas a informação de consumo médio da viagem está correcta, já fiz várias vezes as contas ao encher o depósito.
(Se alguém souber se é apenas uma variável errada na centralina e der para programar, avisem please.)
Mas esta semana apareceu-me um problema que me assusta bastante!
O acelerador e o ABS soluçam quando motor vai em idle, principalmente na casa dos 1300-1700 RPM (mas não só), suba ou desça, e em qualquer mudança.
Descrição: Quando vou numa descida (ou qualquer outra inclinação) em 6a a cerca de 80kmh (1600 RPM), largo o acelerador e deixo motor ir para idle.
Computador de bordo indica 0.0L/100, e carro vai a travar ligeiramente com o motor, tudo normal.
Mas de vez em quando e aleatóriamente sem qualquer padrão, o motor dá um soluço positivo: sai do idle e durante uns 100ms aumenta a força. É mesmo rápido (não consigo propositadamente fazer o motor acelerar e abrandar tão rapidamente) e sem resultar em qualquer alteração de velocidade.
Em plano, se o deixar ir, ele acaba por descer até às 900 RPM e o ralenti entra em funcionamento e estes soluços param ou diminuem bastante. Mas das 1700 às 900 é capaz de soluçar entre 0 a 20 vezes. Noto alguma relação com a temperatura, piorando quando este fica quente (90ºC), mas sem certezas.
O acelerador nem me preocuparia, se o travão não tivesse exactamente o mesmo sintoma, com os mesmo padrões e zonas de funcionamento!
Ao travar ligeiramente e principalmente nessa zona de RPMs, o ABS activa aleatóriamente empurrando-me o pé para cima num padrão aleatório e durante muito pouco tempo, e nada dependente do poder de travagem.
Às vezes toco só com o pé no travão para preparar uma aproximação ou algo parecido, sem sequer os calços tocarem nos discos, e sinto o ABS a disparar aos coices!
ASSUSTA!! Mas o carro trava na mesma.
Penso que sempre que acontece um soluço do motor o ABS activa na mesma duração.
E quando carrego na embraiagem ou desengato a mudança, os sintomas desaparecem, incluindo o do ABS.
Troquei de combustível enchendo um depósito com o Diesel caro, nenhuma alteração.
O carro está neste momento no mecânico. Já o ligou à máquina que não detectou nada, e verificou centralina e ligações à centralina, e nada, tudo seco e limpo.
Ainda está a fazer mais testes a tudo, mas não sabe onde procurar.
A única alteração ao carro nas últimas semanas foi a troca de discos e calços de travões frontais.
Alguma sugestão do que poderá ser, ou onde procurar?
Obrigadão!