Problema - Soluços no ABS e no motor ao ralenti

Boa tarde a todos.

Tenho uma Audi A4 B6 Avant 1.9 TDI Quattro de 2004 com 190k kms.

Em 2009 reprogramei-a na Tecnauto, passando de 143bhp para 181bhp medidos.
E em Fevereiro de 2013 instalei o Cruise Control (Jimy).

Problemas típicos até hoje:
- Muitos médios fundidos (principalmente quando ligava as luzes antes do motor).
- Uma bateria morta aos 6 anos / 150k.
- Embraiagem queimada aos 150k (Culpa minha).
- Um fole de direcção de uma roda frontal soltou-se/partiu-se, ejectando a massa e aumentando atrito, fazendo o carro tremer ao puxar. Foi detectado rapidamente, só substitui a borracha e massa e ficou bom.

Problema chato que apareceu e nunca mais passou:
- O medidor de nível de combustível!! Ponteiro fica encostado nos 100% até meio do depósito, depois cai ao dobro da velocidade. O painel digital tem o mesmo erro, e quando este dá autonomia para 500km, dá para pouco mais de 200km.
Mas a informação de consumo médio da viagem está correcta, já fiz várias vezes as contas ao encher o depósito.
(Se alguém souber se é apenas uma variável errada na centralina e der para programar, avisem please.)


Mas esta semana apareceu-me um problema que me assusta bastante!

O acelerador e o ABS soluçam quando motor vai em idle, principalmente na casa dos 1300-1700 RPM (mas não só), suba ou desça, e em qualquer mudança.

Descrição: Quando vou numa descida (ou qualquer outra inclinação) em 6a a cerca de 80kmh (1600 RPM), largo o acelerador e deixo motor ir para idle.
Computador de bordo indica 0.0L/100, e carro vai a travar ligeiramente com o motor, tudo normal.
Mas de vez em quando e aleatóriamente sem qualquer padrão, o motor dá um soluço positivo: sai do idle e durante uns 100ms aumenta a força. É mesmo rápido (não consigo propositadamente fazer o motor acelerar e abrandar tão rapidamente) e sem resultar em qualquer alteração de velocidade.
Em plano, se o deixar ir, ele acaba por descer até às 900 RPM e o ralenti entra em funcionamento e estes soluços param ou diminuem bastante. Mas das 1700 às 900 é capaz de soluçar entre 0 a 20 vezes. Noto alguma relação com a temperatura, piorando quando este fica quente (90ºC), mas sem certezas.

O acelerador nem me preocuparia, se o travão não tivesse exactamente o mesmo sintoma, com os mesmo padrões e zonas de funcionamento!
Ao travar ligeiramente e principalmente nessa zona de RPMs, o ABS activa aleatóriamente empurrando-me o pé para cima num padrão aleatório e durante muito pouco tempo, e nada dependente do poder de travagem.
Às vezes toco só com o pé no travão para preparar uma aproximação ou algo parecido, sem sequer os calços tocarem nos discos, e sinto o ABS a disparar aos coices!
ASSUSTA!! Mas o carro trava na mesma.

Penso que sempre que acontece um soluço do motor o ABS activa na mesma duração.
E quando carrego na embraiagem ou desengato a mudança, os sintomas desaparecem, incluindo o do ABS.

Troquei de combustível enchendo um depósito com o Diesel caro, nenhuma alteração.

O carro está neste momento no mecânico. Já o ligou à máquina que não detectou nada, e verificou centralina e ligações à centralina, e nada, tudo seco e limpo.
Ainda está a fazer mais testes a tudo, mas não sabe onde procurar.

A única alteração ao carro nas últimas semanas foi a troca de discos e calços de travões frontais.

Alguma sugestão do que poderá ser, ou onde procurar?

Obrigadão!
 
Olá Daniel
É um problema nas leituras de um sensor de velocidade de uma das rodas, causado pelo sensor ou pelo cardan.
Ao reportar valores errados, o controlo de tracção ou ABS entram em funcionamento quando não devem.

Consegui diagnosticar numa viagem mais longa em que a luz do ABS e controlo de tracção acenderam e permaneceram, fui a um mecânico amigo de seguida sem desligar o carro, e no meu caso o sistema deles reportou erro do sensor de velocidade da roda frontal direita.

Ainda me ficou cara a brincadeira porque troquei o sensor por um de marca branca do ebay (50€), o que diminuiu o problema mas passado uns meses voltou.
Depois troquei o sensor novamente por um original (~90€), o que não resolveu!
Só ficou como novo depois de trocar também o Cardan (e a malha que fica do outro lado dos ensor), que tinha sinais de pancadas/desgastes (~100€).

Espero ter ajudado.
Cumprimentos
 
Obrigado pela resposta rápida. Já estava a desconfiar disso, pois este problema apareceu logo depois de ter trocado um sensor da roda que tinha o fio cortado. Depois disso também verifiquei que a coroa onde o sensor trabalha estava fora do sitio, tentei reparar, mas não deve ter ficado bem.

Mais uma vez obrigado


Obrigado
 
Back
Top