Problema no circuito de refrigeração.

Pois é pessoal, tenho um burro que comprei recentemente (A3 1.9 Tdi 110 VP ASV) mas que precisa de umas ligeiras manutençõezitas.
Hoje mudei valvolina da caixa e meti um termostato novo. Aproveitei e drenei todo o liquido de refrigeração para meter novo. Começo a meter o G12, após 1,5 litros tenho o vaso de expansão cheio, e o nivel não descia.... axei estranho, pois aquilo sangra automáticamente, comecei a apalpar os tubos e tal, fiquei a nora com a cena....:eek:
Lembrei-me de meter o carro a trabalhar o nivel começou a baixar mas muuuiiitttoooo lentamente, demorei cerca de 10min para meter cerca de 4 litros de agua no radiador.....
Deixei o carro ao ralenti cerca de 30 min para ver o nível e ver se ele aquecia acima dos 90º. Nada, tudo normalíssimo e o nível manteve-se.
Agora a questão é:
-O circuito não devia sangrar automaticamente, com o carro parado, e só mesmo quase no fim após meter cerca de 3,5 litros é que se mete o carro a trabalhar para acertar o nivel e tirar alguma bolha de ar do circuito. Sei que em alguns carros tem que se encher com o carro a trabalhar e tirar umas tampinhas para sangrar, mas nestes motores não é o caso.
-Devo ter alguma coisa entupida, mas o quê e porquê? O liquido velho estava limpo e incolor.
-A minha vontade é mesmo deixar o carro na oficina para me detectarem o problema, mas com esta crise, não é facil, só mesmo em ultima instância...

Agradeço opiniões para tentar dar com o problema
 
Sim, teoricamente. Mas mesmo que não tirasse o termoestato e abrisse a torneirinha (purga) que tem em baixo no radiador (que tambem fiz para drenar tudo), o liquido não saía todo na mesma, bloco inclusive??
Sendo este circuito de refrigeração fechado, ao colocar o liquido no vaso de expansão, por efeito de gravidade o liquido vai para baixo e o ar para cima e pensei que o circuito estivesse desenhado de forma a empurrar o ar no sentido dos pontos de saida ao vaso de expansao (aquele tubinho que liga ao vaso de expansao na parte de cima). Estarei errado?? ;)
Pratinhol, entao achas normal o que aconteceu?
 
Não não esta normal tens de virar a soufagem para o quente e deixar a temperatura ir aos 90
Para sangrares o circuito de soufagem vê fuinha dispara termóstato abre acertas e pronto circuito sangrado

Abraços qualquer coisa apita
 
Épa, sou mesmo nabo!! :eek:

Então quer dizer que isto apesar de estar ao nivel, deve estar mal sangrado, e ter ar? Como faço para ter a certeza? Deixo o carro aquecer e meto o AC no quente e verifico o nivel?
Ou será que ja esta sangrado? Dei um apertozito com ele e temperatura sempre nos 90º
 
Amanha quando andares com ele metes a soufagem para o quente depois de parares de certeza que esta certinho
 
Para não estar a criar novo tópico....

Estou com o mesmo problema, tive de retirar o liquido de refrigeração para fazer uma limpeza ao corpo de admissão.
Uma vez que tinha trocado o líquido a coisa de 3000km tirei-o para 1 garrafão(algum perdeu-se para o chão) para o voltar a usar.
O problema é que agora não consegui voltar a colocar todo o líquido, apenas consegui colocar cerca de 4.5 litros.
A soufagem funciona bem, a temperatura mantêm-se no 90º, já vários km e o nível continua sem baixar.

O carro em questão é um A4 1.6.
 
update..

O nível continua sem baixar, pelo contrário, está ligeiramente acima do máximo.
Retirei cerca de 100ml para colocar ao nível,(podia ser por estar o reservatório cheio de mais que impedisse o correcto funcionamento) e este volta a subir para cima do máximo.

Alguém tem alguma ideia do que poderá ser?
 
update..

O nível continua sem baixar, pelo contrário, está ligeiramente acima do máximo.
Retirei cerca de 100ml para colocar ao nível,(podia ser por estar o reservatório cheio de mais que impedisse o correcto funcionamento) e este volta a subir para cima do máximo.

Alguém tem alguma ideia do que poderá ser?
pode ser ar no circuito, faz o seguinte, com o motor frio, retira a tampa do vaso de expansão, e poe o motor a trabalhar 1 ou 2 minutos, depois paras o motor, e ve como esta o nivel..
 
Obrigado pela dica vick_79 mas continua na mesma. Já troquei o líquido algumas vezes e é a primeira vez que algo deste género me acontece.
 
Está tudo a funcionar normalmente, sofagem dá ar quente, a temperatura não ultrapassa os 93º, o sistema de GPL está a funcionar normalmente, etc...
O único "problema" é ó não caber todo o anti-congelante que retirei, o que é muito estranho.
 
Está tudo a funcionar normalmente, sofagem dá ar quente, a temperatura não ultrapassa os 93º, o sistema de GPL está a funcionar normalmente, etc...
O único "problema" é ó não caber todo o anti-congelante que retirei, o que é muito estranho.
e ainda é muito o que sobra??
eu axo que deverias retirar o termostato, e fazer um limpeza ao circuito de refrigaração, principalmente radiadores, depois voltavas a meter novamente o liquido de refrigeração a ver se ja cabia todo..
 
sobram 0.5L +/-
Limpeza ao circuito fiz a cerca de 3000km quando mudei correia, bomba de água e termostato.
Amanhã vou-me debruçar mais sobre o assunto a ver se descubro algo anormal.
 
sobram 0.5L +/-
Limpeza ao circuito fiz a cerca de 3000km quando mudei correia, bomba de água e termostato.
Amanhã vou-me debruçar mais sobre o assunto a ver se descubro algo anormal.
eu axo que devias pelo menos tirar o termostato para tirar todo o liquido, e depois voltara a meter
 
Back
Top