Problema na embraiagem??

Boas, tenho um A3 8l 110cv de 99 com motor ahf, e hoje ao fim da tarde quando sai do trabalho, ao ir para casa o carro começou a fazer um barulho estranho. Quando cheguei a casa notei que o barulho estava mais forte, e que desaparece assim que carrego um pouco na embraiagem.

Acontece tanto em ponto morto como em andamento. Sem carregar na embraiagem faz um barulho tipo metálico. Assim que carrego um bocadinho, o barulho desaparece.
Ao acelerar o barulho aumenta com as rotações.

Notei também que agora custa mais a meter a 1° velocidade e a 2° também. Mas a primeira as vezes parece que arranha.

Será o rolamento de encosto da embraiagem? A embraiagem a dar as últimas? O que poderá ser?
 
Fui ao bucado ao mecânico, é o rolamento que está gripado, e ele disse que também já é a embraiagem a dar as ultimas.

Kit sem bimassa +/- 300€.
Bimassa +/- 600€.
Mão de obra não chega aos 100€.

Mas amanhã passo lá outra vez que ele ainda ia ligar a mais fornecedores para tentar arranjar mais barato.

Que aconselham? Meter só kit sem bimassa? Meter com bimassa? Ou até converter para monomassa?
 
A mão de obra está dada em contrapartida as peças está um bocado caras...umas compensa as outras ;)
 
Pois, ele ligou quando fui la a um fornecedor. Como estava com bastante trabalho, pediu me para passar la amanhã que ia tentar arranjar mais barato.

Mas também tenho hipótese de comprar eu o kit da embraiagem, e ele fazer só a instalação. Mas assim já deve sair mais carote a mão de obra.

Em princípio devo meter sem a bimassa. E depois mais tard€ se der problemas meto só a bimassa ou mando-a reforçar como já vi algures noutro tópico.
 
Quando se faz esses trabalhos mete-se logo tudo pois depois pagas 2 x a mão de obra de tirar e meter a caixa de velocidades ;)

- - - - - - - - - -

Aconselho a meter sachs ou luk, mas mesmo original sachs ou luk que agora andam ai uns kits manhosos nas caixas sachs e são de marcas chinesas que duram meia dúzia de km e pagas pelo preço de sachs.
Para saber que é sachs tem de ter gravado assim no kit:

01022013787_zpsm0kthubm.jpg
 
Exato depois teria de pagar 2x mão de obra. Mas como precisa de ser mudado mesmo em breve, porque parado a 1° e a marcha a trás entram quase de pancada, já aconteceu a 2° e 3° patinar, e o €€€ não estica, vai ter de ser sem bimassa.
Mas caso o mecânico ao desmontar/montar veja que é mesmo preciso meter bimassa, terá mesmo de ser.
 
O carro foi ontem de manhã para o mecânico e trouxe o carro hoje ao fim da tarde.
Ficou em 382€ tudo.
Kit embraiagem Sachs original (estive com o kit na mão) (disco, prensa e rolamento) - 271€
Garfo da embraiagem - 28€
1L de óleo para a caixa - 8.50€
Mão de obra - 75€

O problema na embraiagem foi mesmo no garfo. Estava todo estalado e a partir.
O barulho era o garfo a roçar na prensa (já lhe faltava prai 0.5cm de ferro onde estava a roçar), mas o rolamento também já estava a ficar em mau estado. O disco da embraiagem ainda dava para mais uns kilometros. O bimassa estava em bom estado e não se trocou.

A embraiagem ficou mesmo espetacular. Leve, progressiva, reduções suaves e trocas de velocidades também.

Obrigado a todos pelas dicas. Problema resolvido e o charuto já anda outra vez :)
 
Boas,

Só tenho uma pergunta porque não trocar a valvolina toda? Já que se estavas a trocar o kit de embraiagem trocavas também a valvolina que deve ter o mesmo tempo da embraiagem se não tiver mais!
é só uma observação/pergunta não leves a mal...

Abraço
 
Boas,

Só tenho uma pergunta porque não trocar a valvolina toda? Já que se estavas a trocar o kit de embraiagem trocavas também a valvolina que deve ter o mesmo tempo da embraiagem se não tiver mais!
é só uma observação/pergunta não leves a mal...

Abraço
Pois na altura não me lembrei que podia ter trocado a valvolina. Só quando fui buscar o carro ele disse que meteu 1 litro porque ao abrir a embraiagem às vezes pode cair lixo e pó lá, e tirou um bucado e depois pós a nível.

Mas no próximo mês devo meter uns amortecedores novos e aproveito e faço a revisão aos filtros e óleos, e ja que lembras te, peço para mudar a valvolina também, que realmente deve ter tantos ou mais anos que a embraiagem.
 
Back
Top