problema ignição? quadrante? grato pela ajuda

Tópico em 'Eletrónica e VAG-COM' iniciado por objectivas, 11 Mar 2012.

  1. objectivas

    objectivas

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    Antes de mais, e como podem ler na apresentação, não entendo nada de mecânica (vou tentando perceber..)

    Tenho um Audi A3, de 1998, já com muitos kms...

    Se me puderem dar algumas dicas antes de levar o carro ao mecânico, agradeço. Assim já não vou "a seco"...

    Sei que me vão já pedir os relatórios do "VAG", mas só hoje ao ler aqui os posts é que soube da sua existência... e ainda nem sei muito bem o que é... e como funciona.

    Bem, meu problema e desde já grato pela atenção.

    Desde à algum tempo que ao colocar a chave na ignição (às vezes - nem sempre) as luzes do quadrante demoram um pouco a acenderem. mais tempo do que o que era "normal" quando se dava à chave.

    HOJE, parei o carro, puxei o travão de mão e, enquanto aguardava por um amigo, o carro ficou a trabalhar (+ ou menos 1 minuto).

    Quando engreno a marcha atrás para inverter a marcha, acenderam-se as luzes "habituais" quando damos à chave - ignição - no quadrante e o motor fez um barulho esquesito, mas não foi abaixo e as luzes logo se apagaram.

    Não percebendo o que se passou, desliguei o carro e voltei a ligar. Pegou ok e andou ok.

    Não entendi o que se teria passado!!!

    Quando chego a casa, desligo o carro e, como tinha acontecido aquilo, pensei em testar novamente para ver se pegava e estava tudo ok.

    Dou à chave (já era de noite) e nenhuma luz no quadrante se acendeu... nenhuma - só reparei que a luz dos intermitentes - na consola cental se acendia com a chave, nada mais... pensei que o carro já não ia sair dali... mas mesmo não acendendo nada dei mais uma volta à chave e o caro pegou OK.

    Voltei a desligar, tirei a chave. Voltei a colocar a chave e a dar uma volta algumas vezes e nada... luzes nenhumas no quadrante....mas o carro pegava.

    Só passadas algumas "tentativas" é que o quadrante deu vida e acendeu as "luzes" normais.

    Já estou a ver que vou ter problemas... e... para adiantar ficar apeado "longe" de casa, mais vale já ver o que se passa.

    Já li vários posts aqui e há alguns semelhantes, mas igual não encontrei nenhum.

    O que acham que é?? Porquê às vezes ao dar à chave as luzes do quadrante ligam e outras vezes não??

    O que acham que se passou quando engrenei a marcha atrás e as luzes que aparecem quando damos à ignição se ligaram - e se voltaram a apagar, não tendo o carro ido abaixo?

    cumprimentos e obrigado

    ps: não me queria desfazer do meu menino...:)
     
  2. Pinheire

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    Acho que tens algo sério e que deveria ir mesmo às mãos de alguém especializado. O melhor conselho que posso dar é mesmo levares o teu argolinhas a um mecânico que perceba bem da coisa! De que zona do país és?
     
  3. vick_79

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    ja vi que ñ percebes nada de VAG, mas isso ate convem ser ligado, ve se alguem na tua zona tem VAG que te possa ligar a tua maquina ;)
     
  4. Pinheire

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    Se fosse um erro a luza de avaria não ficaria ligada!?
     
  5. vick_79

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    a que luz te referes?
     
  6. Pinheire

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    Deveria ficar uma luz de avaria acesa no quandrante! não? Eu não sei se nesses modelos mais antigos têm essa função mas na minha A4 sempre que existe um erro qualquer...aparece uma luz fixa de avaria no quadrante!
     
  7. vick_79

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    vendo bem as coisas, ate pode ser mau contacto no canhão da ignição ;)
     
  8. vick_79

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    da-me um exemplo da luz ;)
     
  9. Pinheire

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    Não deve ser nada electrónico....acho eu....apontaria mais para algo mecânico....algo fisico tipo isso que disses-te!
     
  10. Pinheire

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    Na minha carrinha fica acesa uma luz de avaria tipo "!"
     
  11. MASC

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    O melhor que tens a fazer é levar o carro a quem perceba do assunto,até pode ser algo simples mas que se não for visto te pode deixar apeado ou causar mais estragos.
    Dar palpites para o ar e acertar é complicado mas dando os meus pode ser um problema de contactos na zona da bateria,se não estou em erro existe em cima da bateria uma caixa com uns fusiveis que são tipo umas tiras de chapa e costumam partir e com certas oscilações deixam de fazer ligação ou então algum problema com o contacto eletrico do canhão da ignição
     
  12. objectivas

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    Saudações a todos.
    Agradeço os vossos comentários que vou lendo, analisando e… pensando no pior. Confesso que sou pessimista… qualquer coisa que aparece exagero sempre. Já é da personalidade… fui sempre assim e não ia ser agora depois de “burro velho” que ia mudar 

    Bem, quanto à junção das 4 fábricas que originou o meu argolas, hoje de manhã até estava com medo quando entrei nele… estava preparado para o pior… não dar sinal e não pegar.
    Contudo, coloquei a chave e esperei alguns segundos. Dei a primeira volta e ligaram-se as luzes do quadrante (menos mal…) e depois mais uma volta e pegou…

    Abri o capot e estive a ouvir o cantar do motor. Como ontem ele fez aquele “embrulhado” parecendo que se ia desligar quando engrenei a marcha atrás e se acenderam as luzes do quadrante (as mesmas quando damos à chave da ignição) e depois se desligaram e como aqui disseram que podia ser alguma coisa com o motor (ter descomandado, ou semelhante…) bem, não me pareceu. Trabalhar normal do A3… não me parece que esteja descomandado… penso!!
    Faz um pouco de trepidação se o carro estiver a descer, ao travar, mas já fazia. Também não sei se é normal ou não.
    O roncar da fera estava normal.

    Agora, aqui a pensar com os meus botões… não será nada a ver com a transmissão??? É que estive a fazer “testes”, e faz um estalido seco. Isto é, vou em segunda ou terceira, travo e paro. Engreno a marcha atrás e começo a andar e ouço um estalido que vem da frente.

    Quanto ao dar à chave, poderá ajudar nos vossos comentários. Reparei, com o carro na garagem (no escuro) que, quando dou a chave e as luzes normais do quadrante se acendem, parecem que todas elas “tremem” um pouco, isto é, parece que a corrente que está a chegar ao quadrante não é contínua, fazendo as luzes tremerem. Aqui poderá ser algum problema entre a corrente da ignição na passagem para o quadrante.

    Quanto ao carro ter feito aquele alagado como se estivesse a desligar ontem à noite (e as luzes se terem acendido), para além da transmissão também já pensei que, se faltou “o contacto” da ignição, ele poderia ter feito aquilo… falta de corrente… o carro ir abaixo… mas não chegou a ir porque teve corrente novamente.

    Hoje andei com ele à tarde… normal. A andar ok e a puxar como do costume.
    Engrenei marcha à ré algumas vezes e não me aconteceu como ontem em nenhuma vez. Não se acendeu nenhuma luz no quadrante nem o motor fez qualquer barulho. Somente um estalar seco vindo da parte da frente.

    Isto podem ser dois problemas e não estar relacionado uma coisa com a chave e a ignição.

    Bem, espero que ao dizer que as luzes do quadrante tremeluzem (não é piscar… mas nota-se que a luz não tem sempre a mesma intensidade) quando dou à chave ajude a dar mais alguma resposta.

    Cumps

    Com o relatório Vag, os erros deveriam ser tantos que o meu argolas iria ser a chacota aqui do fórum  é que tem 420 mil….
     
  13. objectivas

    objectivas

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