Problema grave com travões

Ok, não é nenhum Audi mas como andam por aqui mecânicos com fartura, ás tantas nunca se sabe se alguem possa ajudar.

Esgotaram-se as minhas ideias e já não sei que mais hei-de fazer, e como problemas e dores de cabeça já eu tenho que chegue sem o XSi, venho pedir a ajuda de quem perceba das coisas antes que me passe completamente e o venda...que sinceramente já me começa a esgotar a paciencia!!!

O carro levou:

Bombas 266mm com respectivos discos e pastilhas usadas
Bomba central nova de diametro maior
Foi sangrado á mão nas 4 rodas
Foi sangrado á máquina com oleo completamente novo nas 4 rodas

O que se passa é que volta e meia e de um momento para o outro sem explicação, começa a prender e a travar cada vez mais a roda da frente direita chegando ao ponto do carro estar parado, a descer, completamente destravado, e nem a empurra-lo ele descai, e o pedal de travão practicamente nem abaixo vai, fica duro e mesmo cá em cima.

As primeiras vezes bastava umas voltas de 5/10km pra ele começar a prender, depois de ser sangrado á maquina com oleo de travões novo, ja fez cerca de 100km duma vez, depois fez mais 50/60 noutro dia sempre aqui dentro da cidade onde se usa mais travão, e portou-se como deve ser, pensei eu ter o problema resolvido.

Hoje, bastou uma voltinha de 8km, ao entrar para a garagem começou de novo a fazer o mesmo, neste momento está inclinado, e se eu o destravar ele nao anda na mesma, e continua a ser a roda da frente direita pois é a que está muito mais quente que as outras.

A unica coisa que eu noto que acontece quase sempre, é que ao fazer manobras com a direcção toda virada pra qualquer lado, ele prende um bocado, mas assim que começa a endireitar as rodas passa-lhe logo.

Daqui a pouco depois de arrefecer, como aconteceu das outras vezes, vou lá e já não se passa nada, anda e trava normalmente, não sei é durante quanto tempo.

Eu sinceramente já não sei o que fazer, a pessoa que me vendeu as bombas de 266mm, tinha-as montadas e acho que ja comprou o carro com elas, nunca se queixou de nada disso, caso contrário acho que nem as vendia portanto presumo que não seja nenhuma bomba, até porque se fosse a bomba que não recolhesse, fazia sempre que aquecesse, e não é o caso, como disse, tanto faz 200km como apenas 5 até que aconteça de novo.

Alguem que me dê ideias sobre o que fazer/testar/trocar porque neste momento a unica coisa que me apetece fazer é espetar uns papeis no vidro a dizer "VENDE-SE".
 
Confirma-se, fui lá agora depois de arrefecer e tá impecavel, completamente solto, bastou tirar um dente ao travão de mão e já queria andar.
 
Um Conhecido com um Alfa estava a acontecer algo identico, o Problema era o Disco Empenado!!!

Não sei se esse podera ser o teu problema, Mas o dele ao andar cerca de 2 km´s, o disco aquecia de tal forma que ficava Vermelho!!!

Já esperimentas-te Colocar o Set Anterior para ver se passa o problema?
 
Um Conhecido com um Alfa estava a acontecer algo identico, o Problema era o Disco Empenado!!!

Não sei se esse podera ser o teu problema, Mas o dele ao andar cerca de 2 km´s, o disco aquecia de tal forma que ficava Vermelho!!!

Já esperimentas-te Colocar o Set Anterior para ver se passa o problema?

Antes de mais obrigado pela ajuda.

O disco empenado tenho 2 opiniões sobre isso, passo a explicar...

Os discos que lá estão montados são provisórios pois um deles tem mais desgaste (calo) que o outro e realmente deve estar empenado pois tem umas manchas, enquanto que o outro está completamente novo, teve muito pouco uso.

Em contrapartida, custa-me a acreditar que seja disso pois os de origem que eu tirei, esses sim, estavam os dois completamente empenados que nem se podia fazer uma travagem longa, e nunca me prendeu roda nenhuma.

Mas tambem tenho bom remédio pra eliminar essa hipotese, é amanhã levantar o gajo, desmontar tudo e trocar os discos dum lado po outro, se prender a roda do lado contrario já é um sinal que pode ser o disco.
 
Tubos flexiveis dos travões estarão bons? Pode estar a entupir e por vezes não deixar recolher o oleo como deve ser,se apanhares a roda presa experimenta desapertar o sangrador da bomba a ver se a roda alivia.
Ou então troca os tubos de um lado para o outro que são iguais,tens é que voltar a sangrar mas também não é por aí que perdes muito tempo.
Podes ter também a bomba central com defeito e que por vezes não deixe retornar o oleo na linha daquela roda,por exemplo se ao desapertar o sangrador e a roda alivia e o tubo estiver bom pode ser a propria bomba que não deixe recolher o oleo
 
Bomba repartidora ?

Por experiencia, não se deve sangrar travões em carros mais antigos com máquina devido á pressão excessiva que provoca.

Provalvelmente estarás com um stress na bomba repartidora de travagem.
 
Isso é do condutor pá!... :p

Ps: O "Vende-se" já não é permitido! Agora usa-se muito o "Trata"! :D
 
Tubos flexiveis dos travões estarão bons? Pode estar a entupir e por vezes não deixar recolher o oleo como deve ser,se apanhares a roda presa experimenta desapertar o sangrador da bomba a ver se a roda alivia.
Ou então troca os tubos de um lado para o outro que são iguais,tens é que voltar a sangrar mas também não é por aí que perdes muito tempo.
Podes ter também a bomba central com defeito e que por vezes não deixe retornar o oleo na linha daquela roda,por exemplo se ao desapertar o sangrador e a roda alivia e o tubo estiver bom pode ser a propria bomba que não deixe recolher o oleo

Os tubos estão ambos bons, eram os de origem e continuam a ser pois não montei os de malha de aço ainda, mas mesmo assm ja testei troca-los dum lado po outro e o problema mantem-se.

A bomba central é das poucas coisas que falta testar outra, mas como deixei passar os 15 dias da devolução da loja, agora terei de fcar a espera que a mandem pa fabrica e volte com os resultados, se está boa ou não.

Por outro lado, o que fiz agora e não gostei muito de ver foi os embolos principais da bomba e as guias dos supoetes, as guias á uma delas que tem muita prisão em relação ás outras, e o embolo depois de o desmontar da bomba, reparei que tá um pouco riscado, e alem disso tem um genero de "cama" num sitio, e pode ser isso que esteja a fazer engambrar o embolo e não o deixar recolher.

A ver vamos...:roll:


Ainda nada, mas as hipoteses estão-se a esgotar, portanto a solução tem de estar pa breve, digo eu...:roll:

Bomba repartidora ?

Por experiencia, não se deve sangrar travões em carros mais antigos com máquina devido á pressão excessiva que provoca.

Provalvelmente estarás com um stress na bomba repartidora de travagem.

Isso não se aplica apenas a carros antigos, experimenta sangrar á maquina numa carrinha como a minha ou numa B5 em que o deposito esteja um pouco mais ressequido e vais ver...rebentas com o deposito que é um instante.:D

Isto não tem repartidora no eixo portanto pra já descarta-se essa hipotese.


Isso é do condutor pá!... :p

Ps: O "Vende-se" já não é permitido! Agora usa-se muito o "Trata"! :D

Agora não, é moda meter só o nº de telemovel mesmo.:p
 
Last edited:
Desculpem desenterrar este topic mas estou com um problema parecido que afetam as rodas da frente. O problema foi resolvido? Qual era a causa raiz?
 
Back
Top