Problema esquisito

Boas!
Tenho um A3 1.9tdi de 130cv com repro, e de um dia para o outro o carro começou a andar menos.
Este andar menos é no aspecto que eu dantes conseguia fazer em 4ª 200km\h e agora só consigo dar 170km\h. Estas velocidades foram vistas ás 5200rpm, no corte dele...
O meu reprogramador disse que podia ser do velocimetro, porque o carro no banco de potencia em 4ª fez 186km\h ás 5200rpm. Acontece que o velocimetro está a trabalhar bem, em comparação com o climatronic e com o gps, ele tem um erro de 6km\h aos 200km\h, que é o errro comum.

Para acresecentar, eu agora meto 6ª aos 200km\h e aos 235km\h tou já ás 4100rpm.
Se a minha caixa supostamente faz 260km\h reais, como é isto possivel?

Tambem já fiz diagnósticos ao carro, bancos de potencia e não conseguimos arranjar justificação para isto...

agradecia opiniões...

P.S.: só dei estas velocidades uma vez... eu não ando a matar o carro :green:

pessoal só posso responder dia 26 de dezembro, porque vou passar o natal na terriola e lá não tenho internet...

cumprimentos

Para depois não andarem a dizer que sou o "dono da verdade" ou que "só cá anda quem quer" .. limpei tudo ...

Vamos lá à 2ª Tentativa ...

Tópico limpo...

boost disse:
Para depois não andarem a dizer que sou o "dono da verdade" ou que "só cá anda quem quer" .. limpei tudo ...

Vamos lá à 2ª Tentativa ...

Tópico limpo...

Ok... obrigado por essa parte... tambem não quero andar aqui em guerras... e desculpem alguma mal-criadice da minha parte...

Pode ser o sensor de velocidade situado na caixa de velocidades ;) ;) ;) ;) ...esse mede os km para o climatronic,quadrante e centralina...esse avariando da todos valores errados ;) ;) ;)

koolboy disse:
Pode ser o sensor de velocidade situado na caixa de velocidades ;) ;) ;) ;) ...esse mede os km para o climatronic,quadrante e centralina...esse avariando da todos valores errados ;) ;) ;)

Pois foi o que o meu xipador disse, mas de gps ele faz practicamente o mesmo, tem o erro de 6km\h... por isso tá a marcar bem...

Vamos lá a isto... :green: :green: :green:

Axo que puxaste demasiado pela maquina, e que devias de ir a outro mecanico pedir uma segunda opinião... pois isso deve tar pela hora da morte...

e dar 200kms em 5ª nao é nenhum espanto pois isso até um 1.9 stock de 130 faz isso.

agora se nao sentes nada de estranho ou anormal ou perda de potencia pode ser mesmo o velocimetro que deu o berro...

Abraço...

Santinhos disse:
Vamos lá a isto... :green: :green: :green:

Axo que puxaste demasiado pela maquina, e que devias de ir a outro mecanico pedir uma segunda opinião... pois isso deve tar pela hora da morte...

e dar 200kms em 5ª nao é nenhum espanto pois isso até um 1.9 stock de 130 faz isso.

agora se nao sentes nada de estranho ou anormal ou perda de potencia pode ser mesmo o velocimetro que deu o berro...

Abraço...

Mas tipo... o meu carro quando estava de stock fazia em 4ª 170/180, nao me lembro bem... depois de fazer a repro ja fazia 200... é possivel isto acontecer? ou se calhar o problema ja vinha desde que fiz a repro?

David Fernandes disse:
Mas tipo... o meu carro quando estava de stock fazia em 4ª 170/180, nao me lembro bem... depois de fazer a repro ja fazia 200... é possivel isto acontecer? ou se calhar o problema ja vinha desde que fiz a repro?

É possivel fazer, pois já nao corta as rpm como era suposto fazer... eu como te disse na parte que foi apagada nao é nenhum espanto dares os 200kms em 4ª apenas é prejudicial para o motor / turbo etc... e se antes dava os 200 e agora ja nao dá é mau sinal...

a menos que seja só o velocimetro que esteja pifado... dado que o teu gps confirma a velocidade real a que vais... nao é nada de mais...

David Fernandes disse:
Acontece que o velocimetro está a trabalhar bem, em comparação com o climatronic e com o gps, ele tem um erro de 6km\h aos 200km\h, que é o errro comum.

Eu sei que pode parecer estranho, mas já consideraste que só agora é que o velocimetro pode estar a funcioanr correctamente? E anteriormente podia estar a dar valores errados. Já tinhas confirmado alguma vez aquelas velocidades com GPS?

De qualquer forma, se dá uma margem de erro face ao GPS de 6km/h quando estás a 200km/h, então não há qualquer dúvida que a velocimetro está a funcionar bem.

David Fernandes disse:

Vamos lá ver uma coisa...

o carro tem um limitador de rotações certo?
o limite dessas rotações é fixo ( 4500rpm por exemplo )
a essas rotações de motor em 4a equivale a uma determinada velocidade

como nao mudaste de caixa de velocidades ( que mexia na relaçãoi das mudanças )

se o carro fazia 200 em 4a as 4500rpm ( valores a titulo de exemplo... )
e passou a fazer 170 em 4a as mesmas 4500rpm

podes ter 1 de 3 problemas

ou as rotações nao estao a ser bem medidas - forçando o motor a cortar por exemplo as 4250 ( 170kmh ) em vez das 4500 ( 200kmph ) mas a centralina pensa que está a 4500 e corta.

o conta kms esta a dar mal as velocidades ( segundo o que disseste nao é o caso pois está a dar um erro minimo em relação a um GPS )

andas com jantes diferentes ou medidas de pneu acima do que tinhas e o contador nao está calibrado para o novo raio :green: ( desta ninguem se lembrou ne? )

orugas disse:
Vamos lá ver uma coisa...

o carro tem um limitador de rotações certo?
o limite dessas rotações é fixo ( 4500rpm por exemplo )
a essas rotações de motor em 4a equivale a uma determinada velocidade

como nao mudaste de caixa de velocidades ( que mexia na relaçãoi das mudanças )

se o carro fazia 200 em 4a as 4500rpm ( valores a titulo de exemplo... )
e passou a fazer 170 em 4a as mesmas 4500rpm

podes ter 1 de 3 problemas

ou as rotações nao estao a ser bem medidas - forçando o motor a cortar por exemplo as 4250 ( 170kmh ) em vez das 4500 ( 200kmph ) mas a centralina pensa que está a 4500 e corta.

o conta kms esta a dar mal as velocidades ( segundo o que disseste nao é o caso pois está a dar um erro minimo em relação a um GPS )

andas com jantes diferentes ou medidas de pneu acima do que tinhas e o contador nao está calibrado para o novo raio :green: ( desta ninguem se lembrou ne? )

tou a perceber o que dizes com isso... sinceramente acho que é o mais provavel... porque esta "avaria" foi de um dia para o outro... na noite de sexta tava a fazer a velocidade normal, e no sabado ja tava a fazer menos velocidade na mesma rotação.
Para acrescentar, disseram-me que o volante do motor tambem ja não está famoso, porque já ta a fazer barulho, poderá ser disso?

cumps e obrigado pela ajuda...

Se notas realmente diferenca no andamento da uma olhada no filtro de ar, aproveita e verifica a MAF pode estar a precisar de uma limpesa ou simplesmente obstruida.
Ja ligaste o VAG? epa pode ser tambem os tubos de vaco ja cansados e nao tem a rigidez para suportar tanta
pressao e depois contrair fechando a passagem de vacuo, acontecia com o Golf4 do meu primo, ate aos 190 ia
na boa, um pouco mais entrava em safe mode e verificou-se que os tubos de vacuo estavam muito degradados
e quanto mais calor recebem mais se agrava. :roll:

Vitor Faria disse:
Se notas realmente diferenca no andamento da uma olhada no filtro de ar, aproveita e verifica a MAF pode estar a precisar de uma limpesa ou simplesmente obstruida.
Ja ligaste o VAG? epa pode ser tambem os tubos de vaco ja cansados e nao tem a rigidez para suportar tanta
pressao e depois contrair fechando a passagem de vacuo, acontecia com o Golf4 do meu primo, ate aos 190 ia
na boa, um pouco mais entrava em safe mode e verificou-se que os tubos de vacuo estavam muito degradados
e quanto mais calor recebem mais se agrava. :roll:

ya tenho que ver isso tambem... pelo menos a nivel de ic, tubagens e turbo não é... porque com as outras peças antigas é que começou isso, depois disso ja lhe troquei o ic, as tubagens e o turbo e continua na mesma

Back