Problema espelhos rebativeis electronicamente

Boas

O carro que possuo actualmente tem espelhos que recolhem automaticamente através de toque num botão.
Recentemente o do lado direito deixou de recolher e comprei um espelho novo pois o motor do rebatimento foi com as couves.

Qual não é a minha surpresa quando depois de ligar o espelho verifico que não estão sincronizados ou seja, quando um abre o outro fecha e vice versa (já podem imaginar a chatice que é).

Já desliguei a bateria na esperança que fizesse um reset e nada, continua na mesma. Já os sincronizei à mão e nada.

Será que vou ter de ir à marca? Será que têm de ser programados por alguma máquina? Alguem já passou por situação semelhante?

O carro em questão é um Lancia Delta 2008.

Dicas agradecem-se...
 
Last edited:
Boas

O carro que possuo actualmente tem espelhos que recolhem automaticamente através de toque num botão.
Recentemente o do lado direito deixou de recolher e comprei um espelho novo pois o motor do rebatimento foi com as couves.

Qual não é a minha surpresa quando depois de ligar o espelho verifico que não estão sincronizados, ou seja, quando um abre o outro fecha e vice versa (já podem imaginar a chatice que é).

Já desliguei a bateria na esperança que fizesse um reset e nada, continua na mesma. Já os sicronizei à mão e nada.

Será que vou ter de ir à marca? Alguem já passou por situação semelhante?

O carro em questão é um Lancia Delta 2008.

Dicas agradecem-se...

Posso estar a dizer um grande disparate mas...será que não ligaste a ficha do espelho ao contrário...ou então experimenta inverter a polaridade da alimentação do motor do rebatimento dos espelhos...
 
Não, verifiquei as fichas, só têm uma posição, pensei em reverter a polaridade mas para isso tenho de desmanchar o espelho todo e descarnar fios sem garantia de resultados. Só mesmo se tiver de ser...

Obrigado
 
Não, verifiquei as fichas, só têm uma posição, pensei em reverter a polaridade mas para isso tenho de desmanchar o espelho todo e descarnar fios sem garantia de resultados. Só mesmo se tiver de ser...

Obrigado

O resultado à partida será o motor a rodar ao contrário...
Se para o motor do rebatimento vão apenas dois fios, será um o + (12V) e outro o - (massa), invertendo os fios, o motor passará a rodar ao contrario do sentido que roda actualmente ficando tu assim com os espelhos sincronizados e problema resolvido...
Mas isto sou eu a falar "de cor" pela lógica "da coisa" convém confirmares...
 
No meu ás vezes só abre 1... O do meu lado! O do pendura ás vezes nao lhe apetece!... :D

Fecho novamente... Espero um pouco e peço para abrir novamente! Aí ja abrem os 2! ;)
 
Visto ser de 2008 já deve de ter de ser Configurado

Pode ser mas normalmente estes motores são alimentados apenas por dois fios e o que os faz rodar para um lado ou outro é apenas a inversão da polaridade no comando. Os limites são dados pelos picos de corrente no motor ao bater nos extremos (fechado/aberto) ou num obstáculo que prenda o movimento, neste caso param nessa posição.
Isto acontece por exemplo nos espelhos dos 8p.
E nos elevadores dos vidros dos mercedes, basta montar ao contrário o suporte das escovas do motor para este ficar a funcionar ao contrário, subir o vidro quando se carrega para descer e descer quando se carrega para subir.
No caso dele, é como disse (falei apenas pela lógica da coisa e sem conhecimento de causa), no entanto, se para o motor apenas vão 2 fios, não perde nada nem estraga ao experimentar inverter a polaridade deste..
 
No meu ás vezes só abre 1... O do meu lado! O do pendura ás vezes nao lhe apetece!... :D

Fecho novamente... Espero um pouco e peço para abrir novamente! Aí ja abrem os 2! ;)

Pois, o meu começou assim até que deixou de abrir de vez :D

Parece que vou ter mesmo de ir à marca ver isto...
 
No meu ás vezes só abre 1... O do meu lado! O do pendura ás vezes nao lhe apetece!... :D

Fecho novamente... Espero um pouco e peço para abrir novamente! Aí ja abrem os 2! ;)

Isso também acontece no meu, outras vezes para a meio, como uso poucas vezes o rebatimento acaba por ficar "preso"...ando dia em dia para desmontar e lubrificar o espelho...mas estou como ele...não me apetece :D
 
Pode ser mas normalmente estes motores são alimentados apenas por dois fios e o que os faz rodar para um lado ou outro é apenas a inversão da polaridade no comando. Os limites são dados pelos picos de corrente no motor ao bater nos extremos (fechado/aberto) ou num obstáculo que prenda o movimento, neste caso param nessa posição.
Isto acontece por exemplo nos espelhos dos 8p.
E nos elevadores dos vidros dos mercedes, basta montar ao contrário o suporte das escovas do motor para este ficar a funcionar ao contrário, subir o vidro quando se carrega para descer e descer quando se carrega para subir.
No caso dele, é como disse (falei apenas pela lógica da coisa e sem conhecimento de causa), no entanto, se para o motor apenas vão 2 fios, não perde nada nem estraga ao experimentar inverter a polaridade deste..

Andei numas pesquisas por foruns estrangeiros e vi um caso semelhante num volvo s60, reverteu a polaridade e nada, na mesma, tirou o fusivel dos espelhos, voltou a meter e ficou a funcionar. O problema é saber qual é o fusivel...
 
Back
Top