Problema de Suspensão

Caros Audistas,

A ver se alguém me consegue dar uma ideia para a resolução deste meu dilema.

Em julho tive de substituir 2 braços de direcção e a partir daí veio o circo à cidade. Passo a explicar, a partir desse momento comecei a ter a sensação que fizesse o que fizesse, fico sempre com uma ligeira vibração do lado direito do volante e o andamento do carro estranho, do género as rodas seguem direitas e o chassis vai ligeiramente a baloiçar de um lado para o outro, atenção que estou a falar de uma coisa mínima, mas para quem faz 3000km/mês percebe perfeitamente isso, já o pessoal quando a conduz pela 1ª vez, acha que está tudo bem :D e que o problema é da minha cabeça (até eu já começo a acreditar).

Até ao momento, nem tudo pela mesma razão, mas já substituí jantes, pneus, amortecedores a trás, todos os braços à frente e tirantes da barra estabilizadora. A barra está ok, não tenho folgas na direcção, pneus sem defeito e jantes direitinhas. O meu mecânico ainda se lembrou de apertar o charrion do carro (apesar de achar raro essa situação e estava tudo bem). Perante tudo isto ele está sem soluções.

Alguém já passou por algo parecido que tenha tido solução.

Fico aguardar ideias 8)
 
Last edited:
Re: Problema de direcção

O que são "os braços de direcção" ??!!

Os terminais de direcção ou as barras axiais ??!!
 
Re: Problema de direcção

Braços de suspenção superiores e inferiores... ;)

Esses braços quando são substituidos devem ser apertados em carga, ou seja a simular a pressão como se o carro estivesse no chão.

Se foram apertados mais ou menos no sitio provocam desequilibrios...
 
Re: Problema de direcção

Braços de suspenção superiores e inferiores... ;)

Esses braços quando são substituidos devem ser apertados em carga, ou seja a simular a pressão como se o carro estivesse no chão.

Se foram apertados mais ou menos no sitio provocam desequilibrios...

1º que tudo obrigado pela resposta.

O meu amigo mecânico, usou o macaco e preguiças e toca a trocar braços de suspensão.
Pelo que percebi da tua observação, convém só dar os apertos finais, já com os rodados colocados e o carro no chão, é isso? Se for tenho de lhe dar na cabeça :D

Haverá mais alguma razão para este desequilíbrio?
 
Re: Problema de direcção

Se é feito no chão convem dar o aperto final com uma perguiça por baixo da manga de eixo com todo o peso do carro acente lá...
 
Re: Problema de direcção

Se é feito no chão convem dar o aperto final com uma perguiça por baixo da manga de eixo com todo o peso do carro acente lá...

Boa dica. Realmente percebi que até foi complicado encaixá-los, principalmente os braços de baixo.
Acabo de enviar um sms sobre isso ao meu amigo e a ver se voltamos a desapertar e a apertá-los da forma que mencionas, pois realmente pode ser essa a razão.

Depois de fazer isso venho cá postar o resultado.

Mais uma vez obrigado. 8)
 
Re: Problema de direcção

Se é feito no chão convem dar o aperto final com uma perguiça por baixo da manga de eixo com todo o peso do carro acente lá...


Devido a um ranger também da suspensão da mnh b6 hj mudei com o mecanico os braços de suspensão inferiores e o aperto final foi dado como indicou o pratinhol! Amanhã é dia de colocar discos e pastilhas e depois ver como ficou a carrinha, espero que certinha :D
 
Re: Problema de direcção

Pequeno promenor que tendem a esquecer aquando da troca dos braços

É essencial alinhar a direçao apos mudar os braços, alinha isso numa maquina como deve ser e posta os resultados
 
Re: Problema de direcção

Pequeno promenor que tendem a esquecer aquando da troca dos braços

É essencial alinhar a direçao apos mudar os braços, alinha isso numa maquina como deve ser e posta os resultados

Boas,

Confirmem-me só uma coisa, eu vou tratar disso este domingo. O alinhamento que está feito está bem feito, está de fábrica e a casa está bem equipada e recomendada pelo meu mecânico, por causa dos alinhamentos dos audis, mercedes e bmw's e até À data não tenho motivo de queixa.

A ideia é não tirar nada do sítio e apenas aliviar o aperto dos parafusos dos braços e dos tirantes. Depois simulamos a carga como o user "Pratinhol" mencionou e apertamos tudo novamente. Depois disto ainda será necessário alinhar de novo, ou é dispensável? Digo isto porque pretendia na 2ªf ir finalmente de férias logo de manhã por causa da minha piolha, de outra forma teria de ir logo às 8h para fazer o alinhamento, mas se tiver de ser vou.

Obrigado a todos pela atenção 8)
 
Re: Problema de direcção

Há partida já descobrimos o problema. Tínhamos instalado uns amortecedores atrás da marca Sachs/Boge (OEM) e vá-se lá saber como e porquê (só podia ser defeito), num mês deram o berro :eek:. Levei a um banco de ensaios e estavam tal e qual como os meus antigos, nas lonas :'(.

Reclamámos o material e vêm outros, mas não deixou de criar estupefacção na cara do vendedor, pois foi a 1ª reclamação que ele teve desta marca. Amanhã vamos instalar outros e ver se dá a mesma raia, se der tenho de mudar de marca :evil:
 
Back
Top