Problema com velocimetro em A4 B6 Tdi

Bom dia a todos.

Venho partilhar convosco uma situação anormal que não se encontra uma razão plausivél para o que está a acontecer.

A viatura em questão é uma carrinha Audi A4 B6 TDi de 11/01. Os sintomas que apresenta são:

- Falha de informação de velocidade (o manometro fica a zero, mas por vezes funciona correctamente, e depois volta a ficar a zero, depois de o ponteiro "saltar" um pouco entre valores);

- Falha de informação do combustível (o manometro tanto marca o nível correcto, como marca um pouco mais e já marcou o máximo estando apenas com sensivelmente 1/4 de depósito).

Foi verificado com o VAG-COM se existia algum erro, e para admiração, nem um único erro relacionado com o quadrante (sim, tem outros como aqueles sensores dos apoios de motor que geralmente aparecem e um de A/C que não tenho a funcionar de momento). Foi feito teste de manómetros e estão todos a funcionar CORRECTAMENTE !!! Impressionante, dado o que acontece realmente.

Ontem ia a caminho de casa e tentei ver em que situações mais concretas é que o comportamento do manometro é incorrecto. Como a viatura já conta com 326K kms, já existem algumas folgas, nomeadamente na manete da caixa de velocidades, ou seja, quando se mete uma mudança, se movimentar-mos a manete ela tem uma pequena folga. O que pude reparar e se pode ver no vídeo que partilho (embora não se veja a relação que meto) é que quando faço uso da 2ª, 4ª e 6ª velocidade o manómetro funciona, mas deixa de funcionar nas mudanças ímpares. Estranho não acham? E para colmatar esta situação, mesmo quando meto uma mudança "par", se acelerar o suficiente para que o motor se "mexa" (quando se acelera o motor tende a inclinar-se um pouco para trás, num movimento de torção, levando consigo tudo o que está agarrado, inclusivé caixa), o que causa um "mover" da manete , o velocimentro deixa de contar. Mas se a puxar para trás a referida manete, como que se tivesse a "reposicioná-la", começa a contar de novo.

Já me disseram que deverá ser um problema de manómetros, mas com este desvendar com a caixa de velocidades, fico um pouco céptico que seja dai. Alguém que possa ter uma ideia do que esteja a originar isto? Para mim, alguma coisa está a quebrar o envio de informação para o quadrante em termos de velocidade e do nivel de combustivel, e a caixa de velocidades está de alguma forma relacionada. Não vejo que seja problema de quadrante, mas eu não percebo muito disto :( .

Aqui fica o video, embora não dê para entender muito bem quando meto as mudanças par ou quando faço a tal recolocação da manete.. A ver se faço um outro video...

 
Last edited by a moderator:
lucianorato, estás a perguntar se o fiz ou estás a perguntar o resultado?

É que foram feitos os testes aos manometros se é isso que perguntas, e tiveram um comportamento esperado desse teste.
 
Deves ter o sensor de velocidade avariado.

Ao não contar velocidade o ponteiro da gota com as curvas, etc, etc, etc vai andar feito maluco pork não vai saber calcular pela posição do carro.
 
Hummm.. e apareceria no teste de VAG-COM certo? Laualf, ainda ontem se falou que serias uma pessoa que poderia ter uma ideia sobre o assunto, quando estive à conversa com o Pratinhol.

E onde está esse sensor? Tem algo a ver com a caixa??
 
Facto nr 1: A musica adormece....

Facto nr 2: O idioma do painel de instrumentos já podia ter sido mudado para Português...

Facto nr 3: Quando o ponteiro do velocimetro repousa no 0, deixa de contar os Kms pelo que essa kilometragem já vai mais avançada.

Sendo todos verdadeiros os factos relatados acima, vamos aos factos serios.

Facto nr 4: Nos modelos A4 8E até 2002 é um sensor electrico / analógico que está instalado na caixa de velocidades que fornece a informação de velocidade ao quadrante atraves de um fio directo.

Depois de 2002 a informação de velocidade é recebida no quadrante via bus de dados CAN (powertrain) proveniente do modulo de ABS que por sua vez a recebe pelos sensores nas rodas.

Veredicto: Mudar o sensor de velocidade na caixa e verificar se o problema fica resolvido.
 
Desde já os meus agradecimentos a todos os que deram o seu contributo para a solução.

Mais que óbvio, vou avançar para a troca desse sensor, apesar de não saber qual será em concreto devido ao sistema que possa ter.

Obrigado e vou postar o resultado depois ;) .
 
Desde já os meus agradecimentos a todos os que deram o seu contributo para a solução.

Mais que óbvio, vou avançar para a troca desse sensor, apesar de não saber qual será em concreto devido ao sistema que possa ter.

Obrigado e vou postar o resultado depois ;) .

1º Facto: A viatura em questão é uma carrinha Audi A4 B6 TDi de 11/01 - foste tu a fornecer essa info.

2º Facto: Nos modelos A4 8E até 2002 é um sensor electrico / analógico que está instalado na caixa de velocidades que fornece a informação de velocidade ao quadrante atraves de um fio directo. - Tal como disse o ELFuracon é o sistema que tens.

3º Facto: experimenta outro sensor....... ;)
 
Boas amigo, de facto e que posso te dizer passei pelo mesmo na minha a4 b5 1999 troquei sensor velocidade quadrante etc e continuou igual, troquei de caixa e ficou novo, isso foi a caixa que ficou magnétizada ,arranjei outra caixa meti e ficou novo,abraço .
 
Back
Top