Problema com minimo direito em A4 B5

Boas

Há uns dias o minimo do pado do pendura andava a falhar, dei umas palmadas da ordem e acendia, passado um bocado falhava outra vez, mais umas pancadinhas e acendia, até que... a lampada soltou-se para dentro do farolim!

Ora tive de tirar o farolim fora para tirar a lampada, até aqui tudo bem, o problema começa quando meto a lampada no sitio e esta na acende, testei logo a lampada na posiçao da luz de nevoeiro e a lampada está boa!

Como não tinha multimetro na altura, acabo de chegar a casa e vou medir.. não chega la corrente! Estive a ver os fusiveis todos, embora seja mt estranho só um dos minimos nao acender, se fosse fossivel eram todos...

Ora soluções para o caso? Ou resolvo da maneira mais fácil que é ir buscar corrente ao minimo do lado esquerdo? Não me apetece mt estar a verificar a cablagem toda, além de se for problema de cabelagam, cabo cortado ou assim, o fussivel ia ao ar de certeza!

Obrigado desde já!

edit: afinal sempre tem 2 fusiveis, o 22 e o 23, um para cada lado, fui agora confirmar e até troquei de posição e estão impec!

Boas...
Experimentas-te abanar o cabo....acredito mais de um cabo partido...se tiver partitu n arrebenta c\ fusivel......
tenta ver bem o casquilho da lampada...normalmente cria aquilo que agente chama ´´verdete´´

abr
Boa Sorte

Audi_VG (samuca) disse:
Boas...
Experimentas-te abanar o cabo....acredito mais de um cabo partido...se tiver partitu n arrebenta c\ fusivel......
tenta ver bem o casquilho da lampada...normalmente cria aquilo que agente chama ´´verdete´´

abr
Boa Sorte

Se for perto da ficha ainda safo isso, se é mais pra frente... nem mexo! Passo um cabo do outro minimo e siga!

Terei talvez é de aumentar o fusivel de 5A para 10A não? Uma vez que vai trabalhar com 2 lâmpadas em vez de uma...

Nop, não tens de trocar o fusível.. Mantém o de 5A... Mas antes disso, verifica a ficha da própria óptica.. Esses terminais são um pouco manhosos e nem sempre garantem um contacto a 100%...

Perde também meia horita e desmonta a óptica.. Retiras a ficha do prório farol (tem 2 encaixes laterais) e certifica-te que não tens nenhum terminal solto... Depois medes do terminal da ficha até ao casquilho do mínimo... Depois de decifrares quais os fios da ficha que ligam os mínimos, mede na própria ficha do carro com os minimos ligados e vê se chega corrente à ficha.. Podes ter corrente no farol mas teres fala desde a ficha ao casquilho....

EDIT: reparei agora que o problema está no farolim e não no farol... De qualquer forma, a questão da ficha serve para os 2 casos... btw, atrás não existem mínimos mas sim luzes de presença ;)

Bem visto, luzes de presença! ;)

Mas seja como for já medi mesmo na ficha que liga no farolim e não tenho corrente.

Hoje vou medir mesmo no fusivel, se não houver lá corrente... fios da esquerda para a direita e já está!

Anistruk disse:
Bem visto, luzes de presença! ;)

Mas seja como for já medi mesmo na ficha que liga no farolim e não tenho corrente.

Hoje vou medir mesmo no fusivel, se não houver lá corrente... fios da esquerda para a direita e já está!

Quase em todos os carros, as ligações são idênticas... Quero com isto dizer que a cablagem principal vai a um dos farolins e depois é repartida para o outro farolim.. Por outras palavras, atrás do parachoques traseiro ou algures na mala deves ter esses fios.. Consegues ver bem se é problema daí pois já que vais passar um fio novo, passas pelo mesmo sítio de forma a manter a "originalidade" da coisa... De qualquer forma, não te aconselhava a usar um fio da lampada esquerda para a lampada direita pois são linhas diferentes e se um dia deixares o carro "mal" estacionado com o pisca ligado (que por sinal deixa as luzes de presença ligadas depois de desligares a ignição), não vais ter a lâmpada direita ligada...

São pormenores que pessoalmente dou valor e já que vais resolver o problema, identifica primeiro a origem dele ;)

Ricardo M. disse:
Quase em todos os carros, as ligações são idênticas... Quero com isto dizer que a cablagem principal vai a um dos farolins e depois é repartida para o outro farolim.. Por outras palavras, atrás do parachoques traseiro ou algures na mala deves ter esses fios.. Consegues ver bem se é problema daí pois já que vais passar um fio novo, passas pelo mesmo sítio de forma a manter a "originalidade" da coisa... De qualquer forma, não te aconselhava a usar um fio da lampada esquerda para a lampada direita pois são linhas diferentes e se um dia deixares o carro "mal" estacionado com o pisca ligado (que por sinal deixa as luzes de presença ligadas depois de desligares a ignição), não vais ter a lâmpada direita ligada...

São pormenores que pessoalmente dou valor e já que vais resolver o problema, identifica primeiro a origem dele ;)

Bem visto... não me tinha lembrado dessa da luz de presença de estacionamento!

Mas neste caso não me acredito que seja uma so cablagem e depois repartida, senão não tinha fusiveis independentes, penso eu!

Quando falei em repartida, não era o mesmo fio dividir em 2 mas sim vir o mesmo molho de fios até um farolim e daí, saem os restantes fios para o outro... A cablagem principal anda sempre toda junta e deves identificar bem os fios do farolim quando desmontares.. Depois de veres de que lado chega a instalação toda, basta veres as cores do fios do outro lado e rapidamente encontras as "2 pontas".. Isto se tiveres corrente no fusível porque senão nem vale a pena medires os fios na cablagem principal....

Só assim por acaso, já ligaste o VagCom a ver se tens algum erro no módulo?

Ricardo M. disse:
Quando falei em repartida, não era o mesmo fio dividir em 2 mas sim vir o mesmo molho de fios até um farolim e daí, saem os restantes fios para o outro... A cablagem principal anda sempre toda junta e deves identificar bem os fios do farolim quando desmontares.. Depois de veres de que lado chega a instalação toda, basta veres as cores do fios do outro lado e rapidamente encontras as "2 pontas".. Isto se tiveres corrente no fusível porque senão nem vale a pena medires os fios na cablagem principal....

Só assim por acaso, já ligaste o VagCom a ver se tens algum erro no módulo?

Por acaso não liguei, mas estas coisas "mais modernas" o meu não faz ou não tem modulo... é de 12/95 :(

Pois, nesse aspecto já não te sei ajudar.. No entanto eu experimentava pois se tiveres algo em curto na parte dos fusiveis, talvez avise no VagCom.. A não ser que apareça alguem aqui a dizer que não vale a pena e aí partes logo para a resolução do problema....

Ricardo M. disse:
Pois, nesse aspecto já não te sei ajudar.. No entanto eu experimentava pois se tiveres algo em curto na parte dos fusiveis, talvez avise no VagCom.. A não ser que apareça alguem aqui a dizer que não vale a pena e aí partes logo para a resolução do problema....

Seja como for, logo já confirmo com o Vag-Com, depois se ve...

edit: nunca mais aqui vim quase por vergonha.... prometem que não gozam cmg se eu contar?

Back