Preparação/Melhoramento - Quad Suzuki LTZ400 - by MendesMotorSport

Tópico em 'Outras Marcas' iniciado por Ricardo M., 10 Nov 2009.

  1. Ricardo M.

    Ricardo M.

    Desde:
    17 Jun 2009
    Mensagens:
    1 206
    Gostos Recebidos:
    12
    Como a vida não são só automóveis e tendo em conta que temos aqui no fórum o grande projecto do Vinnie (Brera_Hifi), decidi deixar aqui um dos meus mais recentes trabalhos pois como algumas pessoas daqui sabem, grande parte do meu "dia-a-dia" é precisamente a preparação/reparação de Quads..

    No seguimento de uma conversa de café relacionada com a compra de um quad e eventual preparação/melhoramento, foi-me entregue uma LTZ400 que apresentava alguns danos devido a algum uso abusivo no mato, etc..

    Depois de tudo +/- estipulado, deu-se a desmontagem onde se definiu que o principal tema desta preparação iria ser o melhoramento ao máximo de todo o equipamento original e só depois se iria eventualmente apostar em material melhor e mais resistente..

    Ciclística:
    - melhoramento dos braços de suspensão: copos de lubrificação; apoios de amortecedor melhorados e com 2 posições ajustáveis; rótulas reforçadas com ajuste de camber inferior
    - alargadores às 4 rodas (temporários)
    - alteração do sistema de rolamentos do eixo traseiro
    - copos de lubrificação no eixo traseiro
    - biela de rebaixamento dupla (permite a deslocação lateral da escora sem exercer força apenas nos rolamentos da mesma)
    - coluna de direcção aumentada e reforçada 12cm
    - pivot superior da coluna de direcção com lubrificação
    - pivot inferior da coluna reforçado e com espigão em cromoduro + casquilho em bronze auto-lubrificado
    - guiador FatBar lowline
    - suspensões revisionadas e alteração do regulador de compressão traseiro (agora com hipótese de bloqueio)
    - manete de embraiagem com "unbreakable design" + suporte CR
    - revisão completa das maxilas com troca completa de vedantes
    - maxilas desmontadas e lacadas de laranja
    - malhas de aço duplas revestidas
    - disco traseiro perfurado
    - jantes dianteiras com aneis de centragem invertidos
    - air scoops em alumínio personalizados juntamente com kit de autocolantes

    Estética:
    - quadro + subquadro na cor candy_blue ou candy_orange
    - braços inferior na cor do quadro; braços superiores cromados
    - plásticos frente + trás obrigatoriamente bracos/pretos
    - capot com supressão da óptica original (mais tarde optou-se então pela adaptação do capot da YFZ450 com look carbon_white)
    - inserção de alguns laranjas e/ou azuis ciano dependendo da cor do quadro escolhida
    - jantes pretas (com fita de cor na borda)
    - bumper + nerfs em branco
    - capa de banco JNeves com cores/corte a definir
    - punhos Tag Orange
    - amortecedores em preto com molas laranja/azul
    - protecções de mãos em laranja
    - esponja de guiador
    - kit de autocolantes personalizado com alusão à "Rockstar EnergyDrink"

    Mecânica:
    - revisão geral ao motor com verificação de folgas e substituição de algum material de desgaste
    - filtro de ar Pro-Design + caixa de filtro maior com respectiva falange
    - kit dynojet
    - escape de rendimento
    - corrente RK
    - remoção do termostato à saída do motor
    - tubagens de água em silicone
    - water in-line Cooler

    Eléctrica:
    - simplificação ao máximo da instalação original com supressão de alguns sensores
    - anulação do corte das 3500rpm com a marcha-atrás engrenada
    - novo sistema de iluminação frontal com mínimos/médios/máximos
    - sistema de alarme por válvula de mercúrio c/ relé de corte ao interior do estator
    - remoção do conjunto de botões no guiador "Run|Stop|Lights|Start"
    - botão start "waterproof"
    - corta-corrente QuadRacing

    Dito isto, deixo algumas fotos da chegada do quadro, material pronto a ser limpo e devidamente lubrificado para finalmente ser montado e uma ou outra foto da fase de montagem ainda com alguns pormenores a serem decididos..

    Depois da escolha entre o laranja e o azul, o quadro foi decapado e pintado em estufa com a cor candy_blue:

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Comecei então com a montagem do material apesar de ainda haverem várias alterações a fazer na parte ciclística:

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Entretanto foi altura de dar uma vista de olhos à instalação eléctrica e fazer as modificações que estavam já agendadas:

    [​IMG]

    [​IMG]

    Enquanto se estudavam outras modificações ainda a realizar e enquanto não chegavam os braços superior da cromagem, o quad tinha este aspecto:

    [​IMG]

    Chegado o resto do material, foi montar tudo ao sítio e tratar do respectivo alinhamento e afinação dos diferentes orgãos de suspensão:

    [img width=415 height=600]http://img510.imageshack.us/img510/9573/56778582.jpg[/img]

    Foi então altura de ir a Famalicão, às instalações do JN Seat Covers para fazer a nova capa de banco..

    Tinha sido previamente desenhado um esboço que foi enviado por Fax e quando lá cheguei, estava a capa pronta a ser montada ao sítio, muito melhor do que era esperado.. Trabalho 5 estrelas por parte da JN!

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Os plásticos chegaram da pintura e ficou decidido que iriam ser todos brancos com a particularidade de ficar o plástico superior do depósito e a parte inferior da plástico traseiro em preto.. Tudo o que foi pintado a branco, levou no final um fuminho de pérola com reflexos azuis a condizer com a pintura do quadro...

    Foi então altura de montar o capot da YFZ450 ao sítio e verificar se tudo ficava como o esperado.. Tendo em conta que foi escolhido o look de carbono branco, foi assim condizer com o tecido escolhido no banco feito pela JN Seat Covers:

    [​IMG]

    Vou "riscando" as modificações da lista inicial consoante forem efectuadas ao longo do tempo.. Claro está que opiniões e/ou críticas serão sempre bem-vindas!

    Relembro que o propósito deste trabalho sempre foi o melhoramento do material OEM pois se houvesse dinheiro em abundância ou um paitrocício, as coisas teriam sido diferentes.. Pessoalmente estou a gostar do resultado e serve principalmente para vermos que um quad pode ser bonito e funcional sem gastarmos rios de dinheiro em marcas conhecidas, etc..

    Fotos finais ainda não há pois apesar de o quad já andar, ainda não está tudo finalizado.. Vou actualizando o tópico com o resto das modificações, etc.. Alguma dúvida, é só dizer!

    [​IMG]

    Um abraço,
    Ricardo M.
     
  2. bagaço

    bagaço

    Desde:
    28 Set 2009
    Mensagens:
    631
    Gostos Recebidos:
    12
    muito fixe essa mota e bonita :twisted:
     
  3. dino_audi

    dino_audi

    Desde:
    16 Jan 2009
    Mensagens:
    1 446
    Gostos Recebidos:
    1 715
    Sim senhor!!!!!!!! não sabia que andavas no mundo das quads vizinho!!!
    Ganda projecto de grande qualidade e gosto.
    Muitos parabéns.

    Infelizmente para mim deixei de andar de quad ja lá vão uns 10 anos!
    Cheguei a fazer muito mato com a minha Warrior 350, das primeiras matriculadas em gondomar e antes já andava sem matricula e em motas de 3 rodas.
    E também muitas vezes fiz Furadouro/S. Jacinto quer era dos passeios mais espectaculares que fazia em areia.

    Conheçes alguem do Val Chão? S. Cosme que ande?
    provavelmente agora não conheço muitos da malta nova que anda, mas foi dos pioneiros nas quads ca na zona!

    abraço e mais uma vez parabens.
     
  4. Ricardo M.

    Ricardo M.

    Desde:
    17 Jun 2009
    Mensagens:
    1 206
    Gostos Recebidos:
    12
    Obrigado pessoal ;)

    dino_audi, o meu trabalho é praticamente este.. tudo o resto, é por acréscimo...

    De S.Cosme ainda conheço umas pessoas.. Principalmente porque modero um fórum só de Quads e pessoal daqui perto, vou conhecendo pois há sempre alguém que passa cá para fazer qualquer coisa e os amigos vêm atrás :D
     
  5. dino_audi

    dino_audi

    Desde:
    16 Jan 2009
    Mensagens:
    1 446
    Gostos Recebidos:
    1 715
    que foram é?
    conheçes um Rodolfo que tem uma Suzuki? que já teve uma banshe e uma warrior? esse era o meu companheiro no TT
    cumps
     
  6. propik

    propik

    Desde:
    6 Fev 2007
    Mensagens:
    685
    Gostos Recebidos:
    101
    Este mendes n facilita....

    Mais uma grande preparacao, parabens sp plo bom gosto....
     
  7. Ricardo M.

    Ricardo M.

    Desde:
    17 Jun 2009
    Mensagens:
    1 206
    Gostos Recebidos:
    12
    Fórum Quadmania..

    Rodolfo? Não estou a ver.. Se calhar até conheço mas não é por esse nome.. Sabes que muitas vezes associamos as caras ao nick, etc..
     
  8. Ricardo M.

    Ricardo M.

    Desde:
    17 Jun 2009
    Mensagens:
    1 206
    Gostos Recebidos:
    12
    Obrigado ;) Tenho mazé de voltar ao ClubBanshee que devo ter muita coisa para moderar lá.. Tive "ausente" uns tempos mas já cá ando de novo....
     
  9. Feiteira10PVZ

    Feiteira10PVZ

    Desde:
    1 Jun 2009
    Mensagens:
    2 690
    Gostos Recebidos:
    142
    :palmas: :palmas: ... sempre em grande
     
  10. Ricardo M.

    Ricardo M.

    Desde:
    17 Jun 2009
    Mensagens:
    1 206
    Gostos Recebidos:
    12
    Esta noite andei à volta dos faróis e respectivos suportes.. Sei que muita gente vai achar "tuning" e tal mas como sabem, gostos não se discutem ;)

    [​IMG]

    Um abraço,
    Ricardo M.
     
  11. Audi_[S_linEE_]

    Audi_[S_linEE_]

    Desde:
    5 Mar 2007
    Mensagens:
    1 765
    Gostos Recebidos:
    0
    :eek: :eek: :eek:

    Muito bom...de longe a Moto 4 mais bonita que ja vi...Parabens

    :twisted: :twisted: :twisted:

    Mais fotos...
     
  12. MarcoA3

    MarcoA3

    Desde:
    13 Jan 2009
    Mensagens:
    3 988
    Gostos Recebidos:
    587
    Ja tinha visto essa mota em peças e digo te, isso ta um espectaculo mesmo e esses farois 5* :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:



    O Ze e que deve tar contente :D :D :D :D
     
  13. rjbonifacio

    rjbonifacio

    Desde:
    21 Nov 2008
    Mensagens:
    2 593
    Gostos Recebidos:
    19
    éssa moto 4 esta do demonio :twisted: :twisted: :twisted:
    embora não goste da modalidade, nota-se que sta feito com muuuuito gosto




    so um a parte,
    compras-te isso no IKEA????? :D
     
  14. Karls

    Karls

    Desde:
    20 Set 2008
    Mensagens:
    155
    Gostos Recebidos:
    0
  15. ROGÉRIO CATALÃO

    ROGÉRIO CATALÃO

    Desde:
    12 Nov 2008
    Mensagens:
    7 272
    Gostos Recebidos:
    1 189
    Esta espectacular esta moto...
    Parabéns ao preparador e dono...
     

Partilhar esta página