Possível Problema da direcção Audi A3 (8l)

Começou assim...
Boas, o meu A3 de a uns dias para cá a direcção parece que cola/bloqueia.
Vou explicar melhor é assim se eu for numa recta relativamente longa quando quero virar parece que noto o volante meio colado, eu noto mais isto porque tenho tendência de conduzir só com uma mão. O volante não bloqueia mesmo, apenas é preciso fazer um pouco mais de força para começar a mexer o volante depois de rodar um pouco fica normal. Não é preciso fazer muita força, mas antes ele não era assim.

Agora as coisas agravaram-se e está assim...

Depois de uns dias a rolar já consigo descrever melhor o problema.
Parece que se alterou um pouco do inicio, agora ele quando o ligo, e vira a direcção parado ele parece fazer um pouco de barulho mecânico, mas a direcção é leve na mesma, em andamento nos primeiros 2 km +/- (quando o carro ainda está frio, não sei se isto tem alguma coisa a ver), a direcção está normal, mas a medida que vou andando, quanto maior a viagem a Direcção fica cada vez mais dura.

Já alguém tive um problema parecido?
Qual poderá ser a causa disto?
 
Last edited:
Tive um problema parecido com a minha B5, após lhe meter o cardar direito que partiu e ninguém verificou o resto do circuito da direcção, não sei se teve a ver com isso mas ela já me estava a meter dó e acabei por ir eu verificar pois ela fazia um barulho muito mecânico meio seco ao virar, a primeira coisa que fiz foi ver o oleo da direcção e ai estava o meu problema, tinha o nível baixo, na altura nem retirei o que lá tinha apenas passei no meu mecânico e ele acrescentou-me e ficou IMPEC, nem ruido nem colagens de direcção nem nada do gênero.. apesar de que ficou bem mais leve a direcção, verifica, não deve ficar caro e mal não lhe fará com certeza ;)


Boa sorte com isso
 
Tive um problema parecido com a minha B5, após lhe meter o cardar direito que partiu e ninguém verificou o resto do circuito da direcção, não sei se teve a ver com isso mas ela já me estava a meter dó e acabei por ir eu verificar pois ela fazia um barulho muito mecânico meio seco ao virar, a primeira coisa que fiz foi ver o oleo da direcção e ai estava o meu problema, tinha o nível baixo, na altura nem retirei o que lá tinha apenas passei no meu mecânico e ele acrescentou-me e ficou IMPEC, nem ruido nem colagens de direcção nem nada do gênero.. apesar de que ficou bem mais leve a direcção, verifica, não deve ficar caro e mal não lhe fará com certeza ;)


Boa sorte com isso


Obrigado.
No teu caso a direcção apenas colava em andamento ou também colava parado?
O meu nível do óleo está bom, pode é estar a precisar de ser trocado.

Hoje de manha peguei no carro e a direcção estava normal ou então já me habituei a ela ser um pouco mais dura a começar a virar xD
O mais estranho é que este espécie de pequeno bloqueio só acontece em andamento e com uma velocidade acima de 40 km/h.
 
Obrigado.
No teu caso a direcção apenas colava em andamento ou também colava parado?
O meu nível do óleo está bom, pode é estar a precisar de ser trocado.

Hoje de manha peguei no carro e a direcção estava normal ou então já me habituei a ela ser um pouco mais dura a começar a virar xD
O mais estranho é que este espécie de pequeno bloqueio só acontece em andamento e com uma velocidade acima de 40 km/h.


Ela fazia um barulhe esquisito a virar tanto parado como em andamento, o ser pesada eu na altura não notei porque fui-me ''acostumando'' só notei a leveza quando acrescentei o oleo.. não deixes andar muito com esse problema porque pode correr-te mal, troca o oleo, não deve ser muito caro e também já vês se é meso daí ou se pode ser outra coisa qualquer, pois pode ser sério e com a segurança não devemos de arriscar muito, eu pelo menos não arrisco mesmo nada.

Dá noticias disso espero que seja algo fácil de resolver.
 
Depois de uns dias a rolar já consigo descrever melhor o problema.
Parece que se alterou um pouco do inicio, agora ele quando o ligo, e vira a direcção parado ele parece fazer um pouco de barulho mecânico, mas a direcção é leve na mesma, em andamento nos primeiros 2 km +/- (quando o carro ainda está frio, não sei se isto tem alguma coisa a ver), a direcção está normal, mas a medida que vou andando, quanto maior a viagem a Direcção fica cada vez mais dura.

Alguém já teve algo semelhante, e em breve vou fazer a revisão normal do óleo/filtros e aproveito e vou trocar o óleo da direcção, mas temo que não resolva o problema :'(
 
Se reparares num carro que trabalhe a baixo da rotação normal a direcção está mais dura que quando a rotação sobe mesmo desengatado, ou seja, parado, verifica também a tua distribuição, a direcção assistida deve ter uma bomba de oleo também e pode estar ai a origem do problema, bomba de oleo ou distribuição. e faz com que o oleo não chegue a direcção, verifica isso e vai dando noticias.

Abraço
 
Se reparares num carro que trabalhe a baixo da rotação normal a direcção está mais dura que quando a rotação sobe mesmo desengatado, ou seja, parado, verifica também a tua distribuição, a direcção assistida deve ter uma bomba de oleo também e pode estar ai a origem do problema, bomba de oleo ou distribuição. e faz com que o oleo não chegue a direcção, verifica isso e vai dando noticias.

Abraço

A distribuição essa mudei-a a 1 ano, não deve ser daí o problema.
Também acho que o problema seja o óleo da direcção não chegar onde deve :S
 
Parece que mais ninguém teve o nosso azar.. O que faz com que dê um grande AVÉ à AUDI por não dar grandes problemas, ou problemas frequentemente... RESPECT !

Lá isso é verdade, o problema é que qualquer coisinha é logo uma fortuna. O meu até agora só dei um problema (bomba injectora com fuga de gasóleo) mas foram logo quase 300€. Agora está com este problema na direcção e tenho medo do que possa ser.
Um amigo meu tive um problema na direcção dum Range Rover e teve de reparar a caixa da direcção e foram 350€ :S
 
Lá isso é verdade, o problema é que qualquer coisinha é logo uma fortuna. O meu até agora só dei um problema (bomba injectora com fuga de gasóleo) mas foram logo quase 300€. Agora está com este problema na direcção e tenho medo do que possa ser.
Um amigo meu tive um problema na direcção dum Range Rover e teve de reparar a caixa da direcção e foram 350€ :S


espero que o teu mal não seja tão grande :S
 
Passados 3 meses lá venho eu desenterrar o tópico, pelo menos já trago a solução :p

O problema com o passar do tempo parece que tinha estabilizado (ou eu já me tinha habituado) apenas tinha a direcção um pouco dura e fazia um pouco de ruído coisa pouca.

Ora bem, em finais de Novembro / início de Dezembro levei o carro a Bosh para fazer a revisão (óleo e filtros) e comentei o problema com um mecânico, e ele respondeu-me assim "Isso deve ser a caixa de direcção, É algo que incomode muito a conduzir? se não for algo que incomode e não babar óleo deixa estar enquanto durar que reparar a caixa fica caro". Deixou-me logo assustado, mas como não babava óleo nem era algo que incomodasse muito (no inicio era pior mas depois até nem era incomodativo) lá fiz o que ele disse, deixei andar.

Até que este mês (dia 2) fui meter pneus novos e alinhar a direcção, e para meu espanto, o problema da direcção ficou completamente resolvido, já tenho a direcção leve como antes :O

Um conselho que dou a quem tiver algum problema parecido é alinhar a direcção em primeiro lugar, é barato e pode ficar logo resolvido.
 
Back
Top