Polaridade na ligação de colunas

Eu quando falo de coluna estou a falar do altifalante em si, que nos carros é as chamadas colunas coaxiais, eu normalmente chamo lhe colunas.

Se não é isso que estas a querer dizer também não sei. :)
 
Trocar a polaridade não estraga a coluna...
O movimento do cone da coluna é simétrico em relação ao ponto em repouso, por isso não há estrago. O mesmo já não se pode dizer da qualidade do som.
Se apenas uma coluna tem a polaridade trocada, o que acontece é que quando por exemplo a coluna esquerda está a mover o cone para fora a do lado direito está a mover para dentro e isso faz com que em algumas frequências o som de uma coluna anule o som produzido pela outra.
Se todas as colunas tiverem a polaridade ligada correctamente todos os cones se irão mover no mesmo sentido fazendo com que as ondas sonoras se somem.
 
Eu quando falo de coluna estou a falar do altifalante em si, que nos carros é as chamadas colunas coaxiais, eu normalmente chamo lhe colunas.

Se não é isso que estas a querer dizer também não sei. :)

E continuas a achar que não tem polaridade?

Tem + e -!

Nunca disse que estragava as colunas, a discordância era no facto de eu dizer NÃO! Não é alimentação AC! O rádio não suporta tensão Alterna, apenas contínua!... lol

- - - - - - - - - -

Trocar a polaridade não estraga a coluna...
O movimento do cone da coluna é simétrico em relação ao ponto em repouso, por isso não há estrago. O mesmo já não se pode dizer da qualidade do som.
Se apenas uma coluna tem a polaridade trocada, o que acontece é que quando por exemplo a coluna esquerda está a mover o cone para fora a do lado direito está a mover para dentro e isso faz com que em algumas frequências o som de uma coluna anule o som produzido pela outra.
Se todas as colunas tiverem a polaridade ligada correctamente todos os cones se irão mover no mesmo sentido fazendo com que as ondas sonoras se somem.

Nada a acrescentar! Correcto!...
 
E continuas a achar que não tem polaridade?

Tem + e -!

Nunca disse que estragava as colunas, a discordância era no facto de eu dizer NÃO! Não é alimentação AC! O rádio não suporta tensão Alterna, apenas contínua!... lol

- - - - - - - - - -



Nada a acrescentar! Correcto!...

Amigo eu nunca falei da tensão do rádio, eu estou a falar da tensão das saídas do rádio, são coisas diferentes, as colunas trabalham com AC, se não não tens som.

Se ligares todas as colunas (colunas simples, ou woofers), invertidos não vais notar diferença, em circuitos mais complexos como os cross-over e filtros é que vai ser diferente.
 
Amigo eu nunca falei da tensão do rádio, eu estou a falar da tensão das saídas do rádio, são coisas diferentes, as colunas trabalham com AC, se não não tens som.

Se ligares todas as colunas (colunas simples, ou woofers), invertidos não vais notar diferença, em circuitos mais complexos como os cross-over e filtros é que vai ser diferente.


Se ligares ao contrario vão tocar na mesma! Mas não é a mesma coisa!... ;)
 
E continuas a achar que não tem polaridade?

Tem + e -!

Nunca disse que estragava as colunas, a discordância era no facto de eu dizer NÃO! Não é alimentação AC! O rádio não suporta tensão Alterna, apenas contínua!... lol

- - - - - - - - - -



Nada a acrescentar! Correcto!...

A alimentação não é AC mas o som produzido é tensão alternada. Uma frequencia sonora reproduzida elétricamente é uma onda de tensão alternada, e a musica é um conjunto de várias frequencias sonoras reproduzidas em simultaneo.

Em relação a ter um + e - é apenas para que se liguem todas as colunas da mesma forma, pois seja corrente continua ou alternada a corrente segue sempre um sentido no condutor e o que acontece é que numa coluna a frequencia sonora tem amplitude positiva e na outra se tiverem invertidos os cabos a coluna vê o sinal de forma inversa, ou seja uma amplitude negativa. O resultado é que a frequencia anula-se pelas duas colunas.

- - - - - - - - - -

Amigo eu nunca falei da tensão do rádio, eu estou a falar da tensão das saídas do rádio, são coisas diferentes, as colunas trabalham com AC, se não não tens som.

Se ligares todas as colunas (colunas simples, ou woofers), invertidos não vais notar diferença, em circuitos mais complexos como os cross-over e filtros é que vai ser diferente.

Se as colunas forem ligadas sem filtros e todas invertidas não se nota diferença como disseste e bem, agora se uma delas tiver ligada ao contrário nota-se logo.
 
Back
Top