Poço às 3000rpm

Boas,

Constato desde há cerca de 1 mês que sempre que me aproximo das 3000rpm, e especialmente quando o motor ainda está frio, que o carro deixa de desenvolver como que entrando num poço durante 1s ou algo do género. Após este hiato volta a acelerar mas não com "aquela" pujança. Não tenho alarmes de espécie alguma pelo que suponho que o famoso VAGCOM não adiantará nada. Já desliguei a bateria para fazer reset à centralina mas não resolveu. Tenho umas válvulas xpto à saída do turbo (divert valves - não me lembro como se diz em Português) que requerem manutenção de tempos a tempos e pensei que pudesse ser disso. Estavam de facto algo secas mas coloquei massa e ficou tudo na mesma. Têm alguma ideia do que possa ser isto? Repito que não tenho nenhum alarme e o motor à medida que vai aquecendo parece que o problema vai diminuindo.
 
ja tive algo parecido, desde ai meti sempre ultimate diesel e deixou de fazer!! Nnc mais fez!! deduzi q tenha sido algo haver com o sistema de injecção. O carro nas 3000 rpm fazia um poço numa questao de nem 1 segundo e logo aseguir puxava bem... ja vai 2 anos q isso aconteceu!!

no vag-com nao acusava nada...
 
Isso é de puxar com o carro frio...
3000 mil rotações com o carro frio... o primeiro passo é mudar essa politica de utilização.
Quanto ao problema poderá ser a N75 a fazer desvios de pressão.
 
Isso é de puxar com o carro frio...
3000 mil rotações com o carro frio... o primeiro passo é mudar essa politica de utilização.
Quanto ao problema poderá ser a N75 a fazer desvios de pressão.
nao, se fosse isso entrava em safe e nao é o caso
 
MAF?

A minha B5 fazia isso entre as 2500 e 3000rpms... Velocidade de Ponta eram uns míseros ~180kms/h... fiz-lhe um LOG á MAF e descobri que tinha dado o que tinha a dar... MAF nova a bombar e ficou novo.

Tenta o mesmo, faz-lhe um LOG!

EDIT: que carro tens?
 
Last edited:
No V6 se o motor estiver frio tambem nao puxa a mesma coisa, penso ser mesmo proprio para nao avariar nada.

Resolução: deixar aquecer mais um tempo e depois sim pode-se calcar o acelarador á vontade.
 
Obrigado a todos pelas respostas e desculpem a demora mas não sei porquê não recebi nenhuma notificação e então pensei que ninguém tivesse respondido.

Antes de mais tenho um S4 de 2001, portanto um V6 biturbo de 265cv embora o meu tenha supostamente 320cv. Desde que os preços dos combustíveis dispararam estupidamente que só meto gasolina 98 do Jumbo, portanto de há uns 3 anos ou mais a esta parte. O que eu noto? "Apenas" uma significativa poupança na carteira sempre que abasteço e no final do mês. Nunca notei perca de rendimento com isso.

Respondendo aqui ao amigo que sugere que mude a minha política de condução tenho a referir o seguinte: tendo em conta que o regime máximo supera as 7000rpm não creio que 3000rpm seja "puxar" demasiado com o carro a frio e em qualquer caso, para ser mais preciso, o problema surge às 2800rpm que é quando o poço surge em todo o seu esplendor. Além disso sempre o levei até às 3000rpm nestes anos todos (a frio) e nunca observei este problema. Também quase nunca ultrapasso este regime a frio e devo dizer também que antes de chegar ao destino já abrandei durante tempo suficiente para "descansar" os turbos, pelo que acho que até sou bastante cuidadoso. Poderá ser desgaste de algum componente? Dos turbos? Não faço ideia mas menos de metade do regime máximo do carro não me parece na minha humilde opinião que seja puxar demasiado pelo carro.

Mas fazendo um pouco do historial, para que possam excluir eventuais causas, há uns poucos meses atrás andava com um problema bem mais grave (o carro pura e simplesmente não puxava mas tinha alarme de motor - perca de mais de 100cv), que também testemunhei por aqui e resolvi levar o carro ao famoso Sr. Fernandes que foi quem o preparou há uns bons anos. Bom, feito o diagnóstico lá tive de substituir uma série de peças, nomeadamente: sensores de temperatura (x4) e sondas lambda (x4), MAF, bobinas (x6) e velas (x6) e o carro voltou ao que era. Antes, e por minha alta recriação tinha substiído as tais válvuas que refiro de início.

Percebo pouco de mecânica pelo que realmente não sei o que é que o VAGCOM permite mas pensei que não havendo alarmes não pudesse ser muito útil... Ah!, e já agora o que é a N75?

Obg.
 
Back
Top