Boas. Como fui buscar o 'preto' à alemanha, veio com uns pneus dunlop (que ainda tenho que ir ver o modelo, peço perdão) 205/55 R16 91W (são pneus para neve). Com este pneus, sempre tive consumos bastante bons, entre os 4 e os 5 litros combinado (ando devagar, 90% do tempo, muita estrada). Andei com eles algum tempo, mas nunca seria definitivo (não sei as consequências de ter pneu de neve cá, como ando devagar nunca perdi o controlo do carro nem nada que se lhe pareça, mas nunca me pareceu 'natural'), então comprei há pouco tempo uns goodyear eagle f1 gs3 (mm medida), recomendados por um amigo com um golf. Posso jurar que, a fazer o mm trajecto e a mm vida de sempre, perdi quase 200 km por depósito com estas 'sapatos'. Isto é realmente possível? Estamos a falar de um aumento de 1 litro aos 100, sensivelmente, só pelos pneus.
Outra coisa que li foi que a sujidade de alguns filtros, etc, pode influenciar o consumo, o que me faz sentido. Ora o carro fez a revisão na marca há 17000 km atrás (16500 +- aquando da altura de mudar os pneus), e embora me tenham dito que só lá deveria voltar 30000 km depois (sensivelmente), vejo a malta aqui sempre a mudar óleo, etc de 15000 em 15000, e mesmo os óleos longlife a durarem pouco mais de 20000.
Portanto a questão principal é? Este aumento de consumo deveu-se à muda de pneus? Ou isso foi coincidência e o que realmente se passa é que o carro já precisa de manutenção? Ou talvez até ambos, também sei que os pneus, de facto, influenciam o consumo, não pensei foi que fosse tanto. E já agora, como é que influenciam? E o que perco com pneus mais 'poupados' em termos de segurança?
Obrigado desde já, sei que o post é longo.
Cmps.
PS: se houver info já no fórum sobre isto, por favor indiquem-ma, porque não encontrei especificamente o que queria.
Outra coisa que li foi que a sujidade de alguns filtros, etc, pode influenciar o consumo, o que me faz sentido. Ora o carro fez a revisão na marca há 17000 km atrás (16500 +- aquando da altura de mudar os pneus), e embora me tenham dito que só lá deveria voltar 30000 km depois (sensivelmente), vejo a malta aqui sempre a mudar óleo, etc de 15000 em 15000, e mesmo os óleos longlife a durarem pouco mais de 20000.
Portanto a questão principal é? Este aumento de consumo deveu-se à muda de pneus? Ou isso foi coincidência e o que realmente se passa é que o carro já precisa de manutenção? Ou talvez até ambos, também sei que os pneus, de facto, influenciam o consumo, não pensei foi que fosse tanto. E já agora, como é que influenciam? E o que perco com pneus mais 'poupados' em termos de segurança?
Obrigado desde já, sei que o post é longo.
Cmps.
PS: se houver info já no fórum sobre isto, por favor indiquem-ma, porque não encontrei especificamente o que queria.