Pneus: quão influenciam o consumo?

Boas. Como fui buscar o 'preto' à alemanha, veio com uns pneus dunlop (que ainda tenho que ir ver o modelo, peço perdão) 205/55 R16 91W (são pneus para neve). Com este pneus, sempre tive consumos bastante bons, entre os 4 e os 5 litros combinado (ando devagar, 90% do tempo, muita estrada). Andei com eles algum tempo, mas nunca seria definitivo (não sei as consequências de ter pneu de neve cá, como ando devagar nunca perdi o controlo do carro nem nada que se lhe pareça, mas nunca me pareceu 'natural'), então comprei há pouco tempo uns goodyear eagle f1 gs3 (mm medida), recomendados por um amigo com um golf. Posso jurar que, a fazer o mm trajecto e a mm vida de sempre, perdi quase 200 km por depósito com estas 'sapatos'. Isto é realmente possível? Estamos a falar de um aumento de 1 litro aos 100, sensivelmente, só pelos pneus.

Outra coisa que li foi que a sujidade de alguns filtros, etc, pode influenciar o consumo, o que me faz sentido. Ora o carro fez a revisão na marca há 17000 km atrás (16500 +- aquando da altura de mudar os pneus), e embora me tenham dito que só lá deveria voltar 30000 km depois (sensivelmente), vejo a malta aqui sempre a mudar óleo, etc de 15000 em 15000, e mesmo os óleos longlife a durarem pouco mais de 20000.

Portanto a questão principal é? Este aumento de consumo deveu-se à muda de pneus? Ou isso foi coincidência e o que realmente se passa é que o carro já precisa de manutenção? Ou talvez até ambos, também sei que os pneus, de facto, influenciam o consumo, não pensei foi que fosse tanto. E já agora, como é que influenciam? E o que perco com pneus mais 'poupados' em termos de segurança?

Obrigado desde já, sei que o post é longo.

Cmps.

PS: se houver info já no fórum sobre isto, por favor indiquem-ma, porque não encontrei especificamente o que queria.
 
Segundo sei, já existem constructores que lançaram no mercado pneus que dito por eles influenciarão o consumo (para menos, claro)...mas agora essa diferença toda :roll: :roll:, não me acredito que seja só dos pneus
 
E eu a pensar k estava a ficar maluko, pois desde k pus o goodyear f1 k notei um aumento de consumo de 1l/100klm, afinal nao sempre é dos pneus....
Fonix pra proxima ja nao ha f1 pro audi... he he he
 
Á homem....grande desenterranço para primeiro post :D :D :D :D :D

vai lá fazer um apresentaçãozita faxavori ;)




quanto a essa questão, além da influência dos pneus devido ao grip extra que os mesmos terão, também existem outros componentes na viatura que poderão ajudar ao aumento dos consumos...tipo filtros de gasoleo e de ar sujos etc. etc.
 
Pois tem razao quantos aos varios factores que podem influenciar o consumo alem dos pneus.
Mas os consumos subiram em cerca de 1 litro aos 100 klms nos dias logo a seguir a montagem dos pneus,
isto segundo o computador de bordo.
 
zeller disse:
Mas os consumos subiram em cerca de 1 litro aos 100 klms nos dias logo a seguir a montagem dos pneus,

C'um caneco! :eek: E com a mesmíssima pressão? Que esta tem influência sobre o consumo é ponto assente, agora que a marca do pneu possa também ter esta influência tão grande para mim é novidade. :S
 
cochinada disse:
C'um caneco! :eek: E com a mesmíssima pressão? Que esta tem influência sobre o consumo é ponto assente, agora que a marca do pneu possa também ter esta influência tão grande para mim é novidade. :S

se pensares um pouco vês que nao é assim uma novidade tao grande ..ha vários tipos de borracha certo? logo ha uns que agarram mais..outros menos ..alguns tipos de borracha tem um atrito maior, logo traduz-se numa maior dificuldade em colocar o carro em movimento ..logo temos que esforçar mais o motor para colocar o carro em movimento, logo os consumos aumentam ..
depois dizer se a diferença é grande ou pequena ..isso é muito relativo ..depende do pé de cada um ..ha malta que tem pés tipo blocos..depois dizem ah e tal o meu carro bebe muito .. lol
 
kriaxpatala disse:
Com este pneus, sempre tive consumos bastante bons, entre os 4 e os 5 litros combinado
...
Estamos a falar de um aumento de 1 litro aos 100, sensivelmente, só pelos pneus.

TuCa disse:
se pensares um pouco vês que nao é assim uma novidade tao grande ..

Tudo isso estaria e está muito correcto, só que estamos a falar de uma diferença de 20% a 25% a mais!
Para mim essa é que é a novidade mesmo muito grande. ;)
 
cochinada disse:
Tudo isso estaria e está muito correcto, só que estamos a falar de uma diferença de 20% a 25% a mais!
Para mim essa é que é a novidade mesmo muito grande. ;)

daí eu dizer que a alteração de consumo ...depende dos pés de cada um ..se calhar tu com as mesmas condiçoes ..poderia notar uma subida apenas de 2/3 % ou então ainda pior ! do que esses 25%

por exemplo ..exactamente o mesmo carro ..o mesmo tipo/marca de combustível/ o mesmo trajecto .. com um deposito cheio ja fiz 1100 km ..mas também já fiz 650 km (sempre nas mesmas condições, a condução é que era diferente)..depende da condução!!!
 
TuCa disse:
daí eu dizer que a alteração de consumo ...depende dos pés de cada um ..

Sim mas os pés do homem são sempre os mesmos. E pelo que percebi do que ele escreveu a coisa é consistente e não me parece que tenha alterado o estilo de condução, a menos que esteja enganado. Mas melhor que ninguém só ele para esclarecer.

kriaxpatala disse:
...Posso jurar que, a fazer o mm trajecto e a mm vida de sempre, ...
 
o meu trajecto tambem era o mesmo ..e a vida tambem sempre a mesma ..so que por vezes la punha o pé mais a fundo !!
 
Convem referir que a conducao é sempre a mesma e quase sempre em cidade e o mesmo trajecto, a pressao dos pneus nao é até porque tem azoto logo o consumo devia ser menor, convem tambem dizer k os pneus antigos eram os Dunlop Sp Sport9090, e agora os Good Year F1 com as mesma medidas.
Será k nao ha por ca mais ninguem com Good Year que tenha notado a diferença????
 
eu tenho f1 e antigamente tinha potenza re720.
não notei diferença nenhuma...
e um litro é um aumento muito significativo, só por causa dos pneus.
 
Back
Top