Pneus: Diferenças de radius e o seu impacto?

• Thread starter Thread starter Aussiephoenix
  • Data de Início Data de Início
A

Aussiephoenix

Guest
Boas.

tenho que confessar que ainda sou um bocado noob nestas coisas, mas durante uma conversa com um amigo meu, falou-se da influência que os vários tipos de pneus podem ter no comportamento de um carro.

por exemplo, de momento tenho 225/45/R17 no meu Cabrio, e ele dizia que se eu metesse uns pneus como os que homologados de origem 195/65/R15 Acabava por tornar o carro mais rápido em aceleração, pois sendo o radius da roda mais pequeno, o motor requer menor esforço para as rodar, e além disso ele diz que com as jantes de 17, tanto o conta kms como o velocimetro não marcam correctamente, pois estariam calibrados para as 15...

O que me dizem disto?

se tu nem baixo sabes tocar :lol: que é uma coisa bem simples :lol:
quanto mais perceberes da influencia que o raio/perimetro/peso tem no andamento do carro! :lol:

195/65/15
raio: 317.35mm
perimetro: 1993.34mm

225/45/17
raio: 317.15mm
perimetro: 1992.71

diferença do perimetro do pneu: -0.63mm ou -0.03%
aos 112km/h a tua velocidade é de 112km/h

a unica diferença que podes notar é o carro ser um pouco mais lento porque as jantes 17 são muito mais pesadas.
mas as vantagens em termos de comportamento em curva superar o pouco ou nada que perdes em acelaração!

mete uma repro e deixas logo de ter esse "problema"

Aussiephoenix disse:
Boas.

tenho que confessar que ainda sou um bocado noob nestas coisas, mas durante uma conversa com um amigo meu, falou-se da influência que os vários tipos de pneus podem ter no comportamento de um carro.

por exemplo, de momento tenho 225/45/R17 no meu Cabrio, e ele dizia que se eu metesse uns pneus como os que homologados de origem 195/65/R15 Acabava por tornar o carro mais rápido em aceleração, pois sendo o radius da roda mais pequeno, o motor requer menor esforço para as rodar, e além disso ele diz que com as jantes de 17, tanto o conta kms como o velocimetro não marcam correctamente, pois estariam calibrados para as 15...

O que me dizem disto?
diz ao teu amigo k percebe de pneus tanto como eu de cozer a maquina :lol: :lol: :lol: :lol:

fosgass és incapaz de levar com uma piada sem te picares todo! :o
já me insultas aqui e tudo!...não percebo essa tua raiva...
dei-me ao trabalho que responder á tua duvida correctamente, com dados exactos e numeros bem explicitos para não ficares com nenhuma duvida!

se quizeres experimentar as diferenças de andamento de jantes 15 versus jantes 17 eu empresto-te na boa as minhas jantes com pneus 205/60/15 para comparares o peso e andamento com 225/45/17!

mais não posso fazer!
se preferes continuar a insultar-me é na boa!

amstup disse:
fosgass és incapaz de levar com uma piada sem te picares todo! :o
já me insultas aqui e tudo!...não percebo essa tua raiva...
dei-me ao trabalho que responder á tua duvida correctamente, com dados exactos e numeros bem explicitos para não ficares com nenhuma duvida!

se quizeres experimentar as diferenças de andamento de jantes 15 versus jantes 17 eu empresto-te na boa as minhas jantes com pneus 205/60/15 para comparares o peso e andamento com 225/45/17!

mais não posso fazer!
se preferes continuar a insultar-me é na boa!

My bad. Estou um pouco nervoso hj. Obrigado pela explicação.

Aussiephoenix disse:
se eu metesse uns pneus como os que homologados de origem 195/65/R15 Acabava por tornar o carro mais rápido em aceleração, pois sendo o radius da roda mais pequeno, o motor requer menor esforço para as rodar, e além disso ele diz que com as jantes de 17, tanto o conta kms como o velocimetro não marcam correctamente, pois estariam calibrados para as 15...

O teu amigo tem razao sim senhor....

Pode nao ter a 100% mas esta la perto... Quanto maior for a jante mais diametro terá como é obvio, logo requer mais potencia para a fazer acelerar (arrancar p.e. 0-100).. Outra variante, e a medida dos pneus que consonte aumenta o R da jante tambem o pneu vai sendo mais largo, logo mais inercia o que traduz em menos potencia e mais consumo... (mas nada ques e note significativamente) A ultima parte da questao, o velocimetro, essa é a parte que nem pode estar certo, pois com jante 15 podes ter um erro de leitura e com 17 esse erro desaparecer e aproximar-se mais do real...

o que normalmente as marcas fazem é utilizar o % de altura do pneu para colmatar a diferença do R das jantes, ou seja, podes ter um pneu 225/40/R17 da mesma altura (leia-se do chao ao topo do pneu passando pelo centro) que um 185/70/R14 por exemplo ( nao sei se é se não, meramente um exemplo)...

por essa app que meteste ai, a diferença não é grande, mas existe... 800 (R17) vs 833 (R15) rotações por minuto.

quanto ao velocimetro, marca 100, tou a 103kms/h.

Vocês estão-se a esquecer do pormenor principal. Com jante maior e pneu mais largo maior é o atrito. Daí a maior rapidez com jante mais pequena.

maior consumo com pneu mais largo, pois mais atrito, mais potencia dissipada à roda, logo aumento ligeiro de consumo....

é só artistas! :lol:

para o meu 8L tenho dois jogos de jantes na garagem, que de vez em quando troco pela piada!

tenho as de origem em 15 (6,5kg) com 205/60/15 (8kg) peso total 15,5kg
tenho umas ekken em 17 (9,4kg) com 225/45/17 (9kg) peso total 18,5kg
3kg de diferença por jante.
eu não noto diferenças nenhumas em termos de consumos!
faço os mesmo trajectos e o malvado do carro teima em consumir o mesmo!
as 15 têm uma perca de motricidade incrivel e é dificil de meter os cavalos raçudos todos no chão!
com 17 o pneus como tem mais grip não patina e o carro salta para a frente sem patinar!

meus caros:
antes de mandarem postar para o ar meçam com uma regua as difrença reais em cms de 205 para 225 e venham cá dizer que essa minuscula diferença afecta negativamente os consumos!

ao passar de 15 para 17 o unico factor que influencia os consumos e performance é o peso!
e se ao fazer a passagem de 15 para 17 se mantiver ou reduzir peso total não vai haver desilusões!

cumps

img.jpg

Back