Perspectivar troca de suspensão.

Olá a todos,

Tenha preferencia por suspensões mais "duras ou sport", contudo acho a suspensão da minha B6 um pouquinho para além do limite de conceito "duro ou sport".

O modelo da minha Audi A4 B6 é o modelo Sport, embora saiba que trás uma suspensão adequada a este modelo, gostava de saber exactamente que molas e amortecedores tem, como é que consigo saber isso?
Caso recorra a um elevador para que possa olhar para as molas e amortecedores, há algum sitio especifico onde possa ler a referencia?

Não quero alterar a estética "baixa" da carrinha, mas gostava de ganhar mais conforto, principalmente para cidade.

Como sempre tive VW e Audis, sempre ouvi falar em Bilstein e na Koni FSD, enfim algo que me desse um pouco mais de conforto, mas que mantenha a dureza de uma suspensão Sport.


Já agora deixo aqui algo que vi aqui no forum,

ps: para esclarecer um pouco as duvidas aqui do forum sobre as diferenças de bilstein:
informações dadas pelo representante da bilstein em portugal:

1. seja o B4, B4 sport ou B6, nenhum é de espigão curto.... podem ter diferenças de curso, mas o espigão em si não é nem deve ser mais curto...
2. os B4 e B4 sport são amortecedores de substituição OEM, sendo que nenhum destes tem caracteristicas propriamente desportivas. a titulo de exemplo a diferença de um para o outro tem a ver com a taragem das molas com que o chassis trabalha, ou seja para uma A4 trendline (suspensão normal) o aconselhado é B4, para uma A4 sline ou sport (suspensao rebaixada) o aconselhado é B4 sport, pois ambas estas 2 opçoes são alternativas aos amortecedores OEM!
3. bilstein B6 são amortecedores desportivos (amarelos) para chassis OEM, não são para rebaixar os carros, eventualmente podem ser aplicados em chassis normal ou sport, mas não são propriamente indicados para rebaixar. têm sim um nivel de dureza superior aos B4's.

Qual é a vossa opinião?

Obrigado.
 
Last edited:
eu tenho amortecedores s-line e molas eibach prokit...

e està muito fixe... a altura ficou igual , mas ficou mais confortavèl.... ;)

è uma boa soluçao as molas eibach prokit 35mm.. sem gastar muito dinheiro...
 
boas se queres manter as molas, põe os bilstein B4 sport de espigão curto e ficaras satisfeito ..... :p
 
Boas Pedro.

eu tenho amortecedores s-line e molas eibach prokit...

e està muito fixe... a altura ficou igual , mas ficou mais confortavèl....

è uma boa soluçao as molas eibach prokit 35mm.. sem gastar muito dinheiro...

No meu anterior carro tinha essas molas, e acho surpreendente teres ficado com mais conforto depois de as colocares, o que me leva a querer que nada ha mais duro que as que vem de origem nas nossas B6 (S-Line e Sport).

boas se queres manter as molas, põe os bilstein B4 sport de espigão curto e ficaras satisfeito .....

Dias nao ha espigão curto e espigão longo, lê este email do responsável da Bilstein.

ps: para esclarecer um pouco as duvidas aqui do forum sobre as diferenças de bilstein:
informações dadas pelo representante da bilstein em portugal:

1. seja o B4, B4 sport ou B6, nenhum é de espigão curto.... podem ter diferenças de curso, mas o espigão em si não é nem deve ser mais curto...
2. os B4 e B4 sport são amortecedores de substituição OEM, sendo que nenhum destes tem caracteristicas propriamente desportivas. a titulo de exemplo a diferença de um para o outro tem a ver com a taragem das molas com que o chassis trabalha, ou seja para uma A4 trendline (suspensão normal) o aconselhado é B4, para uma A4 sline ou sport (suspensao rebaixada) o aconselhado é B4 sport, pois ambas estas 2 opçoes são alternativas aos amortecedores OEM!
3. bilstein B6 são amortecedores desportivos (amarelos) para chassis OEM, não são para rebaixar os carros, eventualmente podem ser aplicados em chassis normal ou sport, mas não são propriamente indicados para rebaixar. têm sim um nivel de dureza superior aos B4's.


Continuando, na altura que tinha o meu VW já me diziam maravilhas da suspensão Bilstein, pelo que tenho lido pelos vistos as B4 são as mais indicadas para o que procuro, onde existe o modelo normal e Sport.
Agora nao sei se o meu carro é considerado rebaixado, de qualquer das formas as B4 servem de substituição dos nossos amortecedores que trazem de origem.

A duvida permanece, sentirei realmente diferenças? Como não quero mexer na altura da carrinha, estes não me vão alterar este aspecto? Ou será melhor passar para outras molas, como o Pedro diz?

É como vos digo, prefiro suspensões mais "duras", mas esta da B6 a meu ver é desconfortável, principalmente em cidade, sente-se qualquer irregularidade do asfalto.

:)


Obrigado a todos pela ajuda.
 
Last edited:
simples quiseres gastar euros pões B6 se não pões os b4 sport que já ficas bem servido e e material equivalente a origem se não for mesmo original :)



há a dois tipos de b4 sport de espigão curto e os versão standard
abraço
 
simples quiseres gastar euros pões B6 se não pões os b4 sport que já ficas bem servido e e material equivalente a origem se não for mesmo original

A questão aqui não é trocar por exemplo por desgaste das que tenho, a situação é mesmo conseguir ter algo que seja essencialmente mais confortável e pelo que fui lendo as B6 são mais duras que as B4....
 
simples quiseres gastar euros pões B6 se não pões os b4 sport que já ficas bem servido e e material equivalente a origem se não for mesmo original

A questão aqui não é trocar por exemplo por desgaste das que tenho, a situação é mesmo conseguir ter algo que seja essencialmente mais confortável e pelo que sei as B6 são mais duras que as B4....
 
eu tenho molas eibach sportline e amortecedores sachs pro-damper mas estão nas ultimas os seguintes serao bilstein B4 SPORT
 
Hoje dirigi-me ao representante da KONI aqui no Porto mais propriamente em Matosinhos e coloquei a minha questão.
Que desejava manter o aspecto original Sport (mais baixa) da carrinha mas aumentar o conforto, foi-me então proposto os KONI FSD e manter as molas de origem, porque são as molas que lhe dão a altura e não os amortecedores.

Antes de ir a oficina dos representantes troquei alguns emails com o responsável ao qual me informou:

No seguimento da sua consulta que agradeço, pelo descrito, e no caso de não efectuar uma condução “desportivamente agressiva”, a versão KONI FSD, amortecedores sem reparação mas com afinação automática, é aquela que melhor se enquadra no pretendido, não necessitando de substituir as molas originais, isto no caso de estas se encontrarem em bom estado, mantendo deste modo a altura ao solo da viatura.

O preço dos 4 amortecedores é de 831,00€ + IVA, sendo sobre este, no âmbito da campanha que estamos a levar a efeito, concedido um desconto de 40% (valor final c/IVA incluído = 613,47€) + 80€ mao de obra e alinhamento.

No entanto enquanto falava-mos meteram-me a carrinha numa maquina para testar a saude da minha suspensão, ao qual me dizem que estava em 80% ou seja valores muito bons.

Contudo esperava que me fosse dito que os FSD eram os amortecedores que eu procurava, mas são cerca de 700€, mas a duvida continua... compensará o valor a pagar pelos mesmos? Notar-se-a mesmo assim tantas diferenças?

Amanha irei a outro local de referencia aqui no Porto (Jorge dos amortecedores) colocar as mesmas questoes e ver o que me dizem, irei agora questionar sobre os Bilstein B4 (pelo que dizem os mais confortáveis) e tentar perceber onde está a solução, se na troca dos amortecedores que pelos vistos estão em muito boas condiçoes, ou a troca de molas (mas que não me altere a altura ao solo)... enfim ainda não estou convencido!!
 
A minha tem suspensão normal, com os respectivos molas e amortecedores OEM.
Um grande amigo meu tem a suspensão sport, com os respectivos moleas e amortecedores sport OEM.

Também tive muitas dúvidas como tu:
- Não gostava do rolar da sport, demasiado duro.
- Não gostava da minha OEM, demasiado mole.

Fui para a solução mais em conta, e acabou para mim por ser a melhor:
Mantive as molas e comprei os blistein B4 Sport.

Ficou um pouco mais dura e firme, mas dentro do confortável que pretendia.
Acho que nem 400€ gastei. Seis meses depois estou muito satisfeito.
 
A minha tem suspensão normal, com os respectivos molas e amortecedores OEM.
Um grande amigo meu tem a suspensão sport, com os respectivos moleas e amortecedores sport OEM.

Também tive muitas dúvidas como tu:
- Não gostava do rolar da sport, demasiado duro.
- Não gostava da minha OEM, demasiado mole.

Fui para a solução mais em conta, e acabou para mim por ser a melhor:
Mantive as molas e comprei os blistein B4 Sport.

Ficou um pouco mais dura e firme, mas dentro do confortável que pretendia.
Acho que nem 400€ gastei. Seis meses depois estou muito satisfeito.

Se bem entendi montaste os Bilstein Sport, mas ficas-te com as molas OEM standard... não as Sport correcto?
O probema é que eu nao quero abdicar da altura ao solo, nao a gosto de ver alta... :(

Gostava de saber é como é que ela fica com as molas Sport, com os Bilstein Sport :)

Obrigado por partilhares a tua experiência ;)
 
Ora bem... cá vai algumas das conclusões: :)

Como já vos disse passei na KONI (representante no Norte) e coloquei a minha questão,

Expliquei que gostava de alterar a minha suspensão (molas ou amortecedores ou ambos) de forma a ter mais conforto, mas sem alterar a altura da carrinha ao solo (look rebaixado, características da suspensão Sport OEM).

Posto isto, o representante diz-me,

Representante - Para não alterar a altura ao solo terá que deixar as molas de origem e colocar uns amortecedores KONI FSD que se ajusta ao tipo de piso, porque o que determina a altura ao solo são as molas e não os amortecedores.

Eu - Mas acha que os amortecedores FSD me darão o conforto que procuro mantendo as molas Sport OEM?

Representante - Sim, aquilo ajusta-se ao piso ficando mais mole ou mais duro mediante o piso.

Orçamento: 750€ - Montagem amortecedores KONI FSD + mão de obra + alinhamento, relembro que os amortecedores seriam montados com as minhas molas de origem Sport.

Resumindo, na Koni garantiram-me que ficaria com o carro mais confortável com os FSD, mantendo as minhas molas (altura ao solo).
Mas confesso que não fiquei muito convencido e continuei a minha pesquisa... até porque já íamos em 750€.


Dirigi-me a uma casa de referencia aqui no Porto, Jorge dos Amortecedores,

Aqui foquei-me essencialmente sobre os Bilstein.

Eu - Falaram-me que os B4 são a melhor opção para o que procuro, busca de conforto.

Representante - Voçê pode por os amortecedores que quiser que enquanto não alterar as molas não vai ter o que procura.

Eu - Esta-me a dizer que então a solução não passa apenas pela alteração dos amortecedores mas também pelas molas?

Representante - O conforto ou a dureza depende essencialmente de dois factores, molas e amortecedores, sendo que no seu caso a solução está na troca das molas e não dos amortecedores, tendo em conta que eles estão ainda em bom estado, tem apenas um senão... a tal altura ao solo que não quer perder.

Eu - Mas então os Bilstein não me resolve o problema juntamente com as minhas molas?

Representante - Não, tendo em conta que os Bilstein são novos, terão sempre mais pressão do que os que tem montados no seu veiculo, serão mais duros, logo menos conforto. A solução no seu caso passa por tirarmos os seus amortecedores, recarrega-los garantindo que ficam equilibrados e prontos para mais uma serie de quilómetros.
Não faz sentido comprar novos amortecedores, quando tem uns no seu veiculo que são recarregáveis e que ficam como novos depois deste processo, para a resolução do seu "problema" passa por colocar os seus amortecedores já recarregados com umas molas de maior cursor (molas standard), terá conforto que procura sem por em causa a estabilidade do veiculo.

Eu - No meu veiculo anterior, tinha molas Koni Sport com Eibach Pro Kit e quando alterei as molas para as originais, senti isso mesmo, equilíbrio entre desportivo e conforto, ai sim consegui o que procurava, porque anteriormente sentia-o muito duro, embora esteticamente tivesse ficado a perder.
Então quer dizer que não tenho forma de obter conforto mantendo a altura da carrinha?

Representante - Escusado dizerem-lhe que consegue, porque a solução passa essencialmente pela alteração das molas.

Aqui foi-me dito o que não queria ouvir :), que a solução passava pela alteração das molas, por umas mais altas, coisa que já se tinha passado comigo anteriormente, mas desta vez queria evitar, pois gosto mais da carrinha assim, baixa.
Contudo, como já resultou no meu anterior veiculo fiquei convencido, mas é algo que quero evitar e gostava de acreditar que o representante da KONI tem razão quando diz que terei o conforto que procuro apenas com os FSD, mantendo a altura ao solo.

Depois passei na AUDI.

Coloquei novamente a minha questão e com o numero do chassi verificou-se que o que tenho na minha carrinha é realmente a suspensão desportiva "mais dura". Como solução deram-me tambem a alteração das molas, isto com material OEM.
Entretanto para poder manter a altura, sugeriu-me molas PROGRESSIVAS (material não OEM), caso que desconheço... funciona um pouco como os FSD da KONI... molas que se ajustam um pouco ao tipo de piso, tem um comportamento diferente das molas convencionais... foi o que me explicaram.. é do vosso conhecimento?

Resumindo, gostava de acreditar que apenas a alteração dos amortecedores por outros me resolvia o problema, mas começo a pensar que só com a alteração das molas o conseguirei... ou então poder experimentar uns FSD.. ver para acreditar!!


Nao está facil :mad:
 
Last edited:
Back
Top