Perguntas sobre audi a4 b6 1.6 de 2001

Caro Epic S4,

O meu pai tem um Audi A3 8L de 2000 com esse motor (1.6 101cv), eu ando com ele quase todos os dias. É um motor fiável (se bem tratado) mas em contrapartida tem alguns problemas.

A potência é mais que suficiente para o utilizador comum, na minha opinião. No entanto, para alguém que procura mais performance do que conforto, é o motor errado. Tem umas boas acelerações, especialmente a partir das ~3000RPM parece que ganha outra alma. O top speed não é muito elevado, de ponteiro deverá passar os 200kmh (nas minhas mãos nunca o fez) mas na realidade não passa dos 200. Já levei o carro praí a 160kmh mas comecei a sentir já o carro a tremelicar muito; todavia creio que esse tremelicar se deve a outros problemas no carro. Se procuras um automóvel que tenha alguma potência para não desiludir no dia-a-dia, serve perfeitamente.

Os consumos são elevados. A média mais baixa que já fiz (calculada à mão) foi de 8,5 e com cuidado no pé.. Condução despreocupada faz-se uns 9/10, se andares aí a galgar sobe bastante mais se for preciso. Se procuras um carro económico, mais vale optares por outros caminhos.

A nível de fiabilidade, este motor já tem provas dadas de robustez mas se os cuidados não forem tomados ele começa a dar problemas e dos graves. Usar sempre um óleo que cumpra as normas da VW (502.00 se não me engano) é importantíssimo. De igual importância é também não andar aí a queimar pneu com o motor a frio. O bichinho cá de casa já leva 230.000 km mais ou menos, e o meu pai nunca teve muitos cuidados com ele, era um Manel GT que tratava do carro e nem se sabia que óleo andava ali dentro. Recentemente começámos a ter isso em atenção mas foi tarde demais. Os segmentos do carro estão nas lonas (e possivelmente outras coisas), e como a reparação é uma coisa cara estamos mesmo a pensar em arranjar outro motor para enfiar lá dentro.

Espero ter ajudado,

Abraço

EDIT: Só vi agora que o primeiro Post desta Thread foi em 2011 xD
 
Last edited:
Boas, desculpem desenterrar o topico mas a sempre pessoal que procura a mesma informacao que o user que o abriu, muito sinceramente eu nao sei se voces falam com factos concretos ou è apenas historias que ouvem, eu tenho o mesmo carro que ele cria comprar, exactamente nas mesmas condicoes, comprei com 157 mil mas com algum desgaste interior que leva a querer que teria mais, o que è certo e que nem me preocupei e comprei igual, hoje ainda o tenho ja quase a bater os 300 mil e nuna deu um unico problema naquele motor, levou um sensor de temperatura da agua e agora vai levar apoios por culpa minha. De resto nunca falhou um unica vez e anda todos os dias uns bons kms, em AutoEstrada raramente baixa dos 180 e sim ele da 200/210 o que serve perfeitamente, obvio que a esta velocidade podes preparar qu vais a gastar uns 13L aos 100 mas em termos de seguranca, nao tenhas medo nem se mexe sentes te seguro, e em media de 80/100 ja consegui uns ridiculos 6L por isso nao sei que motores 1.6 voces conhecem mas nao devem ser o do A4 de certeza e em relacao ao 1.8T claro se es tuning e queres andar a medir potencia compra isso mas preparate para pagar o dobro de IUC e etc
 
Back
Top