Perda de G12

Bom dia pessoal,

De há uns tempos para cá o carro vem perdendo G12 muito lentamente, em cerca de 4000km passou do traço de MAX para 1 dedo abaixo do mesmo, há uns tempos troquei o sensor de temperatura do motor mas nao consigo ver vestigios de fuga. Fiz o teste de pressão ao circuito de refrigeração mas disseram-me que não havia nenhuma fuga, tenho esperado para ver se agrava ou se algum sintoma extra dá de si. Pega bem há primeira, não tem perdido mais agua do que perdia, continua com a mesma força que tinha, não passa dos 90º, os tubos têm a mesma pressão a frio e a quente. A minha duvida é esta, como posso ter mesmo a certeza que o problema é da junta sem abrir o motor? Existe algum tipo de despistes que se costume fazer antes de partir para a abertura e reparação do motor? Não era suposto a situação agravar-se? perder cada vez mais G12? misturar etc etc?

Estamos a falar de um B6 130cv motor AVF com 227.000KM de 2003.

Abraço
 
Last edited:
dizes que "não tem perdido mais agua do que perdia" mas já tiveste algum problema de fuga antes?
 
Tenho vindo a controlar a uns tempos porque este problema persiste há uns meses, e a ultima vez que fiz a revisao ao carro pus ao nivel, fiz o teste de pressão na altura mas nada foi identificado. O que me intriga é que desde que tive esse problema com o sensor de temperatura que isto acontece, mas também pode ser mera coincidência. Agora o que me aconselharam foi a esperar que o carro começasse a ter outro tipo de sintomas ou que a fuga se tornasse maior. Decidi postar aqui para ter algum tipo de feedback sobre como agir nesta situação.

Outra questão, se fosse fuga na junta o teste de pressão não o mostrava?
 
Sensor de temperatura que fica na parte de trás do motor correcto?

- - - - - - - - - -

Também ja lhe tinha mudado o termostato porque nao atingia os 90º mas já foi há 2 anos quase, neste caso o carro acelarava sozinho etc etc.
 
Sensor de temperatura que fica na parte de trás do motor correcto?
sim é esse... vê com atenção se não tem realmente humidade, retira a ficha para veres melhor, eu já tive uma fuga por ai, não é fácil de ver, conclusão, trocaram o sensor mas não o oring..
 
Fiz o teste de pressão ao circuito de refrigeração mas disseram-me que não havia nenhuma fuga

Verifica o estado do tubo de refrigeração metálico que dá a volta a metade do motor e a sua junta. Geralmente só apresentam sinais de fuga quando expandem.
Aconteceu no meu carro, são fugas de liquido de refrigeração muito difíceis de serem descobertas, mesmo com testes de pressão. Só foi detectado um ano após começarem os sintomas. Trocaram-me a tubagem e nunca mais perdeu coolant.

- - - - - - - - - -

Não era suposto a situação agravar-se? perder cada vez mais G12? misturar etc etc?

Como a fuga se mantém constante, o coolant deve estar a sair em conta gotas por alguma componente metálico.
Se não detectas sinais de colorante na bomba de água nem no interior do carro, verifica à volta do bloco do motor pelo tubo metálico que indiquei. Se a fuga for daí, deverás encontrar uma área húmida onde não seria suposto.
Atenção, faz a verificação com o motor desligado e frio ;)

- - - - - - - - - -

Podes andar assim anos sem te danificar nada para além do ponto de fuga existente, desde que reponhas sempre o nível de liquido de refrigeração. Quem me vendeu o carro andou assim 2 anos e eu andei por mais um ano até verdadeiramente se descobrir a razão.
 
Obrigado Kenzo, é de facto uma situação que me começa a irritar porque parece que perco a confiança no carro de fazer viagens etc, o que é facto é que passam-se meses e a situação mantém-se exactamente na mesma, sem tirar nem por. Vou tentar então verificar esse tubo de que falas, suponho que terei de tirar a proteção de cima certo ?
 
Sim, retira a tampa de plástico e leva uma lanterna, a luz natural pouco chega ali.
Este problema ocorre em muitos 1.8T, tanto que trocaram o tubo e sua falange inicial para uma versão melhorada.
Julgo que paguei cerca de 250 euros com material e mão de obra num concessionário Audi. Quanto aos restantes motores, não sei quanto possa custar a reparação.
 
Sim, retira a tampa de plástico e leva uma lanterna, a luz natural pouco chega ali.
Este problema ocorre em muitos 1.8T, tanto que trocaram o tubo e sua falange inicial para uma versão melhorada.
Julgo que paguei cerca de 250 euros com material e mão de obra num concessionário Audi. Quanto aos restantes motores, não sei quanto possa custar a reparação.
a que tubo te referes e falange, que trocaram para uma versão melhorada? e já agora para que motor 1.8T?
 
a que tubo te referes e falange, que trocaram para uma versão melhorada? e já agora para que motor 1.8T?

Inicialmente era uma peça única, quando foi a substituir passou a duas peças (tubo + falange). O tubo metálico encontra-se logo abaixo da junta do colector de admissão no motor e atravessa toda a frente do motor desde a esquerda até meio do lado direito.

Motor APX e penso que o BAM também.
 
Inicialmente era uma peça única, quando foi a substituir passou a duas peças (tubo + falange). O tubo metálico encontra-se logo abaixo da junta do colector de admissão no motor e atravessa toda a frente do motor desde a esquerda até meio do lado direito.

Motor APX e penso que o BAM também.
pois bem me parecia que isso se resumia apenas as motores transversais..
 
Bom Dia,

Desculpem estar a desenterrar um topico com um ano, em todo o caso, o problema foi persistindo até que a semana passada troquei a minha distribuição, e de facto vim a constatar que o problema estava na bomba de agua que tinha uma pequena fuga.

Obrigado
 
Back
Top