Bom dia.
Tenho um A3 1.9 tdi 130cv de 2001 com 303 mil km. Anteontem ao chegar à garagem verifico uma macha transparente de líquido no chão vinda da zona por debaixo da embraiagem (lado esquerdo do condutor). Abri o capot e verifiquei a existência de líquido por cima da caixa de velocidades, mais ou menos por debaixo do depósito do óleo de travão. Verifiquei o nível deste último e está tudo conforme.
Depois fui ver o anticongelante e estava mesmo no mínimo pelo que depreendo que aquele líquido é o anticongelante. No entanto, não consigo identificar de onde perde exatamente o anticongelante, mas quase de certeza não é pela tampa do depósito pois estava seca e a mancha no chão é do lado oposto. Repôs o nível ontem à noite e hoje de manhã fui verificar e desta vez não perdeu líquido e o nível está ok.
Estive a pressionar os tubos por onde circula o líquido e constato que sai ar no depósito do anticongelante. Isto é normal?
Retirei a tampa por onde se coloca o óleo do motor e não vejo qualquer sinal esbranquiçado que poderia indicar presença de água (acho eu). A temperatura também nunca passa dos 90ºC, mas isso pode não querer dizer nada.
Acham que pode ser sintomas de problemas mais graves na cabeça do motor, juntas, etc?
Lá terei que o levar ao mecânico!
Obrigado
Tenho um A3 1.9 tdi 130cv de 2001 com 303 mil km. Anteontem ao chegar à garagem verifico uma macha transparente de líquido no chão vinda da zona por debaixo da embraiagem (lado esquerdo do condutor). Abri o capot e verifiquei a existência de líquido por cima da caixa de velocidades, mais ou menos por debaixo do depósito do óleo de travão. Verifiquei o nível deste último e está tudo conforme.
Depois fui ver o anticongelante e estava mesmo no mínimo pelo que depreendo que aquele líquido é o anticongelante. No entanto, não consigo identificar de onde perde exatamente o anticongelante, mas quase de certeza não é pela tampa do depósito pois estava seca e a mancha no chão é do lado oposto. Repôs o nível ontem à noite e hoje de manhã fui verificar e desta vez não perdeu líquido e o nível está ok.
Estive a pressionar os tubos por onde circula o líquido e constato que sai ar no depósito do anticongelante. Isto é normal?
Retirei a tampa por onde se coloca o óleo do motor e não vejo qualquer sinal esbranquiçado que poderia indicar presença de água (acho eu). A temperatura também nunca passa dos 90ºC, mas isso pode não querer dizer nada.
Acham que pode ser sintomas de problemas mais graves na cabeça do motor, juntas, etc?
Lá terei que o levar ao mecânico!
Obrigado