Pedido de Ajuda - Transplante de Medula Óssea

E-mail recebido de um amigo ;)

Olá,
Venho por este meio pedir a vossa colaboração numa luta que está a ser um tanto quanto difícil para mim e para a minha família.

Tenho um primo chamado Tiago Rocha, de 24 anos a quem foi diagnosticado leucemia. Por mais de oito meses tem recebido tratamentos no IPO ( junto ao ISEP, onde eu estudo) e, graças a Deus, eles têm tido resultados positivos na saúde dele.
No entanto, ele necessita de um transplante de medula óssea. Sendo assim, apelo à vossa boa vontade, pedindo que façam um teste de compatibilidade de medula. Para tal basta fazerem uma recolha de sangue de acordo com os requisitos que descrimino mais em baixo. Se não sentirem vontade ou capacidade de fazer o teste, peço-vos que reenviem este e-mail para contactos vossos de forma a facilitar o processo de encontrar um dador compatível.

Desde já agradeço o tempo dispensado a ler o e-mail e novamente, apelo à vossa boa vontade.
Cumprimentos e um Muito Obrigado,


Nuno Teófilo P. A. Fernandes.


Requisitos para ser dador:
- Idade compreendida entre 18 e 45 anos.
- Peso superior a 50Kg.
- Condição saudável.

Local para realização do teste:

- Hospital S. João, Pavilhão Maria Fernanda.
 
alguem sabe da veracidade disto ?

é que todos os dias recebo mails do genero a pedir para enviar para os amigos.
 
PAM disse:
alguem sabe da veracidade disto ?

é que todos os dias recebo mails do genero a pedir para enviar para os amigos.

esté é verdadeiro ;)

não conheço o doente mas conheço familia ;), no caso, esse Nuno Fernandes ;)
 
DMC disse:
se nao é verdade para este, é verdade para muitos outros. Que interessa quem vai ser ajudado? o que interessa é ajudar.

sim duarte, isso ja eu tinha percebido...
mas ja ouvi historias em k era so pra angariar pessoas pra serem dadores de medula... acho k isso mau, mas cada um luta com as armas k tem, ou k arranja...

e da consciencia de cada um ajudar ou nao...
 
Guardiao disse:
mas ja ouvi historias em k era so pra angariar pessoas pra serem dadores de medula... acho k isso mau

compreendo onde queres chegar, mas com a vigarice toda que anda neste mundo, essa "vigarice" é a que me preocupa menos :D :D
 
Já estou inscrito há 4 anos. E sou dador de sangue há quase 23 anos (quase 40 dádivas).

É pena que as pessoas só se lembrem destas coisas quando há alguém conhecido (familiar, amigo) a precisar de sangue ou de medula óssea.

Desejo as melhoras do rapaz...
 
é de louvar a todas as pessoas que possam ajudar...

tb eu ja tive leucemia e anciei por um transplante de medula ossea.. nunca cheguei a arranjar nenhum dador, tendo os meus pais procurado por bancos em todo o mundo....

felizmente tive uma melhoria subita de saude que nunca ninguém soube explicar, e não cheguei a necessitar do transplante.

Hoje aqui estou eu. Muitas crianças que brincavam cmg no hospital, "iam-se embora para casa porque ja estavam melhores", eram as palavras da minha minha mãe para me encorajar... agora percebo que se iam embora mas nao era para casa, e nao era porque estavam melhores..

Não posso ser dador de sangue, muito menos de medula, mas deixo o apelo em nome de quem necessita, ou possa vir a necessitar.

AJUDEM, NÃO CUSTA NADA!

P.s. Desculpem o testamento, mas são asuntos que ainda hoje nao me deixam ficar indiferente, porque já os senti na minha pele...

Jokapik
 
É sempre de louvar todas as pessoas que decidem ajudar...
em junho (estou de férias) vou-me iscrever como dador, por todos e também por mim e pelos meus,
nunca se sabe o futuro
Abraço ;)
 
Não custa nada um gajo inscrever-se no Registo Nacional de Dadores de Medula Óssea. Já estou inscrito há meia dúzia de anos e sei que não sou compatível com este rapaz (Tiago Rocha). Se fosse, já me tinham chamado.

Vão lá... custa menos que dar sangue.

;)
 
Retirado de um folheto informativo do CEDACE - Registo Português dos dadores de Medula Óssea.

Ser dador de medula óssea é uma opção para doar vida.

Contamos consigo para participar no Registo Português de Dadores de Medula Óssea (CEDACE) como potencial dador de medula óssea.

O primeiro objectivo do CEDACE é encontrar dadores voluntários que desejem doar medula óssea a doentes que podem ser curados pela transplantação de medula.

Se quiser participar neste programa, o CEDACE determinará o seu grupo de sangue tecidular (chamada tipagem HLA). Este teste permite avaliar a compatibilidade entre os tecidos humanos, entre o potencial dador e o doente ante deste poder vir a receber medula óssea de um doador.

A determinação tecidular requer a colheita de um pouco de sangue da veia do braço (mais ou menos 20 ml). A colheita deste sangue não levanta problemas de maior, a não ser uma ligeira impressão no local da picada.

Como deve compreender, este registo e a tipagem de HLA, são apenas a primeira etapa na doação de medula óssea. No computador ficam registados os seus dados pessoais e a tiapgem HLA, e a informação de que é um possível dador de medula óssea. No caso de aparecer um doente que tenha consigo compatibilidade de tecidos, necessita fazer mais uma pequena colheita de sangue para mais testes de compatibilidade, um exame médico e só depois será feita a colheita de medula óssea.

Para obter medula óssea, necessita-se de uma breve hospitalização para uma colheita sistémica. A cada passo deste processo ser-lhe-á dada informação sobre o que se vai passar e tem sempre a oportunidade a qualquer momento de continuar ou desistir.

O registo não lhe vai trazer benefícios directos, contudo, é uma tentativa para, encontrar um dador de medula óssea que pode salvar a vida de uma pessoa, mesmo não familiar.

Pode, em qualquer altura, desistir da sua participação CEDACE. Essa decisão, qualquer ela que seja, nunca afectará a relação com o CEDACE.
 
Back
Top