Passat variant 1.9tdi (130cv): consumos elevados

Sim mas nao dispara assim tanto os consumos, acho eu... Eu digo isto porque a minha b6 esta com o termóstato aberto, anda sempre em torno dos 50/60ºC e faço médias de 4.8/5.0...

Mas liga o vag nisso e ja ficas a ver, se bem que se for um tubo de vácuo pode não dar erro...

A propósito, alguém sabe se é fácil mudar o termóstato num AWX? Eu queria mudar na minha agora revisão, meter G12 fresquinho (estava a pensar em febi) mas nao sei se aquilo é fácil lá chegar. Ja estive a ver e aquilo fica assim um bocado escondido por baixo do alternador :/

Como disse anteriormente, levei a carrinha recentemente para diagnóstico electrónico e verificaram os valores dos injectores, egr e maf e estava tudo bem. Se for anomalia no catalisador dá erro no VAG? terei que tb ver isso do tubo de vácuo.

Já agora, estou deverás agradecido com o contributo de todos vocês em me ajudarem a identificar o problema.
 
Boa Tarde - UPDATE DA SITUAÇÃO:

Então ontem fui à MELVAR, dado que fica perto da minha casa e porque estavam a oferecer um CHECK UP gratuito e Lavagem do carro.

Gostei do atendimento e da simpatia. Perguntaram se queria acompanhar o Check-up e lá fui eu. Ligaram a carrinha ao VAG e confirma-se que não tem registo de avarias. Verificaram a existência de fugas de óleo e gasóleo e nada. Está toda limpinha por baixo. Os apoios da caixa tb estão em bom estado. A única coisa que foi apontada foi que tinha consumido um pouco de óleo (normal para este tipo de motor - menos de 0,5litros em 8000km).

O mecânico que viu a minha carrinha disse-me que relativamente aos consumos elevados que eu deveria mandar verificar o filtro de ar (quando muito sujo parece que influencia muito os consumos) e quanto ao facto da temperatura estar por vezes nos 80º tem que ver com o funcionamento de uma ventoinha e que é perfeitamente normal. Relativamente ao tremer do motor no arranque e em 2ª (estou convencido que o volante do motor deve estar a dar o berro...mas ainda é suportável) aconselhou-me a substituir a Valvolina e verificar se o sintoma desaparece ou se reduz.

Enfim, fiquei mais descansado quanto aos consumos elevados. Por isso, vou mandar verificar o filtro de ar (que eu tenho umas mãozinhas que só servem para desmontar coisas....)e as tubagens e se calhar fazer a revisão mais cedo e pronto. Depois se verá!

Agora fiquei curioso com uma coisa...e já é a 2º vez que acontece...mas seria uma grande coincidência...quando a carrinha é lavada, durante os dias seguintes, nunca me acontece o tal tremer do motor nos arranques e em 2ª. Depois passado uns dias, lá volta o tremer de vez em quando. Bruxaria, só pode!
 
Boa Tarde - UPDATE DA SITUAÇÃO:

Então ontem fui à MELVAR, dado que fica perto da minha casa e porque estavam a oferecer um CHECK UP gratuito e Lavagem do carro.

Gostei do atendimento e da simpatia. Perguntaram se queria acompanhar o Check-up e lá fui eu. Ligaram a carrinha ao VAG e confirma-se que não tem registo de avarias. Verificaram a existência de fugas de óleo e gasóleo e nada. Está toda limpinha por baixo. Os apoios da caixa tb estão em bom estado. A única coisa que foi apontada foi que tinha consumido um pouco de óleo (normal para este tipo de motor - menos de 0,5litros em 8000km).

O mecânico que viu a minha carrinha disse-me que relativamente aos consumos elevados que eu deveria mandar verificar o filtro de ar (quando muito sujo parece que influencia muito os consumos) e quanto ao facto da temperatura estar por vezes nos 80º tem que ver com o funcionamento de uma ventoinha e que é perfeitamente normal. Relativamente ao tremer do motor no arranque e em 2ª (estou convencido que o volante do motor deve estar a dar o berro...mas ainda é suportável) aconselhou-me a substituir a Valvolina e verificar se o sintoma desaparece ou se reduz.

Enfim, fiquei mais descansado quanto aos consumos elevados. Por isso, vou mandar verificar o filtro de ar (que eu tenho umas mãozinhas que só servem para desmontar coisas....)e as tubagens e se calhar fazer a revisão mais cedo e pronto. Depois se verá!

Agora fiquei curioso com uma coisa...e já é a 2º vez que acontece...mas seria uma grande coincidência...quando a carrinha é lavada, durante os dias seguintes, nunca me acontece o tal tremer do motor nos arranques e em 2ª. Depois passado uns dias, lá volta o tremer de vez em quando. Bruxaria, só pode!

Quando ela treme ao arrancar a sensação não é a mesma que a embraiagem a patinar? Na minha Ex Audi 80 acontecia a mesma coisa, pelo o que me foi dito na altura é que faltava uma tampa qualquer ao pé da embraiagem e passava água lá para dentro (Isto notava se muito mais se eu lava se o motor)

Como já foi dito verifica as tubagens de vácuo, Geo. Do turbo,N75 etc...

E quanto ao ponteiro da temp. Ficar nos 80 pode ser o sensor ou termostato (e como não tens erros registado apontava para o termostato, mas se trocares vale mais trocar logo os 2)

E já agora o Stanadine é um aditivo para o Diesel que limpa os injectores ;)
 
Quando ela treme ao arrancar a sensação não é a mesma que a embraiagem a patinar? Na minha Ex Audi 80 acontecia a mesma coisa, pelo o que me foi dito na altura é que faltava uma tampa qualquer ao pé da embraiagem e passava água lá para dentro (Isto notava se muito mais se eu lava se o motor)

Como já foi dito verifica as tubagens de vácuo, Geo. Do turbo,N75 etc...

E quanto ao ponteiro da temp. Ficar nos 80 pode ser o sensor ou termostato (e como não tens erros registado apontava para o termostato, mas se trocares vale mais trocar logo os 2)

E já agora o Stanadine é um aditivo para o Diesel que limpa os injectores ;)

No caso da minha carrinha é o contrário...quando lavo, logo nos dias a seguir não surge o tremer...e sim é como se a embraiagem estivesse a patinar. Onde é fica mesmo essa tampa?

Quanto ao sensor de temperatura ou termostáto...se tivessem anomalias não eram detectadas através do VAG?

E sim...vou mandar verificar todas as tubagens!

Quanto ao stanadine é melhor que o STP?...eu costumo por STP de vez em quando!

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Tens de ver o actuador, se está a mexer-se ou não...

Epá isso para mim é chinês...qualquer mecânico consegue ver isso ou é preciso ter algum equipamento especial ou conhecimento especial?
 
Só uma achega...

Quando fizeste o checkup verificaram se as rodas rodam todas livremente? Pergunto isto porque, no meu A4, verifiquei que algo não estava bem igualmente pelos consumos. O carro andava (e anda, que ainda estou a resolver o problema) a gastar mais do que devia e a andar menos, quer a desenvolver, quer em velocidade de ponta.

E a conclusão que cheguei, também aliada a outros factores (nomeadamente o carro começar a tremer depois de andar um bom percurso a velocidades menos recomendáveis) é que uma das rodas, a da frente esquerda, não estava/está a destravar convenientemente.

Isto resulta no carro a andar menos e a gastar mais, logicamente.


Por isso, caso não tenhas verificado, verifica se as rodas rodam todas de uma forma livre, sem esforço. Podes ver isto levantando o carro, estando numa estrada muito muito pouco inclinada (mesmo assim tem de andar sozinho ao destravar, SEMPRE), ou a direito, deixar o carro parar sozinho, e verificar se se sente a parar mais do que devia (quando pára mesmo não podes sentir o acto de parar... Tem de ser mesmo suave).


Abraço
 
Só uma achega...

Quando fizeste o checkup verificaram se as rodas rodam todas livremente? Pergunto isto porque, no meu A4, verifiquei que algo não estava bem igualmente pelos consumos. O carro andava (e anda, que ainda estou a resolver o problema) a gastar mais do que devia e a andar menos, quer a desenvolver, quer em velocidade de ponta.

E a conclusão que cheguei, também aliada a outros factores (nomeadamente o carro começar a tremer depois de andar um bom percurso a velocidades menos recomendáveis) é que uma das rodas, a da frente esquerda, não estava/está a destravar convenientemente.

Isto resulta no carro a andar menos e a gastar mais, logicamente.


Por isso, caso não tenhas verificado, verifica se as rodas rodam todas de uma forma livre, sem esforço. Podes ver isto levantando o carro, estando numa estrada muito muito pouco inclinada (mesmo assim tem de andar sozinho ao destravar, SEMPRE), ou a direito, deixar o carro parar sozinho, e verificar se se sente a parar mais do que devia (quando pára mesmo não podes sentir o acto de parar... Tem de ser mesmo suave).


Abraço

Boa noite!

Epá...BINGO!!! JOÃO aquilo que mencionas acho que é mesmo o que se passa! É isso mesmo...dai eu ter dito que parece existir algo mecânico a travar a potência para as rodas e hoje (coincidência do caraças e já é a 3ª vez que acontece) andei com a carrinha num ritmo muito pouco recomendável em LX (estilo condução de emergência) e a seguir o tremer voltou novamente.

Para além disso, por vezes ouve-se o tal som na roda esquerda da frente como se a pastilha do travão ou outra coisa estivesse a tocar no disco de travão e por vez ouve um ligeiro chiar!

Se for este o caso que descreves, qual é a solução?

Abraço e obrigado!

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A maneira de ver se a geometria funciona...

http://www.youtube.com/watch?v=s7lNE95jJy4

Agora um a funcionar mal

http://www.youtube.com/watch?v=2pdKqHHimz4

Gracias RMM! Já dá para perceber melhor e deu para entender que qulquer mecânico consegue ver se está a funcionar bem ou mal!
 
(...) etc e tal bla bla bla...

Se for este o caso que descreves, qual é a solução?

Abraço e obrigado!

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I'm still working on that... Já troquei os tubos flexíveis mas, para já, continua igual.

Dentro de dias irei fazer um flush total ao circuito de travagem (óleo todo fora, óleo novo e sangrar tudo muito bem) para ver se lhe passa o amoque.

Mas, pelo sim pelo não, vai dar uma volta no o carro usando o mínimo possível o travão. E verifica se a roda em questão não está mais (um bom bocado) quente que as outras.
 
I'm still working on that... Já troquei os tubos flexíveis mas, para já, continua igual.

Dentro de dias irei fazer um flush total ao circuito de travagem (óleo todo fora, óleo novo e sangrar tudo muito bem) para ver se lhe passa o amoque.

Mas, pelo sim pelo não, vai dar uma volta no o carro usando o mínimo possível o travão. E verifica se a roda em questão não está mais (um bom bocado) quente que as outras.


Boas!

Vou mas é mandar levantar o carro e verificar se de facto existe alguma roda a prender...acho que ainda vai ser possível durante esta semana. Depois dou-te feedback sobre a situação.

Obrigado e um abraço!
 
Boas!

Vou mas é mandar levantar o carro e verificar se de facto existe alguma roda a prender...acho que ainda vai ser possível durante esta semana. Depois dou-te feedback sobre a situação.

Obrigado e um abraço!

Nota uma coisa... No caso do meu B6 não acontece sempre! Por vezes desprende...

Ao fazeres esse teste mete-te dentro do carro, dá um toque no travão, com o carro a trabalhar e não com muita força. E depois sim, tenta rodar as rodas todas...

Abraço
 
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