Passat variant 1.9tdi (130cv): consumos elevados

Boas noites:

A minha carrinha está a fazer consumos elevados em cidade: fiz 586km com 56 litros. Dá uma média de cerca 9.5l/100km. E isto com o pé muito leve (sem arranques bruscos, passagem de caixa às 2000rpm). Enfim, condução de avozinho!

O que será? a carrinha foi à máquina muito recentemente e ao nível de injectores, egr e maf está tudo ok!

Poderá ter algo a ver com o sistema de climatização.Acontece que a sofagem de vez enquando faz um ligeiro silvo no interior e quando se acelera tb faz um barulho acentuado. Hoje ainda com a sofagem desligada (normalmente anda sempre no modo ECON)e fez-me um consumo médio de 8,6l/100km...algo que já não acontecia há algum tempo! Será possível que exista alguma ligação ou simples coincidência???

Também acho que sou capaz de ter um rolmento da roda da frente lixado (anda a chiar). Poderá estar relacionado?

Alguém tem alguma sugestão?

PS - Não percebo nada de mecânica, pelo que as minhas hipótese podem ser ridículas!
 
Mandas lavar a admissão e EGR para facilitar o trabalhar do motor.
Depois, verifica se há fugas a nível de escape ou entupimento (catalisador/panela)
Verifica a pressão feita do turbo.
Tenta meter no tanque cheio, o aditivo speedtec da liquimoly e depois disto tudo feito e verificado, diz se melhorou.
 
Mandas lavar a admissão e EGR para facilitar o trabalhar do motor.
Depois, verifica se há fugas a nível de escape ou entupimento (catalisador/panela)
Verifica a pressão feita do turbo.
Tenta meter no tanque cheio, o aditivo speedtec da liquimoly e depois disto tudo feito e verificado, diz se melhorou.

Gracias pela dica. Já agora...deveria mandar ver o estado dos filtros (gasóleo e ar)?
 
Gracias pela dica. Já agora...deveria mandar ver o estado dos filtros (gasóleo e ar)?
Quantos KM tem o filtros? Começa por ver como anda o do Ar...

A minha B5 a uns anos também se passou isso,Na altura tinha um sensor da Temp. da agua (G60) lixado, mudei o baixou um bocado...mas ainda andou uns meses com consumos a volta dos 8/9,depois meti lhe "Stanadyne" e fiz uma viagem Suiça-Portugal e desde então nunca mais bebeu tanto...Sempre com medias a volta dos 6/6.5
 
Se fazes as revisões todas correctamente, significa que trocas os filtros a tempo e horas, digo eu.
Não vejo necessidade de os trocar a não ser que estejam muito sujos.
 
Epá essa do sensor da temperatura...de facto tenho notado que a temperatura, mesmo no pára-arranca de Lisboa, muitas vezes está nos 80º em vez dos 90º. Mas se fosse esse problema (o do sensor) não acusava no diagnóstico electrónico?? Já agora...o que "Stanadyne"?

Quanto aos filtros é o seguinte: comprei a carrinha usada em Agosto e o stand diz que mudou o óleo e verificou os filtros...depois pedi a um familiar (mecânico) para verificar se os filtros estavam bons e se se conformiva que o óleo estava bom e pelos vistos estava. Desde então já lá estão mais 8000km! Estava à espera dos 10.000km para fazer a revisão.
 
E o carro anda bem?

Ela desenvolve bem...se bem que nas baixas rotações parece que há algo a travar a potência para as rodas. Depois lá para as 2500rpm é uma bomba!

No outro dia fiz o teste de puxar por ela na AE numa subida e foi dos 140KM/H aos 180KM/H num curto espaço de tempo (sempre em 6ª), mas depois, ao contrário do que se passou noutras vezes, não passou dos 180. Antes ia na boa aos 200KM/H.
 
Hum...e em baixas? Puxa bem? Esse carro tem de puxar bem a partir das 1800 e já às 1500 começas a sentir um binário...
 
Hum...e em baixas? Puxa bem? Esse carro tem de puxar bem a partir das 1800 e já às 1500 começas a sentir um binário...

Como é que eu hei-de explicar...parece-me que em baixas há algo mecânico a impedir a passagem de toda a potência do motor para as rodas...
 
Isso deve ter algum problema na geometria do turbo. Ou a N75 ou a geometria presa ou apenas um tubo de vácuo meio roto. É a minha opiniao
 
Mete no vag que deve acusar algo.
Depois, se não chega aos 90º, então troca o termostato.
Se não aquecer como deve de ser, gasta mais combustível
 
Last edited:
Sim mas nao dispara assim tanto os consumos, acho eu... Eu digo isto porque a minha b6 esta com o termóstato aberto, anda sempre em torno dos 50/60ºC e faço médias de 4.8/5.0...

Mas liga o vag nisso e ja ficas a ver, se bem que se for um tubo de vácuo pode não dar erro...

A propósito, alguém sabe se é fácil mudar o termóstato num AWX? Eu queria mudar na minha agora revisão, meter G12 fresquinho (estava a pensar em febi) mas nao sei se aquilo é fácil lá chegar. Ja estive a ver e aquilo fica assim um bocado escondido por baixo do alternador :/
 
Last edited:
Back
Top