VW Passat B3 (35i) Problema Electrico?? Alternador? Bateria?

Ando com um problema na minha Passat... A ver se o electricistas/mecanicos aqui da casa me conseguem ajudar...

Então é o seguinte a carrinha trazia o alternador ou a bateria avariada... comecei por despistar, meti a bateria à carga e fui experimentar o alternador.... Dei um encosto com os cabos e a carrinha lá pegou...
Eu para ver se o alternador estava a produzir energia suficiente, desliguei o borne positivo da bateria e a carrinha desligou-se logo...

Ora... Alternador avariado...

Comprei outro alternador e fiz novamente o mesmo teste... Agora a carrinha já se aguentava a trabalhar sem a bateria ligada...

Liguei tudo em condições e como tinha tirado a agua do circuito e estava a fazer a limpeza, coloco agua nova para dentro e deixo a carrinha a trabalhar... Passado 15 min +/- a carrinha desliga-se sem razão aparente.

Dou encosto com os cabos, e para minha surpresa a carrinha volta-se a desligar após desligar o borne novamente, ou seja, voltou ao inicio... Já coloquei outra bateria e acontece sempre o mesmo.

O que poderá ser isto?

Obrigado a todos.
 
Isso é uma maneira esquisita de avaliar uma avaria...

Não é mais fácil pegares num multimetro ??

Podes ter a bateria em curto...
 
Vê se o cabo de corrente que vai do alternador á bateria está bom, esse cabo salvo erro vai do alternador ao motor de arranque e do motor de arranque á bateria e as vezes os terminais ficam frouxos ou meio isolados e acabam por sobreaquecer e queimar
 
Isso é uma maneira esquisita de avaliar uma avaria...

Não é mais fácil pegares num multimetro ??

Podes ter a bateria em curto...

Não me chega corrente ao terminais da bateria... Por pensar que era a bateria é que troquei... :):) sendo assim agora poderá ser o alternador novamente?

Pratas, é possivel uma bateria em curto, queimar os alternadores?

Não poderá ter um cabo partido? A luz da bateria acende no tablier ocasionalmente?

No tablier não me acende a luz da bateria... :(

Vê se o cabo de corrente que vai do alternador á bateria está bom, esse cabo salvo erro vai do alternador ao motor de arranque e do motor de arranque á bateria e as vezes os terminais ficam frouxos ou meio isolados e acabam por sobreaquecer e queimar

Vou verificar esses cabos e ver se algum tem esses sintomas...

Obgdo a ambos
 
Nem quando se liga a chave? não acende a luz e depois apaga?

Estou a referir-me com a bateria e tudo ligado, é claro.

O ideal era com um multimetro para ver isso, e como já disseram aqui verificar os cabos se tem algum solto ou queimado.

Ás tantas o alternador antigo até estava bom e o problema é outro...
 
Nem quando se liga a chave? não acende a luz e depois apaga?

Estou a referir-me com a bateria e tudo ligado, é claro.

O ideal era com um multimetro para ver isso, e como já disseram aqui verificar os cabos se tem algum solto ou queimado.

Ás tantas o alternador antigo até estava bom e o problema é outro...

Com nenhum dos alternadores ela acendia a luz no quadrante... :( Não acendendo a luz quer dizer que o alternador está avariado?

Vou fazer a inspecção aos cabos no sábado...
 
Por norma tem que acender uma luz no quadrante a imitar uma bateria.

Em carros mais antigos, essa lampada ia ligar diretamente no terminal D+ do alternador. Bastava essa luz fundir ou o fio que ia ligar da lampada ao alternador estar partido para nem acender a luz nem o alternador trabalhar. Essa lampada é que servia para dar a corrente inicial de excitação do alternador.

Caso essa lampada acenda depois de o mtor já estar a trabalhar também significa que o alternador não está a carregar a bateria.

Nao sei se é o caso da passat B3, mas mesmo não sendo assim direto deve ter um sistema semelhante.
 
O esquema de funcionamento é o seguinte:

vegytyqy.jpg
 
Se encontrares o terminal D+ no alternador podes ligar lá diretamente uma lampada 12V 10W e o outro polo da lampada no positivo da bateria, com o motor parado a luz tem que acender e com o motor a trabalhar a luz tem que apagar e a bateria a carregar normalmente.

Assim descartas logo essa opção também.

Atenção que pode ser outra coisa mais facil ainda, como os fios partidos ou o que o MASC disse.
 
Back
Top