Passagem de óleo para o circuito da água - afn '98 - 421k km

Boas,

Provavelmente existem n tópicos com informação desta, mas além de um pedido de sugestões, abri o tópico também em tom de desabafo, uma vez que tenho uma grande estima pela carrinha pelo historial que tem na familia, logo, valor sentimental!

A carrinha é uma A4 1.9tdi de 98 110cv, conta neste momento com 421000, nunca trocou a junta da cabeça, disso tenho eu a certeza (a carrinha foi comprada nova pelo meu Avô, passou para o meu Pai e depois para mim... foi assistida na Audi até aos 200k km +-, e depois num mecânico conhecido).

Já desconfiava que algo de estranho se passava, uma vez que o circuito de refrigeração começou a ficar um pouco mais escuro, agora ao meter o dedo "na parede" do depósito da água já fico com óleo no dedo...
O óleo neste momento está no mínimo, mas não tenho vestígios de água no óleo.... não tenho espuma nem nada com que se pareça depois de tirar a tampa do óleo.

O radiador do óleo já está com um tom amarelado, sendo perceptível que deveria ser substituído... no entanto parece-me que o tubo dá água está com compressão a mais, bastante rijo... e quando o apertei, senti um ligeiro" estalar tipo metálico" dentro do mesmo, um amigo disse que poderia ser calcário... o que não sei, já que não sou muito entendido!

Curiosamente, a temperatura andava sempre nos 90º, e nos últimos tempos parece-me que anda oscilante, muito oscilante.... aconteceu-me ir em AE e tar a 60/70, passado um pouco estava a 90º, olhei passado um pouco e estava a 70º novamente.... julgo que o termostato já teve melhores dias e está neste momento aberto!

Recomendaram-me substituir as touches, o que sinceramente não sei bem o que é, apesar de saber que tem um barulho característico quando não estão a 100%.

Enfim... acho que além dos 700e que gastei à 2 meses com uma correia do alternador partida que se enrolou na distribuição e cortou alguma cablagem... vou ter de gastar tanto ou mais em mais uma "virada"!

:(
 
philze disse:
muda o radiador de oleo que fica por cima do filtro de oleo
nem mais eu tambem tive que mudar na minha tambem comecou a fazer isso,em relação a temperatura tambem poderá ser o sensor da temperatura marado
 
Tive um problema semelhante ao teu,o liquído de refrigeração ia desaparecendo aos poucos,entre a junta e outras peças que teve de levar a brincadeira ficou quase por 2000€,mas paciênçia a vida continua,afinal de contas são máquinas e nenhuma está imune a avarias infelizmente. Manda arranjar a máquina,apesar de tudo continua a ser um motor de guerra. ;)
 
Não, no meu o liquido continua lá....

De qualquer forma o radiador já está fora, mas o que tinha para meter não era bem igual, um pouco mais pequeno com os bocais de encaixe dos tubos "torcidos" e o meu radiador tem os bocais direitos.... logo amanhã tenho de arranjar um igual. Tenho também o termostato para trocar (só lhe falta fazer um furinho com uma broca de 2mm), bem como filtro do óleo e o óleo...

De qualquer forma, antes de trocarmos, eu e o meu amigo (bem mais entendido que eu), além de continuarmos a não ver vestígios de água no óleo, enchemos até "deitar por fora" o deposito da água e metemos a carrinha a trabalhar e aceleramos um pouco... se fosse a junta da cabeça, quando se acelera devia existir um ligeiro borbulhar fruto dessa passagem que existia na junta.... tal não aconteceu, reforçando a ideia que o problema poderá não ser da junta mas sim do radiador (como referi, ele é bem mais entendido na matéria, já que trabalha na área).

Vamos ver... talvez ainda leve a caminete de férias ao invés do Saab! :D

Amanhã à noite já devo ter novidades!
 
Tou-me a ver grego para encontrar o radiador do óleo... na concorrência é para esquecer... na vag custa 175e + iva e não têm para entrega...

P/N 028117021C

Alguém tem alguma dica ou sugestão....?! :S
 
Rpscavaleiro disse:
Tou-me a ver grego para encontrar o radiador do óleo... na concorrência é para esquecer... na vag custa 175e + iva e não têm para entrega...

P/N 028117021C

Alguém tem alguma dica ou sugestão....?! :S
Ebay?
 
Já tentei.... e por incrivel que pareça... não encontrei... encontrei um muito identico que deve dar dos A3 mas é mais caro do que cá na origem...

O part number do outro que tem os bocais tortos é o mesmo mas em vez de ser C é B ou uma coisa assim!

:(
 
V6 disse:
Muda os tubos da refrigeração também, já devem estar velhos ;)

Bem sei, mas agora não vou puder, vou ter de aguardar um pouco mais... (2 tubos da refrigeração foram novos o ano passado, mas também não sei quantos faltam para ficar tudo 5/5)

De qualquer forma depois de ter ligado para algumas casa de peças, houve um Sr. que me deu a indicação que a cervag é dos concessionários que vende mais peças e claro, apressei-me a ligar pra lá e... além de terem vários, deu-me uma informação que pode ser preciosa para alguns que mais tarde precisem de substituir este radiador, tendo assim percebido o porquê de não o conseguir encontrar fora do pais...

P/N 028117021C foi substituido pelo P/N 028117021E (este E é o tal que falei que tinha encontrado em inglaterra para os A3 e que era muito idêntico).

O valor na cervag é de 145,05+iva (mais barato do que no outro concessionário que tinha procurado).

Espero logo à noite ter a carrinha a 100% para amanhã ir de férias! :)
 
Bem, já está o radiador montado, óleo e filtro e anti congelante...

O radiador saiu-me por 139,25€, uma vez que tive 20% de desconto! :D

Agora vou controlando o depósito da água para ver se ficou 100%!

Cumps e obrigado pelas dicas!
 
boa tarde gostaria de dar uma dica sobre este topico. este problema poderá ter três origens:
1ª junta da colaça
2ªbloco do motor frissurado
3ªrefrigerador de oleo
sujestão:antes de abrir o motor(reparação dispendiosa)faça um by-pass ao refrigerador de oleo ,limpe o circuito da agua e verifique nos dias seguintes se continua a aparecer oleo na agua.
 
boa tarde gostaria de dar uma dica sobre este topico. este problema poderá ter três origens:
1ª junta da colaça
2ªbloco do motor frissurado
3ªrefrigerador de oleo
sujestão:antes de abrir o motor(reparação dispendiosa)faça um by-pass ao refrigerador de oleo ,limpe o circuito da agua e verifique nos dias seguintes se continua a aparecer oleo na agua.
Sugestão para a tua sugestão e para evitar estragos:
Não façam bypass. O radiador do óleo está a cumprir uma função.
Não queremos sobreaquecer nem turbo, nem mais nada, e optimizar a estabilidade da temperatura do óleo. Quem é que te ensina estas asneiras?
 
Back
Top