Papás & Pestinhas - O TÓPICO

Ainda estou é à espera de um relato dos primeiros dias em casa do Pedrinho :p


A CHEGADA DO NOVO HABITANTE A CASA, 1ºS DIAS!

Então é assim, não tem nada que saber, é só seguir as indicações do manual :D

Como já referi os 2 ou 3 dias de maternidade são para esquecer!!! Adiante…

Nos 1º dias em casa estás tão concentrado em fazer tudo, de preferência bem, em zelar pelo absoluto bem estar do bebé, que é fundamental não entrar em parafuso se algo sair fora do esperado!

Olha, por ex., se a fralda “verter” como me aconteceu algumas vezes, pois achava que apertava o suficiente, e com medo de magoar o bebé tava visto que não… Paciência! Toca a mudar a roupa toda, 3 ou 4 mudas por dia para um recém-nascido é qualquer coisa!!!

Nesta fase o tempo que medeia entre dar de mamar, pôr a arrotar e trocar de fralda parece Nenhum… Muito pela forma como vives tudo isto. Pelo meio ainda tens de desinfectar o cordão 2 a 3 vezes e dar banhinho… Mas com o tempo começas a gerir todo o processo com muito mais naturalidade.

A amamentação pode ser um ponto crítico, pois a subida do leite acontece já em casa. A forma como o bebé pega na mama, que pode originar considerável mau estar no mamilo, e esta fase da subida podem criar situações mais chatas, mas lá está, é uma questão de 2 ou 3 dias e tudo se restabelece, passa mesmo muito rápido… Então se for com o Pedrinho que chega a mamar de hora em hora, acredita que se adaptam loguinho, loguinho ;) Sinceramente pensei que este processo decorresse com mais dificuldade, mas não... :)

Devo dizer que agora, às portas do 20º dia, o cansaço é muito mais acentuado! O que é normal devido ao acumular de poucas horas de sono…
Como tem de mamar de 3 em 3 horas é fácil de ver que a noite é toda para ele! Mesmo que durma profundamente tens de o acordar para amamentar… como não acordam logo tens que recorrer a alguns subterfúgios, trocar a fralda, mexer, despir, ect… até que estejam despertos o suficiente para mamar decentemente. Logo, em vez dos 15/20min. a mamar/arrotar, perdes sempre 40/50min. a correr bem… Se ele mamar e entender que não quer dormir de seguida, bem… aí perdes quase 2 ou 3 horitas para o acalmar… ou como aconteceu esta noite, das 4.30h até quase às 8h da manhã simplesmente não dormia nem acalmava! Sempre as malditas cólicas…
Se os pais conseguirem dormir alguma coisa durante o dia ainda vão repondo energias, se não bem… é mais complicado!

Em relação ao Pedro este é o único aspecto que temos mais dificuldade em gerir para já! Durante o dia é um verdadeiro anjinho mas à noite revela-se… e de que maneira!

No 1º dia que saímos com ele de casa, para ir ao centro de saúde, foi de rir: 1,5h desde que ele acabou de mamar até lá chegar, quando fica na freguesia ao lado e se demora 10min. de carro… Nesse dia estávamos a terminar de almoçar às 17h! Mas isto é só até entrares bem na mecânica da coisa.

Algum apoio de familiares próximos para aquelas tarefas diárias obrigatórias, refeições, lavandaria, etc. claro que ajuda… e nesse campo contamos com muito apoio da avó, mas claro que as coisas fazem-se na mesma sem…

Capacita-te que vais estar sempre a olhar para o bebé, ao minimo gemido ou suspiro vais logo ver... se está a dormir profundamente ou muito tempo sem dar sinal, vais lá mexer a ver se está tudo bem... :roll: :) é mesmo assim, 1º filho!

É importante ter a nocção que o tempo passa a correr e que aquele stress resultante da abrupta alteração das vossas rotinas rapidamente desaparece, pois a vossa capacidade de adaptação é posta à prova e falará muito mais alto!

Sem perder a tranquilidade, com um bom trabalho de equipa e com muito amor (parece lamechice mas é a mais pura das verdades) tudo se resolve e não é nada de outro mundo! ;)
 
Nós estamos no sétimo mês, a Aurora por vezes anda muito mexida e estamos também muito ansiosos por tê-la nos nossos braços... :D:D:D Mas que esteja no forninho o tempo todo :D
 
adorei o relato, binária :)

mas sabes... eu não acordava a mi.mi para mamar... eu deixava dormir :p uma vez dormiu 5h de tarde, assim pequenina como o teu Pedrinho :D

como não há teorias perfeitas sobre como cuidar dos nossos filhos (a verdade é que cada um deve seguir o que acha melhor...) aceitei uma que me aconselharam: "dentro da sua barriga ela também não tinha horas para comer, pois não?" :D deve ser por isso que ela é gigante, de tanto ter dormido :D
 
somos 2... :D

do you wanna a competicion??? :p


EGAS ::D

9GAGs-Challenge-Accepted.jpg
 
que relato fantástico. revejo-me nalgumas coisas. o Diogo também teve algumas cólicas mas foi passageiro. otites e tal... foi sem dúvida um bebé mais "complicado" e que posso afirmar que graças a um mau pediatra, só piorou. ainda hoje tremo de pensar o que fizemos só porque o pediatra achava bem e nós ingénuos achávamos que seria o melhor para ele. enfim... já o Rafael que não deu trabalho "quase" nenhum.

a vida tem destas coisas. o "acordar" para outra realidade a três é muito bom mesmo... perde-se algumas coisas. ganha-se muitas outras :)
 
que relato fantástico. revejo-me nalgumas coisas. o Diogo também teve algumas cólicas mas foi passageiro. otites e tal... foi sem dúvida um bebé mais "complicado" e que posso afirmar que graças a um mau pediatra, só piorou. ainda hoje tremo de pensar o que fizemos só porque o pediatra achava bem e nós ingénuos achávamos que seria o melhor para ele. enfim... já o Rafael que não deu trabalho "quase" nenhum.

a vida tem destas coisas. o "acordar" para outra realidade a três é muito bom mesmo... perde-se algumas coisas. ganha-se muitas outras :)

Bem verdade...
 
Bichinha, ainda o outro dia comentei com o boost isso mesmo..A Paula também acordava o Gonçalo para lhe dar de mamar e depois era tipo relógio de 3 em 3 horas... Só ao fim de 3 anos é que começou a dormir a noite inteira.

(a verdade é que cada um deve seguir o que acha melhor...)

Neste ponto concordo contigo.
 
Pode ser que dps meta aqui um tópico "Vendem-se 12 fraldas reutilizáveis".

Pode ser que fiques interessada... muahhahaha :D

Vai-te fiando... ;) :D



adorei o relato, binária :)

mas sabes... eu não acordava a mi.mi para mamar... eu deixava dormir :p uma vez dormiu 5h de tarde, assim pequenina como o teu Pedrinho :D

como não há teorias perfeitas sobre como cuidar dos nossos filhos (a verdade é que cada um deve seguir o que acha melhor...) aceitei uma que me aconselharam: "dentro da sua barriga ela também não tinha horas para comer, pois não?" :D deve ser por isso que ela é gigante, de tanto ter dormido :D

Concordo contigo!

Também nós optamos por seguir as recomendações que nos deram... durante a noite torna-se mais chato mas paciência, preferimos assim

Mesmo ouvindo o que algumas amigas nos dizem, que se fosse hoje não acordavam a meio da noite... era mais grama menos grama

Esta prática faz sentido nos 1ºs tempos e tem 2 razões de ser: por um lado permite que o bebé não perca muito peso nos 1º dias como é normal acontecer, garantindo um crescimento mais favorável, por outro, faz com que o bebé treine/aperfeiçoe o acto de mamar, que nem para todos é muito fácil logo no início (fazendo com que muitas mães desistam da amamentação materna)

Pode parecer preciosismo mas preferimos assim! :)

Hoje calhou de eu me desentender com o despertador, tola com o sono, e ele acabou por dormir 4 horas seguidas... claro que não morreu ninguém e ele nem se queixou porque dormia profundamente depois de uma sessão de cólicas, mas para já a regra das 3horas vai permanecer :)
 
Last edited:
que relato fantástico. revejo-me nalgumas coisas. o Diogo também teve algumas cólicas mas foi passageiro. otites e tal... foi sem dúvida um bebé mais "complicado" e que posso afirmar que graças a um mau pediatra, só piorou. ainda hoje tremo de pensar o que fizemos só porque o pediatra achava bem e nós ingénuos achávamos que seria o melhor para ele. enfim... já o Rafael que não deu trabalho "quase" nenhum.

a vida tem destas coisas. o "acordar" para outra realidade a três é muito bom mesmo... perde-se algumas coisas. ganha-se muitas outras :)

E por falar em maus pediatras, é incrivel mas já passamos por isso!!! :|

Esta semana fomos a um que não nos transmitiu grande confiança e empatia.
Começando por prescrever 4 medicamentos, Quatro, para as cólicas... não esquecer que estamos a falar de um bebé com 18 dias à data da consulta!
Para quem como nós, que ainda nem as gotinhas rosa tinham dado ao bebé, imaginem o que é ouvir que ele deve tomar 4 medicamentos em simultâneo!!! Um deles, viemos a saber depois só deve ser administrado a partir do 25º dia!
Depois diz-nos para aplicar betadine com uma cotonete naquelas fugagens que os bebés ganham e que acabam por desaparecer naturalmente... Andaria o miúdo todo salpicado de betadine tipo varicela!
Isto sem falar nas restrições alimentares para a mãe!!! Enfim...

Não gostamos, não confiamos e optamos por recorrer a outro profissional, e sábado lá teremos consulta noutro pediatra bem recomendado.
 
Back
Top