Oscilação na direcção

Boas,

Já expus aqui algumas dúvidas referentes a parte do meu problema, mas para concentrar o assunto preferi fazer apenas um post e agradeço desde já a todos os que tiverem experiência mecânica para me dar um help ;)

Então é o seguinte, desde Junho que estou com um problema chato e estou a ficar saturado de pensar no assunto, pois a única coisa que me tem levado é €, mas a solução está difícil de encontrar com certezas.

Um dia em pleno andamento comecei a sentir a carrinha toda destrambelhada e levei-a logo à roudy para averiguar o que se passava e a conclusão foram 2 braços de suspensão novos. Resolveu parte, dava para andar :(, mas não o todo, pois ela deixou de estar toda destrambelhada, mas fiquei com alguma tremideira no volante e uma sensação que mesmo indo a direito a carrinha parece um barco que oscila lateralmente.

Farto da tremideira, troquei: Pneus, Jantes, os restantes braços de suspensão, sinoblocos da barra estabilizadora ficou ligeiramente melhor. Depois foi dando o berro as ponteiras de direcção e rolamentos e aproveitei e substituí também os tirantes e rótulas axiais de direcção. Tudo isto em 6 meses.

Juntamente com o meu mecânico (rapaz amigo que me anda a aturar e a fazer preço de amigo em tudo, de outra forma não fazia nem metade), já só estamos a ver que apenas falta trocar a cx de direcção que tem um pouco de folga, apesar de agarrando nos cilindros não parecer que é assim por aí além, mas sempre que vou alinhar a carrinha têm de meter outro colega dentro do carro, para tentar eliminar a folga e para que ela fiquem bem alinhada.

Agora pergunto aos mais experientes na matéria, ou quem tenha já passado por isto, será que uma pequena folga na caixa será suficiente para produzir uma oscilação lateral em andamento e que essa oscilação (visto que o pneu deixa de ir totalmente vertical presumo eu) produzir indirectamente tremideira no volante :S

Desculpem a história da carochinha, mas precisava escrever tudo para que entendessem o que se passa e o que foi feito.

Agora agradeço mais uma vez boas dicas, pois até pode ser outra coisa qualquer que nos esteja a escapar.

Abraço a todos do fórum e boas festas 8)
 
Onde é que tem sido feito o alinhamento ?

Boas Pratinhol.

Aqui na msul as últimas vezes que alinhei a carrinha foi no João dos Pneus no Parque Industrial do Feijó, que é recomendado por alguns mecânicos no que respeita a alinhamento de Audis, BMW's e Mercedes, por causa dos nossos alinhamentos :roll: Mas também experimentei na Buraca e na Roudy, e o resultado não difere muito, saio sempre com aquela sensação que estou a navegar num oceano tremido enquanto conduzo, só perco parte dessa sensação acima dos 140/150, mas preciso da carta e não posso andar sempre assim 8)

Tás com a ideia que seja do alinhamento? Eu já ponho tudo em equação neste momento. O que sei é que o "Zé" quando está a alinhar a carrinha e passa para o lado do pendura verifica que aperta aperta e ela pouco mexe no alinhamento e depois para acertar o alinhamento e ficar o volante direitinho (e consegue), tem de pedir a outro colega para se sentar, ligar o carro, rodar volante e fixar a direcção com o nível. Resultado ela sai realmente direitinha e até posso largar o volante, mas não desaparece o oscilar nem a tremideira.....alguma ideia mais?
 
O stress para mim será mesmo na traseira.
Verifica as folgas nas rodas trazeiras. Já pessoal com sintomas desses e era
folga atras.
 
Last edited:
Parece-te por vezes que por breves instantes as rodas vão para um lado e o chassi para o outro? Como se fossem 2 plataformas diferentes?
 
O stress para mim será mesmo na traseira.
Verifica as folgas nas rodas trazeiras. Já pessoal com sintomas desses e era
folga atras.

Eu atrás acho que tenho uma folga nalgum braço, pois por vezes oiço um "tlonk" quando faço marcha-atrás e paro, mas isso seria o suficiente para produzir o que sinto?????

Parece-te por vezes que por breves instantes as rodas vão para um lado e o chassi para o outro? Como se fossem 2 plataformas diferentes?

Acertaste na muche, é exactamente isso. Apesar do carro seguir a direito sem se desviar :eek:
 
Levantem o carro e verifiquem os vários apoios do material que já trocaste, braços de suspensão, barras... onde se juntam ao chassi, atrás e à frente.. mas principalmente atrás...

Se já trocaste esse material todo e os sintomas continuam podes ter o chassi estalado junto a essas peças...

Digo-te isso pq sentia as mesmas coisas no meu, como sabia que o restante material estava em condições pedi para limparem o chassi por baixo muito bem limpo... nesses pontos chave...

Resultado... tinha o chassi estalado junto a um dos apoios do diferencial traseiro...
 
Se sentes o que o boost está a referir poderá ser os cinoblocos do charrion...

Pratinhol desculpa a minha ignorância, mas o que são os cinoblocos do charrion, ou quais são?

- - - - - - - - - -

Levantem o carro e verifiquem os vários apoios do material que já trocaste, braços de suspensão, barras... onde se juntam ao chassi, atrás e à frente.. mas principalmente atrás...

Se já trocaste esse material todo e os sintomas continuam podes ter o chassi estalado junto a essas peças...

Digo-te isso pq sentia as mesmas coisas no meu, como sabia que o restante material estava em condições pedi para limparem o chassi por baixo muito bem limpo... nesses pontos chave...

Resultado... tinha o chassi estalado junto a um dos apoios do diferencial traseiro...

Eu com os vossos comentários, já começo a desistir da ideia da cx de direcção e estou a pensar ir tratar do que se passa na traseira da carrinha. De qualquer das formas vou ver essa situação que mencionas ;)

- - - - - - - - - -

Queria só dar mais uma ideia para a fogueira, sempre que estou parado e dou uma arrancada forte a traseira da carrinha parece que sai do alinhamento, coisa que antigamente não acontecia.
 
Levantem o carro e verifiquem os vários apoios do material que já trocaste, braços de suspensão, barras... onde se juntam ao chassi, atrás e à frente.. mas principalmente atrás...

Se já trocaste esse material todo e os sintomas continuam podes ter o chassi estalado junto a essas peças...

Digo-te isso pq sentia as mesmas coisas no meu, como sabia que o restante material estava em condições pedi para limparem o chassi por baixo muito bem limpo... nesses pontos chave...

Resultado... tinha o chassi estalado junto a um dos apoios do diferencial traseiro...
e como resolveste isso boost?
 
e como resolveste isso boost?

Soltou-se o apoio do diferencial, retirou-se aquela protecção do chassi (tipo pintura rugosa), tirou-se as alcatifas e plásticos todos da mala e soldou-se/reforçou-se tudo ao pormenor... por ali nunca mais estala...

- - - - - - - - - -

sempre que estou parado e dou uma arrancada forte a traseira da carrinha parece que sai do alinhamento, coisa que antigamente não acontecia.

lá está, seja o problema que digo, ou seja as outras indicações que já deram... o problema passa pela traseira quase de certeza
 
Com isto tudo, fez-se-me aqui uma luz. Na última vez que fui alinhar o carro reparei que o rapaz não mexeu no eixo traseiro, pois este estava supostamente alinhado (olhando para o monitor), mas quando saí de lá (apesar de alinhada) o volante veio um pouco torto e no dia seguinte voltei para "reclamar" e lá conseguiram colocá-lo direito, mas reparei que quando ele estava a corrigir a situação teve de mexer no eixo traseiro, pois no visor estava desalinhado. Ora isto é um indicador que tenho o eixo traseiro da carrinha com algum problema, pois se numa questão de 24h ele desalinha é porque deve ter alguma folga que o faz oscilar ligeiramente e provavelmente me produz a oscilação lateral na carrinha.

Curvas faço-as sem problema algum e com boa brecagem para uma confort, já em frente é que vem o bailarico da madeira :)

Muito obrigado pelas vossas respostas até agora, pois várias cabeças e ideias funcionam muito melhor do 2 já saturadas do assunto.

Abraço.
 
Boa noite pessoal,

Ora bem, estive com o meu amigo a ver o eixo traseiro da carrinha. Tudo o que são braços e apoios está bom e a única coisa que nos chamou a atenção foi o apoio do lado direito da barra estabilizadora estar com um folga já razoável, ao ponto de quando abanarmos a barra gerar alguma oscilação induzida no pneu.

Agora eu pergunto, se esta questão de resolução muito fácil será a suficiente para a instabilidade sentida????

Quanto ao próximo alinhamento, vou testar outra casa para tirar-teimas

Abraço
 
ao ponto de quando abanarmos a barra gerar alguma oscilação induzida no pneu.

Agora eu pergunto, se esta questão de resolução muito fácil será a suficiente para a instabilidade sentida????

Acho que já respondeste à tua própria dúvida.

Quanto ao próximo alinhamento, vou testar outra casa para tirar-teimas

Errado... se fores a outra casa nunca vais tirar teimas nenhumas... para tirar as teimas resolves esse stress da barra e vais à mesma :D
 
Back
Top