Os mecânicos são aldrabões? Sim ou não?

Tópico em 'Audi Bar' iniciado por Black Drako, 10 Jan 2021.

  1. Black Drako

    Black Drako

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    Ser mecânico, não é fácil.
    Antigamente um mecânico era quase como um artesão, uma arte complexa que poucos dominavam e por isso, uma profissão respeitável.
    O mecânico era um amigo, era alguém em quem podiamos confiar.
    Mesmo dentro da arte da mecânica havia gosto e respeito por entre os demais.
    Contam-me inclusive que antigamente, nao ha muitos anos, os mecânicos que trabalhavam com carros japoneses eram os mais respeitados, pois em teoria se um mecânico sabe mexer num carro japonês, sabe mexer em qualquer um.
    Também antigamente, os mecânicos eram muito bem remunerados e era comum um mecânico estar a trabalhar numa oficina, e vir alguém de fora aborda-lo e oferecer-lhe mais dinheiro para ir para outra oficina concorrente.
    Sim, qual jogador da bola, um mecanico podia dar-se ao luxo de ir para onde lhe pagavam mais, regatear ordenados e nunca lhe faltava trabalho.
    Imaginam isso acontecer hoje em dia?
    Nem pensar.
    Há mecânicos que mais valia irem trabalhar pro Macdonalds, nao se chateavam tanto pro dinheiro que ganham.
    Hoje em dia, as coisas são muuuito diferentes. Houve nos ultimos anos uma grande desvalorização da classe.
    As carteiras profissionais foram há muito banidas, é fácil inventar um curriculo, qualquer um é mecânico. Tambem em funcão da extinção das carteiras profissionais, as rumuneracoes baixaram imenso.
    O mecânico trabalha muito e ganha pouco.
    Como se não bastasse, o mecânico tem a má fama de ser... Aldrabão!
    Mas acreditem ou não, antigamente era muito mais comum enganar alguém do que hoje em dia.
    Hoje em dia raramente se repara uma peça, substitui-se pelo que é mais facil comprovar se a intervenção foi feita ou não.
    Por outro lado, as pessoas, com a ajuda da internet estão mais bem informadas, e e mesmo aquelas que julgam perceber tanto como o mecanico e nao percebem nada, sao por natureza desconfiadas e menos dificeis de enganar.
    As desconfiancas sao varias:
    "Sera que mudou mesmo o oleo?"
    "Sera que mudou mesmo o alternador, ou apenas pintou-o para parecer novo?"
    "Sera que ele meteu mesmo uma peça de boa marca?"
    "Será que mudou mesmo o filtro?"
    "Será que inventou uma avaria e paguei o que nao era preciso?"
    Etc.......

    Entao, podemos ou nao podemos confiar no nosso mecânico?
    Regra geral, sim.
    Mas há alguns aldrabões. Muito menos do que possam imaginar, mas existem.

    Então...
    Onde é que os mecânicos nos enganam?
    Como?
    Em quê?

    Eu já trabalhei em algumas oficinas, já vi à minha frente e já ouvi historias que só se contam baixinho junto aos cacifos.
    As maroscas existem mas se calhar não onde vocês imaginam.
    Vou dar alguns exemplos de situações reais e acabar com alguns mitos.
    Sintam-se à vontade para dar o vosso contributo.

    Óleo do motor

    Esta é capaz de ser a maior aldrabice de que já ouviram falar.. Mas, é praticamente um mito.
    É muito dificil serem aldrabados com o óleo.
    Já ouvi um caso de uma oficina mais pequena que tinha bidoes de uma marca premium e la dentro tinha oleo de uma marca mais fraca. Mas foi caso unico.
    Hoje em dia todos os oleos fornecem as normas necessarias, os preços não são assim tão dispares pelo que nem compensa hoje em dia enganar alguém por ai. Nao se preocupem demasiado com isso.


    Anticongelante

    Aqui sim, convém estarem atentos.
    É muito comum oficinas adquirirem anti congelante com percentagens muito baixas de glicol e inclusive diluirem com água da torneira.
    O que vocês acabam por ter no carro é praticamente água tingida.


    Fluido de travões

    Acontece frequentente.. Em qualquer oficina em qualquer concessionário.
    É muito importante mudar o fluido dos travões (eu costumo chamar de óleo mas o correcto é fluído.. supostamente porque não tem hidrocarbonetos... O óleo de fritar também não tem mas chamamos de óleo certo? Mas ok), o fluído de travões absorve humidade com facilidade e essa humidade além de reduzir a eficacia dos travões, vai corroer componentes, deve-se mudar a cada dois anos mas, será que o mecânico muda mesmo o fluido dos travões? Resposta: quase nunca.
    Eu mudo, sempre mudei e é algo que demora tempo e nem sempre fica bem à primeira.. isso incomodou alguns chefes que tive pois o colega ao lado demorava muito menos tempo, e porque? Porque o colega nao mudava. Então o que fazem? Simples, com uma seringa, retiram o fluido velho do vaso, metem novo, limpam o vaso e tá feito. Há oficinas que cobram menos de 15 euros para mudar o fluido dos travões. Se soubessem a lavoura que dá, iam perceber que 15 euros é demasiado barato.


    Peças originais

    Isto acontece às vezes.. Dizem-vos que determinada peça nao existe na concorrência, impigem-vos uma original.. No fim pagam uma original e levam uma da concorrência.


    Equipamento recondicionado

    Aqui não há nenhuma aldrabice.. Um alternador, um motor de arranque, um compressor de AC, uma caixa de direção, são peças reparáveis. As oficinas deixaram de as reparar pelo tempo que implicava e existem empresas que se dedicam a isso.
    As peças recondicionadas são reparadas com componentes da concorrência, limpas, pintadas e aparentam ser novas.
    Não se assustem se virem no vosso carro um alternador que parece que foi pintado a spray do Lidl. É mesmo assim, nao foi o mecânico que vos enganou, é uma peça recondicionada, tem garantia de 2 anos e na factura tem de vir descrito que é uma peça recondicionada.


    A revisão foi mesmo toda feita?

    É comum as pessoas acharem que nao se meteu o filtro, ou as velas, mas posso garantir que isso dificilmente acontece. Eu nunca vi acontecer.
    Já me contaram que um rapaz foi despedido porque nao mudou um filtro.. Ele nao o mudou porque nao o sabia mudar. E escondeu o filtro novo.
    A revisão é feita, os filtros são todos mudados, tenham é em atenção ao fluido dos travões.


    O meu motor foi supostamente aberto e reparado, terá sido mesmo?

    Ora, eu nunca vi nenhum mecânico enganar alguém nisto, mas compreendo as duvidas.
    Por norma quando um motor precisa de ser aberto, dá sinais claros disso, facilmente demonstraveis para o cliente.
    O que pode acontecer é de facto abrirem o motor sem necessidade.. Mas isso nao foi o mecanico que vos enganou, o mecanico enganou-se a ele próprio.


    Paguei um diagnostico na máquina e não me apagaram a luz de avaria, não me resolveram a avaria, nem me disseram ao certo qual era a avaria. Fui enganado?

    Não.....
    Para começar uma máquina de diagnóstico não é uma bola de cristal.
    A máquina apenas lê o erro que está memorizado.
    Se vocês vão a uma oficina e pagam um diagnóstico na máquina, o que pagam na realidade é um relatorio em papel com os erros que lá continham. Esses erros podem ou não serem possiveis de apagar da memoria, por norma não, e quando dá para apagar, ele volta em breve porque a raíz do problema nao foi resolvida!
    Um diagnostico na maquina parece caro, mas se souberem que uma maquina de diagnostico profissional pode custar milhares de euros, mais actualizacoes anuais, verão que não é assim tão caro.
    Para saberem ao certo qual o problema do vosso carro, nao basta ler os codigos. É necessario perder tempo a analisar valores, sinais, despistagem, etc. Isso leva tempo e custa dinheiro.


    Tenho uma app no tlm mais um elm327 que comprei no ebay, diz-me que tenho um determinado problema no carro, fui ao mecanico e ele diz-me que o meu problema é outro, e a maquina dele diz outra coisa. O homem está a enganar-me?

    Não....
    Se as apps e os elm327 fossem de fiar, as oficinas não gastavam milhares de euros em máquinas profissionais.
    As apps lêm codigos genericos eobd, muitas vezes imprecisos e como sao genericos, apontam que o problema tá ali algures, mas nao mais do que isso.
    Uma maquina profissional é muito mais precisa e completa, se for original do fabricante, ainda melhor.


    Tinha um amortecedor, um cabeçote, um casquilho, um braço de suspensão, estragado. O mecanico disse que eu tinha de mudar os dois ou o conjunto completo. Fui enganado?

    Sim e não...
    É essencial mudar os dois amortecedores do mesmo eixo. Podem mudar só um, mas o novo vai ficar comprometido por estar ao lado um amortecedor velho. Nao vos será dada garantia.
    Quanto ao resto, pode acontecer o mecanico estar na duvida se um barulho vem dali ou de acolá e na dúvida, muda tudo.. As vezes fazem isso para se salvaguardar mas por outro lado, faz sentido mudar só um casquilho quando o outro ao lado esta em vias de rebentar? Se calhar não.


    Tinha um problema, mudei uma peça, o problema persistiu, tive de mudar outra, no fim paguei algo que não precisava de mudar?

    Talvez sim, talvez não.
    É possivel que para um problema ser resolvido tenha de se mudar mais do que uma peça, é possivel ter mais do que uma peça avariada. Acontece.
    Com bastante frequência acontece também que o mecânico tem a ideia que o problema é dali, e vai-se a ver e o problema está no outro lado.
    Isto acontece em qualquer oficina, qualquer uma!
    Isto acontece principalmente por dois motivos:
    O mecânico não sabia mais, ou, o que acontece mais vezes até, o mecânico nao pode ou nao tem tempo para despistar melhor a avaria. Não tem tempo para desmontar uma peça, testa-la individualmente, pois o cliente nao vai aceitar pagar esse tempo. E o pior é que isto se torna já habito e os mecanicos que vao surgindo perdem esse habito e comecam a mudar peças quase por tentativa-erro. Despistar uma avaria requer TEMPO. E mão de obra.


    O meu mecanico cobrou-me 200 euros por uma peça e eu na internet vi a mesma peça por metade do preço! Fui enganado?


    Não.
    Para comecar tem de perceber como funciona este negócio. É igual aos outros na verdade, o mecânico compra o material ao preço de revenda, e ao vender-vos a vocês, vai cobrar a margem dele. Mais a mão de obra. Foi sempre assim.
    O que mudou? O que mudou foi que os fornecedores que dantes eram obrigados a vender a preço revenda apenas a profissionais do sector, comecaram a vender ao publico em geral. Somou-se a isto os sites de internet.
    O mecânico não vos está a enganar. Ele está a fazer o que sempre fez. O que normalmente o mercado sempre fez. Ele tem todo o direito de ter a sua margem nas peças. Não gostam? Façam vocês o serviço.




    Estas sao algumas situacoes que me ocorreram num domingo a tarde, enfadonho e em confinamento. Se lembrarem-se de mais alguma, digam, ou contem alguma situacao em que se sentiram enganados.
     
    Last edited: 10 Jan 2021
  2. Sergio Fininho

    Sergio Fininho

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    Esta ai tudo ou quase tudo....eu so fico fdd quando me vem com valores do autodoc..etc.etc.. Á dias nao me contive e la tive de dizer ...pede aos gajos para te montarem as pecas.....
    Por outro lado .. E deve estar na moda dei um orcamento de c max que desaparece o anticongelante em julho mandou reparar no sabado.... Escusado sera dizer que vou ter de fazer orcamento novo... A primeira vez que o disse não percebeu ...mas depois passou.lhe...

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  3. madlima29

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    Traduz, porque não percebi nada.
     
  4. PedroABLima

    PedroABLima

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    O autodoc neste momento é a maior dor de cabeça dos mecânicos. Pois toda a gente vem com a treta de que é maos barato, ou querem comprar eles e o mecânico que monte.
    Ninguem se lembra que o mecanico tem o seu fornecedor, mais caro maior parte das vezes mas liga demanha a pedir algo e ha tarde ja tem o material. Se ouver um engano vem buscar e traz o correto no dia seguinte.
    No autodoc esperas dias.e se ouver um erro esperas semanas.
    E so por isso val o valor superior que se paga.
     
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  5. vick_79

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    Eu tenho a sorte de poder ser eu a comprar as peças, ou ate pedir a marca das peças que quero que utilizem nos meus carros, alem de poder assistir as reparações, e ate já ajudei a diagnosticar problemas, sei que a parte de poder ser eu a comprar as peças é um caso isolado, o motivo não sei, nem fiz questão de perguntar..
     
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  6. Black Drako

    Black Drako

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    As pessoas nao tem nocao que o que hoje custa x, daqui a 1 mes ja pode custar y..
     
  7. Black Drako

    Black Drako

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    É uma dor de cabeca de facto, principalmente oficinas mais pequenas.. E é algo que veio pra ficar, tera de haver uma adaptacao. Se o cliente quer trazer o material tem para ja de assumir o risco das garantias e seus custos e o preço de mao de obra tem de ser diferente.
    Tu nao vais à makro comprar batatas e bacalhau para depois ir ao restaurante e pedir ao cozinheiro que te faça o prato e comas na mesa dele pois nao?
    Alias, só entram na Makro comerciantes. Nos fornecedores de peças devia ser igual.
    Eu percebo que custa pagar mas a economia tem de funcionar, as oficinas tem a margem das peças mas muitas vezes damos desconto e se algo corre mal, vamos la e trocamos a peça na hora, sem chatices demais.. Agora ha malta sem noçao que abusa e nao tem respeito pelo trabalho dos outros.
     
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  8. Black Drako

    Black Drako

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    É uma cortesia do teu mecanico pois provavelmente ha amizade e es bom cliente. Mas uma arvore nao faz a floresta.
     
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  9. rsr

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    Em geral o mecânico é guloso, quer chuchar alta margem na peça e na mão de obra, é o que é....se não tens um mecânico de longa data de confiança é muito provável de entrares numa oficina nova e seres estuprado, quer seja em número de horas de mão de obra inventada quer seja em incompetência de aprendizes típica nas grandes oficinas (concessionarias, franchising etc)...o meu mecânico é caseiro, honesto e muito organizado ao ponto de só querer que se entregue o carro quando for para pegar ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE nele sem falhar assim com data prevista de entrega do carro, que é nisso que a grande parte dos mecânicos falham, no meu antigo era um stress para cumprir prazos, constantemente metia clientes à frente uns dos outros sem cumprir a ordem, era constante a aglomeração de clientes na porta tipo "tasca" que não é benéfica para o mecânico porque está sempre a ser interrompido, mas para chegar a este mecânico "perfeito" já fui muito mal servido como muita gente...mas também sei meter me do lado dos mecânicos, é complicado lidar com alguns mamíferos que pensam que a mecânica é ciência exata que se acerta à primeira e que nunca há imprevistos. Ah, eu não levo peças e evito ao máximo prever a avaria mesmo tendo uma noção geral de mecânica:p
     
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  10. Black Drako

    Black Drako

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    O mecanico nao quer chuchar alta margem..
    Exemplo:
    Eu, mecanico, preciso de um motor de arranque. Ligo para a casa de peças. A casa diz-me que o motor de arranque tem um preco P.V.P de 100 euros. E que eu tenho desconto de 50%.
    Compro o motor ao fornecedor e pago 50 euros.
    Vendo ao cliente por 100, e se for cliente habitual ou se for cliente novo ate faco desconto de 20%. Vendo ao cliente o motor de arranque por 80 euros. É muito?
    O mesmo cliente, se quiser, vai a mesma casa de peças e compra o mesmo motor por 50 euros. O mesmo preço que a mim. Faz sentido? Achas que sim?
    A mão de obra é cara? 30, 35 euros à hora ja com iva é caro?
    Se mandares vir um canalizador a tua casa quanto é que ele te cobra à hora? Mais deslocacao? Um electricista? Quanto achas que pagas? E esses canalizadores e electricistas nao tem uma infrastrutura, uma oficina para manter.. Rendas, luz, agua, telefones, internets, etc.
    É caro?
    Esses mecanicos desorganizados que falas, sao mecanicos de oficinas tradicionais, nem devem ter um recepcionista que organize o serviço. E sabes porque muitos desses mecanicos estao cheios, parece uma tasca à porta cheia de gente? Porque esses mecanicos sao os cristos que safam sempre os espertos. Sao os mecanicos que vendem fiado, que aceitam meter material da sucata, que deixam trazer material de fora, levam com calotes, que te vao desempanar o carro na estrada e no fim levam uma palmadinha nas costas.. levam com clientes que muitas vezes nao interessam nem ao menino Jesus.
     
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  11. vttsokalo

    vttsokalo

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    Pela experiencia proprio digo que em 80% das oficinas onde meto o pé, tentam sempre enganar-me, talvez por ter cara de puto e acharem que sou burro.
    Vou dar-te um exemplo, fui a 4 oficinas na minha zona para pedir orçamento para a revisão do tiguan, resultado: preços entre 400-600 euros. (revisão normal de filtros e oleos). Algumas oficinas pediram mais que na marca (deram-me me um orçamento de 450-500euros, ja nao me lembro do valor certo). Ora deixei o tiguan noutra oficina, com um preço mais "em conta", cerca de 350 euros. Resultado? Nem o filtro de ar trocaram.

    Outro caso, risquei o parachoques na b8, passei em 3 oficinas para pedir orçamento. As 3 deram me orçamentos entre 200 a 350 euros (uma disse que o parachoque tinha de se deitar fora e meter um novo). Na audi pediram 180 euros...

    (situação engraçada, pedi ao meu irmão para ir para umas das oficinas pedir um orçamento para pintar um parachoques (sem mencionar o carro), e para ele, o mesmo trabalho ficava 100 euros mais barato)

    Por isso sim, pela minha experiencia digo que a malta das oficinas são aldraboes. Se são todos? claro que não, mas muita malta é. Muitas vezes fizeram um trabalho de merda, e ninguem quis tomar a responsabilidade de resolver as coisas, tentam sempre passar me por idiota que não percebe nada do assunto. (mais um exemplo, fui a um mecanico com o meu passat b5 trocar as 4 pastilhas, resultado? O abs ficou marado e nunca mais funcionou bem... queixei-me ao homem, e ele disse que era mesmo assim, que era normal o pedal do travão "bater" ao parar normalmente. Resultado - falei com ele 3 vezes, e ele não quis resolver nada, lá eu andei com o pedal do travao a bater um ano até o problema passar sozinho).

    Ainda hoje ando a procura de uma oficina onde não vou ser tratado como um idiota.
     
    Last edited: 11 Jan 2021
  12. golf6680

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    E ir ao café, pagar por um café que pensamos ser Delta, Lavazza, etc e é mistura ou de outra marca rasca qualquer...

    Bons e maus profissionais, honestos e desonestos encontramos em praticamente todos os setores de atividade comercial...

    Uma vez, levei a um mecânico de esquina material para ele fazer a revisão e após ouvir o comentário de que o mecânico também ganha dinheiro no material, fiz questão de pagar um extra para compensar o mesmo. Assim sei que ele usou (espero eu que sim...) o material\marca que eu quis, e não o que a casa de peças tivesse em promoção e de qualidade mais "duvidosa".
     
  13. Black Drako

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    Entre 400 e 600 euros uma revisao?...
    Ainda eu digo que a Bosch é cara.. Dassse..
    Quanto ao parachoques, se era mesmo um risco, sim queriam-te por a mao no bolso claramente. Com 100 euros fazia a festa. Enfim.
     
  14. vttsokalo

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    Yeap, para um vw tiguan, que é praticamente um golf ahaha. Até na minha audi a4 as revisões são praticamente 50% mais baratas na marca.

    Segundo o mecánico, as peças são mais caras :)
     
  15. Black Drako

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    O mecanico nao ganha dinheiro no material, quem ganha é o patrao.
    Normalmente as casas de peças tem duas linhas de produtos. Linha mais barata e linha premium.
    E posso-te dizer que a margem de lucro das casas de peças é absurda.. 100, 200, 300% em relacao ao custo que o fabricante vende. Mas no fim quem leva com a bisca é a oficina.
    Sinceramente acho que a margem que a oficina leva nao é de todo exagerada. Imagina que a peça avaria, se a peça for vendida, a oficina tem de desmontar tudo e assumir o prejuizo dessa mao de obra. Mandar a peca para tras, pagar uma nova e esperar que o fabricante assuma o defeito e faca a devolucao. Algo que pode demorar meses. Se fores tu a levar a peca, se der raia, quem assume? Tens de assumir tu. Quem paga a mao de obra pra desmontar tudo de novo? Es tu.
    A nao ser aqueles artistas que tem a lata de vir insinuar que a peça foi mal montada. :confused:
     

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