Os filhos são responsáveis pelos pais ?

Boas.
Tenho um amigo que tem está numa situação um pouco... complexa e que me pediu opinião e eu também não lhe soube responder...
É o seguinte:
O Pai desse rapaz, saiu de casa pelo menos á 15 anos, e nunca mais quis saber dele nem de mais ninguém da familia. A mãe nunca chegou a divorciar-se, mas á coisa de 1 anos decidiu andar com o divorcio para a frente, contudo ninguém conseguia contactar o homem para ele assinar os papeis.
Á coisa de dias, parece que a GNR o achou e o homem vive como "sem abrigo" e literalmente debaixo da ponte.
Ontem, uma vizinha foi dizer ao rapaz que a Seg. Social andava atrás dele (do meu amigo) para entregar o pai a ele, uma vez que é a unica pessoa na familia que tem alguns recursos financeiros.
O rapaz entrou em panico... :duhh:
A minha pergunta é, pode a seg. social fazer isto ? O rapaz é obrigado por lei a assumir seja o que for pelo pai ? Se não quiser assumir, quais são as consequências ?
 
O teu amigo que fale com um advogado...
Penso que sim que é responsável, agora é ver como se pode safar alegando abandono por parte de seu pai...
Factos, casos, acontecimentos, testemunhas, etc...
Acho que é o melhor que ele tem a fazer! e faça-o já, pelo que me apercebi nem divorciado da mãe é!
Advogado o mais depressa possível.
 
Neste caso é sempre complicado,

existem instituições que tentam tirar as pessoas da rua entregando-as a alguem da sua familia que tenha recursos para a sustentar. Nesse caso penso que nao seja obrigatorio, mas entram em contacto para falar sobre o assunto.

Mas mais uma vez a mentalidade tuga é lixada. Se o rapaz descubri-se que o pai tinha um imperio e era multi-milionário e que tinha falecido, MUITO PROVAVELMENTE queria a herança.. xD Assim como o pai é sem-abrigo esta muito preocupado que nao lhe quer dar abrigo. Enfim.. Que mais poderei dizer?? LooOOL

Mas isso é la com ele, nao sei da historia nem do que se passou foi so uma opinião..
 
Neste caso é sempre complicado,

existem instituições que tentam tirar as pessoas da rua entregando-as a alguem da sua familia que tenha recursos para a sustentar. Nesse caso penso que nao seja obrigatorio, mas entram em contacto para falar sobre o assunto.

Mas mais uma vez a mentalidade tuga é lixada. Se o rapaz descubri-se que o pai tinha um imperio e era multi-milionário e que tinha falecido, MUITO PROVAVELMENTE queria a herança.. xD Assim como o pai é sem-abrigo esta muito preocupado que nao lhe quer dar abrigo. Enfim.. Que mais poderei dizer?? LooOOL

Mas isso é la com ele, nao sei da historia nem do que se passou foi so uma opinião..

Assino por baixo.
 
Eu acho que vcs não leram bem o problema...
O homem é que não quis saber de ninguém durante 15 anos, nunca contribuiu para construir a familia, não acompanhou a educação dos filhos... NADA !!! Só serviu para o fazer...
E vcs estão preocupados que se o gajo fosse rico, o rapaz queria a guita, mas como é sem abrigo, bla bla bla....
Se não fosse a Seg.Social a falar com a vizinha, as coisas continuavam como estão, isto é o homem na vida dele e o rapaz na dele...
Mais... conhecendo o rapaz como conheço, nem que o pai tivesse toda a guita do mundo, ele queria saber dele...

Desculpem lá, mas vcs estão a ver a parte social da coisa e não a parte real.
 
Eu acho que vcs não leram bem o problema...
O homem é que não quis saber de ninguém durante 15 anos, nunca contribuiu para construir a familia, não acompanhou a educação dos filhos... NADA !!! Só serviu para o fazer...
E vcs estão preocupados que se o gajo fosse rico, o rapaz queria a guita, mas como é sem abrigo, bla bla bla....
Se não fosse a Seg.Social a falar com a vizinha, as coisas continuavam como estão, isto é o homem na vida dele e o rapaz na dele...
Mais... conhecendo o rapaz como conheço, nem que o pai tivesse toda a guita do mundo, ele queria saber dele...

Desculpem lá, mas vcs estão a ver a parte social da coisa e não a parte real.


Amigo tem calma... Penso que o que o Zukinha e o JMMS disseram é apenas o que ele pode fazer à luz da lei.

Eu vendo as coisas do lado de fora, e se estivesse no lugar dele estava exactamente como ele está... a cagar-se para o "pai" dele.. e possivelmente faria de tudo para que ele não voltasse...

o problema aqui é que não é apenas a nossa vontade que conta...
 
Amigo aqui ninguem esta preocupado com nada, apenas limitei-me a tentar ajudar e dei uma opinão pessoal, mas passo a explicar mais detalhadamente.

O meu post esta dividido em tres partes (paragrafos), sendo o primeiro a saudação, o segundo a resposta a questao e o terceiro uma opinião/comentario pessoal.

Em relação ao meu comentario pessoal que o user Tinoni disse que estava preocupado, eu passo a explicar que nao é preocupação mas sim opinião, posso fundamentar na frase:
ZuKinha disse:
(...)MUITO PROVAVELMENTE queria a herança..(...)

Mas eu ate o entendo... Uma vida inteira sem dar noticias, depois aparece do nada a precisar de abrigo, chocante. Mas tambem tens que adimitir que se ouvess uma herança geitosa o rapaz nao diria que nao.. LoOOL
 
Eu acho que vcs não leram bem o problema...
O homem é que não quis saber de ninguém durante 15 anos, nunca contribuiu para construir a familia, não acompanhou a educação dos filhos... NADA !!! Só serviu para o fazer...
E vcs estão preocupados que se o gajo fosse rico, o rapaz queria a guita, mas como é sem abrigo, bla bla bla....
Se não fosse a Seg.Social a falar com a vizinha, as coisas continuavam como estão, isto é o homem na vida dele e o rapaz na dele...
Mais... conhecendo o rapaz como conheço, nem que o pai tivesse toda a guita do mundo, ele queria saber dele...

Desculpem lá, mas vcs estão a ver a parte social da coisa e não a parte real.

Eu acho que percebi e respondi bem... correcto?
Pode alegar abandono do lar... o que piora é que não está divorciado... Dái ter falado em reunir factos, acontecimentos e testemunhas, pois vai precisar...
Mas falando com um advogado é a coisa mais acertada que o teu amigo pode fazer.
 
Pior é ele ainda não estar divorciado... Não sei de que zona és... Se fores de perto de Aveiro a minha mulher pode ajudar-te... (é .dv.g.d.)
 
Não te mando para uma das minhas primas que é (Avvocata), porque num misturo negócios com lazer...
Mas mais uma vez o teu amigo deve ir a um Avvocato!
Cumps.
 
Back
Top