Opticas A4 B5 á inglesa!

Boas!

Bem, esta semana os senhores da IPO revelaram-me algo muito interessante na minha B5. Tenho a iluminhação á inglesa. Isto quer dizer que a projecção dos médios estão ao contrário, com o eixo da via a ser mais iluminado que a berma. A realidade é que há 3 anos que faço a inspecção no mesmo sitio e desta vez deram por isso e muito bem.
Apenas sei que o antigo dono tinha trocado as opticas por terem os apoios partidos. Nunca tal me ocorreu que isto se passava. Felizmente o senhor da IPO teve consciência e deixou passar tenho como contrapartida o assunto ser resolvido.

Sendo assim deixo aqui uma questão. Será possivel rodar a lente do olho de boi afim de inverter a situação?

Obrigado e cumprimentos.. :)
 
Provavelmente, será uma afinação destas de que precisas, o projector é que deve possuir outro angulo de reflexão. Se for habilidoso, abra e verifique, mas deverá ter uma óptica portuguesa, para servir de modelo comparativo, depois ir a um sítio para medição, pois quando voltares ao CIV, pode apresentar valores fora do aceitável.
Ou seja acho, melhor comprares uma óptica nova, que é plug and play.
Sempre podes vendê-la lá para aqueles lados, pela net e enviá-la de volta e recuperar uns trocos.
 
Quando montei as ópticas restyling no meu 8L reparei que tinham dentro uma alavanca que levantava e baixava uma chapa no projector com lente dos médios.
Esse projector tem uma chapa de meio semi circulo a obstruir a metade de baixo da lente, e tem uma alavanca que abre e fecha mais um bocadinho do lado exterior do projector "olho de boi" .
O que isso faz é precisamente abrir mais um bocado de ângulo de iluminação para o lado de fora . Por isso é que só deixei aberto o lado da berma.

Mas isto é nas ópticas valeo do 8L. Não sei se essas são iguais.

Abraço
 
Pensando no seu tópico, será que é uma questão de inverter, de um lado para o outro os mecanismos que estão dentro dos "olhos de boi"? Passar o da esquerda para a direita e vice-versa... quem sabe?
 
Existe uma mola nas ópticas (por trás) que têm de ser invertidas no teu caso. Num deles tens que elevar a mola e no outro descer.

É uma operação muito simples.
 
No manual vem descrito como se faz essa manobra, sei porque ja li, mas não me lembro como é.
Não somo obrigados a andar com os carros exclusivamente em estradas à direita, se quizer-mos ir a Inglaterra por exemplo, temos que fazer esse processo de mudança e como tal não pode ser assim tão complicado.
Vem escrito no manual.
 
Nos audi nao sei mas nos OPEL basta ligar o OP-com e trocar onde diz se a conduçao e a direita ou a esquerda!
 
Back
Top