Óleo motor para 2.0 tdi, qual o melhor?

Boa tarde,
Aproveito para solicitar o grupo, visto que este é o meu primeiro tópico.
Tenho um Audi A3 Sportback, 2.0tdi de 140cv, de 2010.
Tenho o carro a cerca de 2 anos e sempre utilizei o óleo de motor Liqui Moly long life III 4200 senão me engano.
O carro é importado da Alemanha, tem agora 200.000 mil klms, e no primeiro ano, entre os 160 e os 180 mil começou a dar problema de filtro de partículas, então simplesmente mandei tirar, desmiolei o filtro de partículas, anulei electronicamente e afinou-se o carro, tudo feito pela VagSpeed/MbPower.
Fora isso está original, só tenho um filtro de ar k&n de caixa e nada mais, faço a revisão de 15 em 15mil, gasoleo do bom e mais caro e 40% de percurso em autoestrada, daí os problemas no filtro de particulas antes de o tirar. Já fez a atualização do recall na audi, quando comprei o carro, e levou uma egr, daí não ter anulado a egr porque estava boa (nova).
Que óleo de motor aconselham, tendo em conta as características que apresentei?
Bem haja
 
Esse carro até à data levou 5w30 por causa de ter filtro de partículas... Se está anulado podes passar para um 5w40. Liqui moly, castrol, etc são boas marcas de óleo. Na marca aconselham Castrol.
 
Depois quando puderes faz a tua apresentação, visto que só assim é que o pessoal do fórum te irão ajudar neste e nos futuros tópicos que abrires. Cumprimentos
 
Se não vai atingir altas temperaturas por não fazer a regeneração não vejo o porquê de continuar a usar um óleo 5w30 que é mais caro. Acho que a norma 505.01 5w40 dá para ser utilizado nesse motor sem qualquer tipo de problema. Mas é a minha opinião vale o que vale.
 
A real questão é que o FAP nunca deveria ter saído de lá, quando forem a ver que uma boa limpeza custa menos que a remoção do mesmo e isenta de futuros problemas em inspeções (E falo por experiência neste caso)

O motor CR quando foi desenhado sempre foi desenhado para levar com um óleo com norma 507.00, e tenho sérias dúvidas que seja apenas por causa do FAP.
Por isso para mim, é continuar com o 5W30
Mas não sou nenhum engenheiro químico nem mecanico para o saber

Para pouparem 10/15€ no garrafão de óleo?
 
Óleo 5W30 norma 507.00.
Tal como o @BlueA4 te disse e bem, esse motor foi concebido apenas e só para levar óleo 5W30.
A concepção mecânica, os materiais, canais de lubrificação foram pensados para o 5W30.
Não inventes.

Screenshot_20200330-230510006.jpg

Quanto à marca, LiquiMoly, Castrol, Shell, Mobil, é tudo bom.

E quando puderes por favor abre um tópico e faz a tua apresentação ;)
 
Se você tiver que escolher entre o 5w30 e o 5w40, parece que a maioria de povos tendem a preferir o 5w30 porque tem um efeito liso na bomba de óleo e também que tem um fluxo apropriado através do motor quando é quente.

Ambos os óleos funcionam muito bem para garantir a lubrificação tão necessária das peças do motor quando se liga o motor. O número 5 em ambos os óleos indica a viscosidade que é a mesma quando o motor está frio, ou seja, a temperatura de arranque.

O 30 no primeiro tipo de óleo representa uma viscosidade que é mais baixa quando o motor está a funcionar a temperaturas elevadas do que o 40 no segundo óleo que tem uma viscosidade mais elevada.

Se você está se perguntando qual óleo escolher entre 5w30 e 5w40, é melhor escolher 5w30. Mas no caso de não estar disponível ou ser demasiado caro, pode sempre optar pela 5w40, que é igualmente boa e não causa danos no motor.
 
Retirei este artigo só para explicar a minha versão de ver este assunto dos óleos. Concordo no que ambos vocês disseram anteriormente mas olhei apenas no aspecto do carro não ter FAP e de economizar na compra de um óleo que vai ao fim ao cabo lubrificar o motor com a mesma eficiência...

https://autocarstyle.com/qual-tipo-de-oleo-o-motor-do-seu-carro-deve-usar/ onde foi tirado o artigo se quiserem consultar.

Mas a verdade é que a marca pede 5w30 com as normas referidas em cima. O meu carro também está sem FAP mas é motor PD e não CR. Também leva o 5w30 com a mesma norma e é o que uso mas se um dia as finanças apertar não vou ter problema nenhum em colocar um 5w40 para poupar uns 15€ que seja.
 
Last edited:
Retirei este artigo só para explicar a minha versão de ver este assunto dos óleos. Concordo no que ambos vocês disseram anteriormente mas olhei apenas no aspecto do carro não ter FAP e de economizar na compra de um óleo que vai ao fim ao cabo lubrificar o motor com a mesma eficiência...

https://autocarstyle.com/qual-tipo-de-oleo-o-motor-do-seu-carro-deve-usar/ onde foi tirado o artigo se quiserem consultar.

Mas a verdade é que a marca pede 5w30 com as normas referidas em cima. O meu carro também está sem FAP mas é motor PD e não CR. Também leva o 5w30 com a mesma norma e é o que uso mas se um dia as finanças apertar não vou ter problema nenhum em colocar um 5w40 para poupar uns 15€ que seja.

Estas a falar em termos genericos e retiraste essas informacoes de um artigo sobre generalidades..
Cada motor é concebido para receber certas viscosidades.. Ha motores japoneses, a gasolina que nao levam FAP e pedem oleo 0W20... E há motores igualmente japoneses, a gasolina, sem FAP que aceitam 20W50.. Qual é a diferença se ambos os motores são de ciclo Otto, injecçao multiponto, 4 cilindros? É a concepção do motor, os materiais usados, as ligas, as tolerancias, as folgas, os canais, etc..
 
Estas a falar em termos genericos e retiraste essas informacoes de um artigo sobre generalidades..
Cada motor é concebido para receber certas viscosidades.. Ha motores japoneses, a gasolina que nao levam FAP e pedem oleo 0W20... E há motores igualmente japoneses, a gasolina, sem FAP que aceitam 20W50.. Qual é a diferença se ambos os motores são de ciclo Otto, injecçao multiponto, 4 cilindros? É a concepção do motor, os materiais usados, as ligas, as tolerancias, as folgas, os canais, etc..
Concordo. Mas dou-te um exemplo do meu PD 1.9 130cv. Tanto leva o 5w40 norma 505.01 como o 507.00 5w30. Acho que o facto do carro dele levar 5w30 tem a ver com o carro possuir FAP. O 505.01 iria danificar a FAP pela sua composição do óleo. É a minha lógica de ver as coisas mas sim, agindo corretamente é seguir o fabricante.
 
Concordo. Mas dou-te um exemplo do meu PD 1.9 130cv. Tanto leva o 5w40 norma 505.01 como o 507.00 5w30. Acho que o facto do carro dele levar 5w30 tem a ver com o carro possuir FAP. O 505.01 iria danificar a FAP pela sua composição do óleo. É a minha lógica de ver as coisas mas sim, agindo corretamente é seguir o fabricante.

Isso deve-se ao tipo de serviço que o carro faz.
Serviço fixo (15.000 km) que leva o tal 5w40 505.01 ou serviço longlife (até 30.000km) 5w30 507.00
O carro que tenho actualmente usa o 5w30 507.00 e nem sequer saiu de fábrica com filtro de partículas.
 
Óleo 5W30 norma 507.00.
Tal como o @BlueA4 te disse e bem, esse motor foi concebido apenas e só para levar óleo 5W30.
A concepção mecânica, os materiais, canais de lubrificação foram pensados para o 5W30.
Não inventes.

View attachment 66833

Quanto à marca, LiquiMoly, Castrol, Shell, Mobil, é tudo bom.

E quando puderes por favor abre um tópico e faz a tua apresentação ;)

Isso é uma App que se usa para ver os tipos de óleo para cada motor? Dava imenso jeito


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Back
Top