Oleo em excesso Audi A3 1.9 tdi 105cv

Boas tardes, tenho um Audi A3 1.9 tdi 105cv do ano 2009 e no outro dia fui ver o nível de óleo e estava acima do nivel maximo, por volta de 1cm.
Fiz uma mudança de óleo em Abril/2017 e desde aí não tinha visto o nível. Fui a um mecânico e disseram-me que podia ser gasóleo a passar para o óleo, mas cheirei a vareta e não me cheira a gasóleo, contudo mandei retirar o óleo a mais (tinha por volta de 1L a mais).

Fiquei alarmado quando na auto-estrada ao passar da 4ª velocidade para a 5ª velocidade saiu fumo branco.
Mas como no outro dia acendeu o filtro de partículas no painel pensei que fosse a fazer a regeneração . (O aviso do filtro de partículas já não aparece)

As minhas questões são:
- Como andei vários meses com excesso de óleo, será que danificou algo no motor?
- Se for gasóleo a passar para o óleo como posso verificar isso?
- Que cuidados devo ter agora.

Agradeço uma ajuda da vossa parte pois agora estou com medo de fazer algo de errado.
Obrigado.
 
À partida se não andas te de pressa deves ter o carro direito, nunca mais ponhas óleo a mais antes ponhas um pouco antes do limite óleo a mais cria muita compressão e pode danificar ,mas como andas devagar não deve ter criado muitas folgas

Enviado do meu MEO Smart A80 através de Tapatalk
 
1 litro a mais é muito
Quando interrompes uma regeneração pode acontecer contaminares o oleo com gasóleo sim. tem em atenção quando paras o carro se ele está a regenerar ou não (Carro fica ligeiramente acelerado e o som do motor é bem diferente)
Vai estando atento se volta a acontecer
 
é carro de cidade / pára-arranca?
É carro de cidade pois trabalho no Porto, mas vivo nos arredores a 20 km do trabalho (isto pela auto-estrada)

À partida se não andas te de pressa deves ter o carro direito, nunca mais ponhas óleo a mais antes ponhas um pouco antes do limite óleo a mais cria muita compressão e pode danificar ,mas como andas devagar não deve ter criado muitas folgas

Enviado do meu MEO Smart A80 através de Tapatalk
Bem espero não ter danificado nada, mas por acaso fui de férias para o alentejo e já devia estar assim. Fiz média entre 120km/h a 150km/h.

1 litro a mais é muito
Quando interrompes uma regeneração pode acontecer contaminares o oleo com gasóleo sim. tem em atenção quando paras o carro se ele está a regenerar ou não (Carro fica ligeiramente acelerado e o som do motor é bem diferente)
Vai estando atento se volta a acontecer
Ainda não consegui detectar o carro a ficar mais acelerado e com o som do motor. Mas vou ficar ainda mais atento.


Hoje fiz 50km em medias de 120km/h a 140km/h o óleo manteve-se na mesma medida, espero que assim mantenha-se pois se subir pode ser mesmo gasóleo no óleo.
Obrigado pelas vossas resposta.
 
Isto é um motor da guerra não penses mais nisso e nunca mais ponhas excesso de óleo que tens carro para a vida abraço

Enviado do meu MEO Smart A80 através de Tapatalk
 
1º Tens que ter em atenção que o FAP só trabalha a temperaturas + altas, trajectos curtos vai abortar regenerações, fazendo com que o gasóleo injectado na queima do lixo no FAP vá se depositar no cárter, deves assim ter o cuidado de vez em quando esticá lo na AE (+/- de 300 em 300kms)
2º Uma maneira fácil de veres se está em regeneração é pelo aumento do consumo instantâneo
3º O ideal seria mudares novamente o óleo pois o poder de lubrificação ficou comprometido
 
Se não deu problemas até agora, certamente também não deverá vir a dar devido ao excesso de óleo, mas é algo muito incerto.
Ao contrario do que foi dito, esta ultima geração dos motores 1.9 tdi já não é tão guerreira como a anterior e falo por experiência própria! São motores muito mais sensíveis.
Um problema bastante comum nestes motores é as capas de biela partirem/desgastarem-se, portanto aconselho-o a troca-las por prevenção!
Aconselho-o ainda a utilizar sempre um bom óleo e filtro, e substituir os mesmos de 15k em 15k km, no máximo de 20k em 20k km, de modo a garantir a máxima prevenção do motor.
Se cumprir estas "regras" tem um grande motor em mãos ;)
 
Se não deu problemas até agora, certamente também não deverá vir a dar devido ao excesso de óleo, mas é algo muito incerto.
Ao contrario do que foi dito, esta ultima geração dos motores 1.9 tdi já não é tão guerreira como a anterior e falo por experiência própria! São motores muito mais sensíveis.
Um problema bastante comum nestes motores é as capas de biela partirem/desgastarem-se, portanto aconselho-o a troca-las por prevenção!
Aconselho-o ainda a utilizar sempre um bom óleo e filtro, e substituir os mesmos de 15k em 15k km, no máximo de 20k em 20k km, de modo a garantir a máxima prevenção do motor.
Se cumprir estas "regras" tem um grande motor em mãos ;)


são as revisões longlife e os FAP só dores de cabeça, até há muitos casos que as bielas saltam fora mas só nas versões a partir de 2007....
 
Isto é um motor da guerra não penses mais nisso e nunca mais ponhas excesso de óleo que tens carro para a vida abraço

Enviado do meu MEO Smart A80 através de Tapatalk

Infelizmente não fui eu que coloquei o óleo a mais, e sim a oficina onde fiz a mudança de óleo. Foram uns irresponsáveis no qual não admitiram que fizeram essa asneira.

1º Tens que ter em atenção que o FAP só trabalha a temperaturas + altas, trajectos curtos vai abortar regenerações, fazendo com que o gasóleo injectado na queima do lixo no FAP vá se depositar no cárter, deves assim ter o cuidado de vez em quando esticá lo na AE (+/- de 300 em 300kms)
2º Uma maneira fácil de veres se está em regeneração é pelo aumento do consumo instantâneo
3º O ideal seria mudares novamente o óleo pois o poder de lubrificação ficou comprometido

Boa dica, eu agora vou dar umas voltinhas maiores aos fim-de-semana.
Em relação ao consumo instantâneo não sei identificar bem, pois costumo ver é o consumo média. Mas vou começar a andar no display com o consumo instantaneo visivel.

Se não deu problemas até agora, certamente também não deverá vir a dar devido ao excesso de óleo, mas é algo muito incerto.
Ao contrario do que foi dito, esta ultima geração dos motores 1.9 tdi já não é tão guerreira como a anterior e falo por experiência própria! São motores muito mais sensíveis.
Um problema bastante comum nestes motores é as capas de biela partirem/desgastarem-se, portanto aconselho-o a troca-las por prevenção!
Aconselho-o ainda a utilizar sempre um bom óleo e filtro, e substituir os mesmos de 15k em 15k km, no máximo de 20k em 20k km, de modo a garantir a máxima prevenção do motor.
Se cumprir estas "regras" tem um grande motor em mãos ;)

O carro tem neste momento 160.000km deveria mudar as capas de biela? Fica muito caro fazer essa substituição?

são as revisões longlife e os FAP só dores de cabeça, até há muitos casos que as bielas saltam fora mas só nas versões a partir de 2007....
O meu carro é de 2009 e as revisões vou fazer sempre de 15k a 15k com óleo castrol.

Muito obrigado pelos vossos comentários. :)
 
160000km ainda?
Isto tá novo ainda não penses mais nisso mantém o óleo em vigilância e da-lhe gás isso quer é andar
Relativamente aos km é que acho poucos o meu é de 11/2001 e já conta com 208000 e é nos Açores mas se o dizes tudo é possível olha que há muitos carros martelados ai que as pessoas sem sonham mas boa sorte

Enviado do meu MEO Smart A80 através de Tapatalk
 
160000km ainda?
Isto tá novo ainda não penses mais nisso mantém o óleo em vigilância e da-lhe gás isso quer é andar
Relativamente aos km é que acho poucos o meu é de 11/2001 e já conta com 208000 e é nos Açores mas se o dizes tudo é possível olha que há muitos carros martelados ai que as pessoas sem sonham mas boa sorte

Enviado do meu MEO Smart A80 através de Tapatalk

Ontem já dei uma voltinha e dei uma vista de olhos ao óleo a ver se estava no nível, mas manteve-se igual.
Sim, eu sei que existe muitos carros martelados por cá. Este é nacional e soube que a ultima inspecçao ao carro que foi aos 114.000km isto em 2015 e eu comprei o carro com 145.000km em 2016.
Existe forma de ver os km reais nos carros?
 
Ontem já dei uma voltinha e dei uma vista de olhos ao óleo a ver se estava no nível, mas manteve-se igual.
Sim, eu sei que existe muitos carros martelados por cá. Este é nacional e soube que a ultima inspecçao ao carro que foi aos 114.000km isto em 2015 e eu comprei o carro com 145.000km em 2016.
Existe forma de ver os km reais nos carros?
Vagcom

Enviado do meu MEO Smart A80 através de Tapatalk
 
Vou ver se compro no ebay ou gearbest um Vagcom. ;) Bem espero que esteja com os km reais senão até me vai doer a alma.
Até podes comprar que dá sempre jeito mas pelo que dizes os kms devem estar correctos ,mas isso vês também pelo desgaste da forra do volante,pedais ,tapete condutor etc
Não penses mais nisso estima mas é o carrinho e dá lhe mimos que tens carro para muitos anos

Enviado do meu MEO Smart A80 através de Tapatalk
 
Back
Top