Oleo e normas VW

Boa tarde,

O meu carro é um pouco antigo, tem 10 anos, pelo que provavelmente actualmente há oleos de muito melhor qualidade do que na altura em que editaram o manual.

No manual do meu carro e pelo que pude analisar da tabela para o nosso clima a viscosidade ideal seria 10W40. Sendo que para o S8 recomendavam a norma 501.00.

O que eu gostaria de saber é se por exemplo a norma 502 ou 503 cumpre os requesitos da 501 sendo ainda melhor e como tal se aconselham a colocar por exemplo um oleo que cumpra a norma 502.00 no meu charuto.
Ou seja um oleo capaz de aguentar a norma 502.00 é um oleo que tambem cumpre a 501.00 e a 500.00?

Há alguma tabela de equivalencias ou informaçoes relativas aos oleos?

Obrigado


PS: vejo oleos de muitos preços, todos eles exactamente iguais em caracteristicas, cumpridores das mesmas normas VW, API e ACEA, acham que não devo optar por estes mais baratos? haverá diferenças entre eles?
 
Por questões de segurança, sempre optei por colocar o que está indicado no manual do carro. Depois, sempre tendo em conta que é a minha humilde opinião, devemos manter, o mais possível, sempre o mesmo óleo durante toda a vida do carro. Julgo, pelo que já li, e foi muito, há uma certa "habituação" dos componentes mecânicos à viscosidade do óleo assim como à sua gradação.

Em suma, se usas um determinado tipo de óleo e nunca te deu qualquer motivo de desagrado, deves continuar a usar esse. Quando o motor já tem determinadas folgas, normais de desgaste relativo aos km efectuados, aumentamos um pouco a espessura desse óleo. Exemplo: carro novo, indicado 5W40, quando começar com um trabalhar mais irregular, alterar para 10W40. Isto em modelos inferiores a 2000/2001. Nos carros mais recentes devemos manter o especificado.

No entanto, aguarda pelos mais entendidos, porque se disse algo errado alguém vai queixar-se.

MarcoG
 
vieira_mar, o problema é que comprei o carro em 2ª mão, na alemanha, logo primeiro não sei que oleo levou a vida toda, segundo a temperatura ambiente da alemanha não é identica á nossa, por isso o mais provavel é ter mesmo de mudar a viscosidade que usou o resto da vida.
Para alem disso se tu vais á Audi mudar o oleo, o mais certo é que mesmo sem saberes umas vezes levas com oleo castrol, outras shell etc, conforme os acordos comerciais que tem com as marcas de lubrificante.
Por isso a viscosidade recomenda pela AUDI portugal é diferente da AUDI Noruega e da AUDI Brasil por exemplo.
Quanto ás normas o que eu me referia é que em 1997 os oleos não eram tão bons como hoje em dia, não digo que o carro não continue a funcionar com oleo com tecnologia com 20 anos, mas o que á 20 anos era considerado muito bom hoje é o minimo.
Imagina o mesmo com os pneus, tento colocar os melhores pneus para o carro, não os pneus que vinham com o carro quando ele saiu (tanto mais que já nem se fabricam) desde que estes sejam melhores do que os que vinham com o carro (o que não deve ser dificil)
 
a marca nao e muito importante . o mais importante são as caracteristicas e respectivas normas
 
artur disse:
a marca nao e muito importante . o mais importante são as caracteristicas e respectivas normas

X2 mas se existe um oleo que cumpra as normas do fabricante ou até que as supere eu também gostava de o utilizar e por isso partilho da mesma duvida do mustang ;)
 
tou a ver que ninguem faz a minima ideia do que querem dizer as normas VW... :!:


No manual do meu carro em alemão diz para lá qualquer coisa que pelo que percebo o oleo para o A8 4,2 pode ser 500.00 ou 501.01, mas para o S8 (que é o meu) recomendam apenas 500.00 mas isto é uma norma de 1991!!
Pelo que vi na net alguns manuais de A8's mais recentes já recomendam 502.00 (com o mesmo motor 4.2)

Ora então a norma 500.00 é melhor que a 501.01 (e eu pensava que era ao contrario, quanto maior o numero...)
E a 502, será que cumpre os requesitos da 500.00 e é ainda melhor????
 
eu ate te ajudava se soubesse ..... mas como é obvio nao podemos saber tudo ....
se queres que te diga , nem sei qual a norma que a minha carrinha leva , quem tem que saber é o mecanico não sou eu ..... mas talvez se fores a audi te saibam esclarecer ;)
 
Audistore disse:
se fizeres long life a norma e 506 se não 505

apesar do 506 estar a ser substituido pelo 507

não faço long life para alem de que o meu carro nem suporta.

mas essas normas não são para motores diesel???
 
Sim mtores diesel a gasolina nao tenho info para responder :oops:

Mas para a semana ja vou ter novidades sobre oleos 8)
 
Back
Top