Oleo de Motor indicado para os nossos carros

grafico.png


Assim rapidamente o óleo que se usa hoje em dia são do género multi-viscosos ou seja, o primeiro número dos multiviscosos indica a viscosidade na partida com o motor frio (temperatura ambiente). Quanto mais baixo esse número, menor será o esforço do motor na hora de accioná-lo pela primeira vez no dia. Isso é particularmente importante em países onde a temperatura do ambiente fica abaixo de zero com frequência. O óleo deve ser capaz de se manter fluido em baixas temperaturas (e principalmente não se solidificar), para garantir que o motor consiga girar correctamente na hora da partida. Na medida que o motor vai aquecendo, passará a valer a viscosidade indicada pelo segundo número. Esse, por sua vez, indica a viscosidade à temperatura operacional de 100ºC. Quanto maior esse número, maior é a viscosidade quando o óleo está em altas temperaturas. Uma outra forma de entender os óleos multi-viscosos é pensar em 20W40 como se fosse um óleo mono-viscoso 20 (na partida) que não se afinará mais do que um 40 quando aquecido pelo trabalho do motor.

Para cada motor, o fabricante testa os diferentes tipos de óleo (como os da figura acima) e verifica aquele que melhor se adequa nas suas condições de trabalho. Por isso a importância de seguir exatamente o que diz o manual do proprietário para seu veículo. Note que há óleos com mesma especificação de viscosidade (10w40, por exemplo), mas diferentes especificações API (SJ, SL ou SM).

Fonte

 
boas pessoal.
Sou novo aqui e nesta marca,tenho uma A4 avant 2.0 tdi de 136 cv deste ano.com oleo de 30.000 em 30.000,mas eu por ano nem 15.000 faço.a minha duvida é se realmente é uma boa opçao so mudar de acordo como esta referido.se alguem por experiencia saiba qual a melhor opçao para este motor agradecia esclarcimentos.obrigado
 
boas pessoal.
Sou novo aqui e nesta marca,tenho uma A4 avant 2.0 tdi de 136 cv deste ano.com oleo de 30.000 em 30.000,mas eu por ano nem 15.000 faço.a minha duvida é se realmente é uma boa opçao so mudar de acordo como esta referido.se alguem por experiencia saiba qual a melhor opçao para este motor agradecia esclarcimentos.obrigado

Boas André, eu se tivesse na tua situação mudava pelo menos uma vez por ano o óleo mesmo não atingindo os tais 30k
 
se queremos prolongar a vida do motor é mudar oleo e filtro muito antes do que o limite kms permite, pois o oleo vai se degradando com os kms, sei que os oleos são caros, mas os motores e peças ainda mais ! o que sei e tenho assistido a motores com 500/600 mil
a rodar bem com esses cuidados, mudas oleo e filtro sempre nos 7/10 Mil kms e o motor tem uma vida muito longa apesar da o fabricante dizer 30 mil kms ou mais, eu não o faço prefiro um oleo para 15mil e mudar aos 10mil ou um para 30mil e mudar aos 15mil
assim tenho sempre o motor com o lubrificante em exelente estado e o motor limpo, no final o desgaste mecanico é bem menor e motor dura o dobro talvez, no entanto alguns preferem até ultrapassar os limites de kms.

o oleo neste motores é importante ser bom é estar sempre em bom estado, eu tenho visto motores que estão todos comidos da corrosão por exemplo, por oleos e mudas não adequadas e que depois estão num estado que parecem ter milhôes de kms, a até tem muito poucos.
mas estão exaustos.
 
Depois de passar pelas paginas, só vi uma referencia a um motor AFV, sendo assim, gostaria de saber qual o oleo indicado para uma carrinha A4 Avant de Junho de 2004, importada da Belgica em 2006, AVF 8E B6.Não sei se tem FAP, e se bem entendi seria o oleo 505.01 5w30 ou 5w40 caso tenha FAP seria o 507.00 certo?
Como poderei saber se tem FAP ?
Obrigado
Cumprimentos
 
Boa Noite amigos.

Sou novo aqui no forum e novo na marca Audi.
Eu tenho um Audi A3 2.0 TDI de 140 Cv de 2004, mas o carro foi sempre assistido na marca aqui na Suíça.
Mas estive a informar-me na Audi e achei um pouco caro o preço que praticam para as revisões de serviço.
Eu em Portugal tinha e tenho o meu pai que tem uma oficina de carros e sempre fiz os serviços, por isso sei como trabalhar e achei que deveria ser eu a controlar as coisas.

Mas estive aqui a ler no foruns os oleos mais indicado para o meu carro e fiquei com algumas duvidas, espero que me possam ajudar.

Segundo o país que me encontro a temperatura maxima que já apanhei por cá foi -27 grau, por isso segundo um grafico que vi só tenho 2 opções o 5W20 ou o 5W30, ou também poderei utilizar um 10W..

Outra duvida o meu motor tem letras BKD e segundo as Normas que vi tanto dá a Norma 505.01 ou a 507.00 certo?

Já agora eu fiz o tal "troque" dos ponteiros do quadrante e ele já modou para o proximo serviço ( 8000Km ou 365 dias) isso corresponde a ?

Obrigado pela atenção.
Cumprimentos
Hélder Castro
 
Last edited:
Boa tarde a todos, tenho um A3 8L 1.9 TDi (110cv) de 99. Tem 200mil Km (se não fui enganado).

É o seguinte...ontem reparei que estava com o nível do óleo abaixo do mínimo, como não percebo nada de carros fui até a bomba de gasolina pedir a um gajo para acrescentar. O óleo que o antigo dono usava era o 10W40, norma VW 505.00. O tipo lá da bomba disse-me que o 5W40 era melhor tendo em conta o carro e por andar muito em auto-estrada, então assim foi, o bixo levou o 5W40.

Claro que ainda não notei diferença nenhuma mas lembrei-me de vir pesquisar e encontrei post's de pessoal a dizer que o 5W40 vai fazer o carro beber mais óleo e que nunca é uma boa opção.

Será que fiz bem mudar?

Será que deva voltar ao 10W40??
 
O oleo que a marca aconselha normalmente vem mencionado no livro e na frente do carro.
Acho que deves usar esse e respeitar os intervalos de revisão.
 
Supostamente é esse 10W40... agora que o erro está feito deixo andar e depois volto ao 10W40, ou vou ao mecânico para trocar? É deitar dinheiro ao lixo mas se for para o bem do carro...
 
Para esse carro pode ser 5w40, 10w40 ou 15w40 mas tem de cumprir a norma 505 00.
Eu pessoalmente metia 5w40 e da Castrol edge
 
Boa tarde a todos, tenho um A3 8L 1.9 TDi (110cv) de 99. Tem 200mil Km (se não fui enganado).

É o seguinte...ontem reparei que estava com o nível do óleo abaixo do mínimo, como não percebo nada de carros fui até a bomba de gasolina pedir a um gajo para acrescentar. O óleo que o antigo dono usava era o 10W40, norma VW 505.00. O tipo lá da bomba disse-me que o 5W40 era melhor tendo em conta o carro e por andar muito em auto-estrada, então assim foi, o bixo levou o 5W40.

Claro que ainda não notei diferença nenhuma mas lembrei-me de vir pesquisar e encontrei post's de pessoal a dizer que o 5W40 vai fazer o carro beber mais óleo e que nunca é uma boa opção.

Será que fiz bem mudar?

Será que deva voltar ao 10W40??

O óleo para o teu motor deverá cumprir, no mínimo, a norma 505.00, como aqui já foi dito pelo ThiagoSS.

Atenção que um óleo com um determinado índice de viscosidade, por ex. 10W40 ou 5W40, não significa que cumpra determinada norma... O importante é sempre a norma.

Quanto ao teu caso em concreto, se o carro "pediu" óleo antes de fazer os 15000Kms e tinha o 10w40, com um 5w40 vai-te pedir mais cedo, ou seja, vais ter que acrescentar mais vezes entre revisões. Claro que isto não é linear, depende do tipo de condução, do desgaste do motor, da própria qualidade do óleo, etc.

O meu carro tem o mesmo motor que o teu e com 240.000Km (reais) apenas lhe meto BP VISCO 7000 SPORT 5W40 e é raro ter que lhe acrescentar entre mudas com a condução normal. Houve uma altura em que, por questões profissionais, tive que me deslocar muito em AE, e aí tinha que acrescentar cerca de 0,5L por volta dos 10.000Km.

Resumindo, no teu caso, até porque não sabes se os kms são reais, acho que mantinha o 10w40 (norma 505.00), mas de uma boa marca.

Espero ter ajudado,

Cumps.
 
Back
Top