Oleo da caixa a3 1.9 tdi (pd 130)

A AUDI agora faz óleos? :D se for como os filtros da UFI para o gasóleo que andam agora a vender... uiiii fogeeee :D

Sr @Vitor Costa :D, deixe o cota, que já anda nisto a alguns anos lhe dizer uma coisa, os nosso carros usam o sistema "transaxle", que muita gente não sabe, o que quer dizer que se usares um óleo que tenha a viscosidade certa e aquelas coisinhas todas, mas que não seja especifico para esta caraterística, dizes adeus aos vedantes da caixa passado uns tempos.
O comprar na audi é mesmo para evitares este género de erros, que podem sair bem caros, e se fores ver um castrol para transaxle, também é carote, pelo que não vale a pena arriscar.
Abraço da Madeira.
 
Obrigado a todos pela ajuda, mas ainda n consegui confirmar as minha duvidas... eu quero trocar o oleo pq n sei à quanto tempo lá esta, mas quero ter a certeza do q estou a meter na caixa

Ainda n entendi se:
- A norma a meter é mesmo VW G 052 911 A2?
- meto GL-4 ou GL5? Pelo que entendi estas caixas devem andar com GL-4 pq GL-5 pode corroer a longo prazo ... confirmam?
- li tb que as caixas de 6 devem andar com 75w-80 e não com 75w-90, correct?
 
deixe o cota, que já anda nisto a alguns anos lhe dizer uma coisa

transaxle my ass :D lol :p eu AUDI? nunca mais pah... daqui a pouco vende óleo de batatas fritas a peso de ouro :D hehehe

Ainda n entendi se:
- A norma a meter é mesmo VW G 052 911 A2?
- meto GL-4 ou GL5? Pelo que entendi estas caixas devem andar com GL-4 pq GL-5 pode corroer a longo prazo ... confirmam?
- li tb que as caixas de 6 devem andar com 75w-80 e não com 75w-90, correct?

essas perguntas todas têm uma única resposta possível: numero do teu chassis para saber qual é a caixa que tens e só depois sabes qual é o óleo indicado para a tua! Deslocaste a um concessionário e perguntas lá isso tudo... pedes a referência para a tua caixa é o melhor, podes depois decidir comprar na AUDI, ou se comprares fora confirma que o óleo que vais comprar cumpre a norma, e não me refiro ao GL-4 ou GL-5 ou 75W90 etc... a AUDI tem uma referência própria para o óleo de caixa!
 
Last edited:
Depois de ler este tópico fiquei com uma dúvida.. afinal é suposto trocar o óleo das caixas de velocidades manuais ou não? Pergunto isto porque também já me disseram na Audi que nestes carros não se troca o óleo da caixa..
 
Depois de ler este tópico fiquei com uma dúvida.. afinal é suposto trocar o óleo das caixas de velocidades manuais ou não? Pergunto isto porque também já me disseram na Audi que nestes carros não se troca o óleo da caixa..
A marca diz que não, efectivamente.
Mas agora pensa. O oleo até pode manter as propriedades. Mas fica sujo e vom limalhas. Achas que nao vale a pena trocar? Eu troco a cada 100 ou 120.000kms.
Em todos os carros que tive na vida, mudei o oleo da caixa, nunca mais de 100.000kms.
O oleo que ficou pior de todos os carros que tive, foi do clio. Saiu negro.
 
Last edited:
Boas tive um bmw que também tinha oleo ( vitalicio na cx) sempre troquei de 2 em 2 anos não olho a kilometros
Sigo a mesma regra nos outros carros que tenho...
A renault de facto suja bastante os oleo... Lol

Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
 
Sr @Vitor Costa :D, deixe o cota, que já anda nisto a alguns anos lhe dizer uma coisa, os nosso carros usam o sistema "transaxle", que muita gente não sabe, o que quer dizer que se usares um óleo que tenha a viscosidade certa e aquelas coisinhas todas, mas que não seja especifico para esta caraterística, dizes adeus aos vedantes da caixa passado uns tempos.
O comprar na audi é mesmo para evitares este género de erros, que podem sair bem caros, e se fores ver um castrol para transaxle, também é carote, pelo que não vale a pena arriscar.
Abraço da Madeira.
Comprei agora á dias e custa cerca de 16.50€ o litro , na audi pediram me cerca de 40€ por litro...

Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
b8b751f234b8464a03e2119d1fed1626.jpg
 
Last edited:
Por acaso no ano passado mudei no meu e até foi da marca (o meu mecânico diz que só usa o óleo recomendado pelo fabricante nas caixas).
Este é o código do meu:
s-l1600.jpg

Mas a próxima devo mudar com o Castrol.
Na texóleo fica barato:
castrol_syntrans_v_fe_75w-80.png

Nota para o link: https://texoleo.com/product/castrol-syntrans-v-fe-75w-80-1l
O meu usa da versão V FE que fica a 21€/L, ligeiramente mais caro que o @Sergio Fininho que fica a 14€/L.
PS2: A Castrol recomenda a muda a cada 24meses/30k km (isto para o meu carro)...
 
A marca diz que não, efectivamente.
Mas agora pensa. O oleo até pode manter as propriedades. Mas fica sujo e vom limalhas. Achas que nao vale a pena trocar? Eu troco a cada 100 ou 120.000kms.
Em todos os carros que tive na vida, mudei o oleo da caixa, nunca mais de 100.000kms.
O oleo que ficou pior de todos os carros que tive, foi do clio. Saiu negro.

Faz sentido, faz.. se calhar se tivesse mudado o óleo não estava com os problemas que estou neste momento.
 
Faz sentido, faz.. se calhar se tivesse mudado o óleo não estava com os problemas que estou neste momento.
Se não fosse preciso mudar o óleo da caixa então ficava um circuito fechado. Ou seja, não fazia sentido ter um bujão de drenagem e outro para atestar óleo... Agora, mudar o óleo no meu ver numa caixa manual só mesmo se efetivamente notar uma diferença nas relações de caixa. Caso contrário não mudo.
 
Back
Top