Oleo caixa manual A4 B8

Boas,
Gostava que me pudessem ajudar no seguinte.
Tenho um A4 B8 e ultimamente tenho tido bastante dificuldade a engrenar, principalmente a 1a e a marcha atrás. Em andamento , o restante entra com relativa facilidade. Por vezes não entra mesmo. Com o carro desligado parece que tem manteiga todas as velocidades .Ela tem 152 mil km ,estou a pensar trocar o óleo da caixa. Será o problema? Qual o óleo indicado ?
Abraços .
 
Vamos la atualizar o topico.
Mudei a bomba secundaria e o problema manteve-se.

Recapitulando...
Sintomas do problema:
1º Ao pressionar a embraiagem ouvia-se um barulho tipo algo a rocar
2º A 1ª mudança e a marcha-atrás teimavam em não entrar
3º Esta dificuldade de engrenar foi progressiva

Procedimento para resolução :
1º mudei a 2ª bomba (anteriormente tinha mudado a primaria)
- O problema manteve-se.
Nesta altura tudo indicava que seria a prensa que estaria sem força ou estragada, fazendo assim que o disco não se separa-se na totalidade.
2º passamos então a desmontar a embraiagem .
Aqui verificamos que visualmente todas as partes estariam funcionais , o disco (reforçado) estava em fase de acamamento (poderia estar muito forte dificultando a sua separação da prensa e bimassa), o bimassa era novo (tinha nem 1000 km de estrada).
Verificamos que o veio primário apresentava uma marcas algo estranhas e nada comum, que nos levou a ver o pequeno rolamento o qual fica acoplado. Estado do rolamento - totalmente desfeito.
3º Troca do dito rolamento.
Montamos tudo e ficou tudo impecável.


Resumindo, este rolamento (destroços) fazia com que o veio não para-se (dai as marcas tipo riscos no veio) ao pressionar a embraiagem, mantendo assim o disco a rolar (originando o barulho), consequentemente impossibilitando-me de engrenar a 1º e a marcha atrás .
 
muito bom, talvez o meu problema esteja relacionado com o mesmo problema que teve.
Já agora o pedal da embraiagem tornava-se pesado ou duro com uma utilização mais intensiva?

cumps
JA
 
Back
Top