O que acham disto?

O carro é o meu B6, este sabado aproveitei o dynoday que houve na AP em Loures e fui ver se os cavalos ainda respiravam saúde, tal não é o meu espanto quando vejo isto:

Potencia motor 150.3cv / 340 Nm´s





Apesar de todas as explicações que me foram dadas, não acho isto muito normal para um 130cv com quase 300 mil km em que a unica alteração foi tirar o miolo do catalizador, o que acham?
 
este é o segundo a4 que vejo a debitar muitos cavalos em banco.
a explicação que me foi dada baseou-se na posição do motor.
parece que os motores longitudinais são mais eficientes e têm menos percas de potencia.
mesmo assim o teu tem mais 7 cvs que o que eu vi! é muita fruta!
se o carro tem 300mil km é natural que tambem exista um desvio de pressão!
100gr é o suficiente para fazer os 150cvs e é um desvio que é suportavel pelo turbo.

coloca um bom manometro de pressão de turbo (evita os da norauto :lol: ) e vê que pressões faz!
tudo o que seja acima de 1350gr é desvio e o turbo a precisar de revisão.
 
amstup disse:
este é o segundo a4 que vejo a debitar muitos cavalos em banco.
a explicação que me foi dada baseou-se na posição do motor.
parece que os motores longitudinais são mais eficientes e têm menos percas de potencia.
mesmo assim o teu tem mais 7 cvs que o que eu vi! é muita fruta!
se o carro tem 300mil km é natural que tambem exista um desvio de pressão!
100gr é o suficiente para fazer os 150cvs e é um desvio que é suportavel pelo turbo.

coloca um bom manometro de pressão de turbo (evita os da norauto :lol: ) e vê que pressões faz!
tudo o que seja acima de 1350gr é desvio e o turbo a precisar de revisão.

Tal e qual aquilo que me disseram a mim ontem após o teste, a parte do motor longitudinal é que até fiquei maluco, perguntei o que é que a posição do motor tem a ver com a potencia, disseram-me exactamente isso mas mesmo assim na minha opinião não deveria fazer muito sentido mas parece que é assim mesmo e não é so no meu carro, é "geral" nos A4.

Que seja esse tal desvio de pressão já me entra mais facilmente na cabeça, mas mesmo o turbo aguentando isso, é suposto a electronica de origem suportar essas 100gr a mais?
 
não é apenas a posição do motor que é diferente, a caixa de velocidades tambem está noutra posição e as tuas transmissões tambem são diferentes! neste caso para melhor porque ambos os veios têm o mesmo comprimento.
a posição do turbo ao ser diferente, faz com que o IC e suas tugabens sejam mais eficientes!
a tua admissão é mais directa e isso reflecte-se!

são as pequenas coisas que todas juntas fazem as grandes diferenças!


com 300mil é natural que o turbo já tenha uma folguita pequena e é normal que essa folga permita um desvio de, digamos a titulo de exemplo, 100grs a mais.
em termos de electronica não há nada a fazer porque o desvio está dentro dos paramentros de segurança!
os VA aguentam 1625gr durante uns 70 mil, pelo menos o meu aguentou e apenas ficou com uma ligeira folga!
o turbo aguenta o desvio sem problemas porque não tens o carro reprogramado!
o teu maior erro seria reprograma-lo porque o desvio seria incontrolavel e podes muito bem partir o turbo, porque ninguem garante que o desvio se mantenha com 300 gr a mais!...o que já dá mais de 400gr e isso já é para lá do limite de resistencia do coitado do caracol :lol:

a a4 está a respirar saude! poupa isso e bons kms ;)
 
Começa a fazer mais sentido realmente, ainda bem que não caí na forte tentação de o reprogramar ainda... :D

Mas pronto, em termos de cavalos sempre houve rumores destes carro terem mais do que os declarados pela marca, portanto embora me tenha feito alguma confusão os valores alcançados, esses rumores mais as explicaçoes que ja me foram dadas por ti e não só talvez o expliquem, mas que me mete mais confusão ainda (embora esteja obviamente contente e satisfeito por estar bom de motor), é a diferença de Nm´s, é que estamos a falar de um AWX com caixa de 5 velocidades, que supostamente traria 285 nm´s de fabrica...pra 340nm´s ainda é uma diferença bastante significativa.
 
eu duvido que o banco tenha sido generoso mas não se pode por de parte essa possibilidade!

nos motores longitudinais até as tubagens dos radiores de oleo e gasoleo de origem são mais curtas e isso ajuda imenso!
eu já vi com atenção e comparei lado a lado o a4 e o a3 e posso te assegurar que tudo no a4 faz mais sentido em termos de eficacia porque não há tantas curvas e tubagens a dar voltas desnecessarias!

não reprogrames o carro! deixa o estar assim ;)
até porque se um dia quiseres fazer upgrade estás tramado porque para meteres um 22 tens de andar a cortar a longaria ao carro :lol:
 
Reprograma-lo não digo que não, pra já não consta nos planos mas um dia quem sabe.

Quanto ao 22 nunca na vida, nem no 90cv que tive, nem no 6L 130, muito menos neste, eu quando quiser um carro que para ter algum gozo tenha de andar sempre acima das 2700/3000 rpm´s vendo este e compro um a gasolina, a minha ideia de gozo num TDi é, sempre foi e sempre ha-de ser completamente diferente disso, e mesmo que um dia me dê pra isso, um VB mete-se aqui bem. :D

Quanto ao banco, não digo que sim nem que não, foi a primeira vez que medi num dyno dynamics, mas nao houve carro nenhum que tivesse fujido muito aos valores esperados pelos donos antes do teste feito, até pelo contrario, um Stilo 2.4 de 170cv de origem, acusou menos 20.

Durante a semana passada esteve lá um A3 8P de 170cv que até anda por aqui pelo forum, tirou 167cv tambem stock.

Enfim, tá bom é o que interessa, uns queixam-se de cavalos a menos e ligam imediatamente po xipador :p eu queixo-me de cavalos a mais, vou fazer queixa á Audi. :p
 
com um VB e uma boa electronica ficas muito bem servido!

se a isso adicionares, um ic e tubagens e 2 radiadores ficas com um familar apressado muito engraçado! :lol:
não sei é quanto tempo é que a embraiagem de origem durará :lol:
 
Isso é que o menos me vai preocupar porque esta ja entregou a alma ao criador, po mes que vem é embraiagem e bimassa novos. :D
 
Nahhh, não me parece que a solução passe por aí...para o que se pretende a de origem chega bem. ;)
 
Back
Top