o k é o SMLS ?

Desculpem a minha ignorância mas estive a ver como se pode pôr o cb num audi a1.9 avant 130 cv e lá falam SMLS.Agradeço desde já a vossa disponibilidade...
 
SMLS são as iniciais em Alemão de Schaltermodul Lenksäule
Interpretado em Inglês como Switch module steering column
e traduzido em Português corrente de "Oficina Audi" como Modulo de Controle da Coluna de Direcção.

No fundo, é uma peça que contêm um módulo electrónico que se encontra encaixado na coluna
da direcção do veiculo (logo atrás do volante) e onde se ligam todos os componentes que disponibilizam
comandos ao condutor e não só.
Exemplos: Volante, Buzina, Manete dos Piscas e Controle de Máximos, Manete do Cruise Control, Manete do limpa-párabrisas (onde existem os botões de controle do Computador de bordo), as ligações do airbag do volante, dos botões multifunções (se o volante os tiver) e não menos importante: do anel de sensor de direcção.

Espero não me ter esquecido de nada. :lol:
 
Sempre às ordens....

Para teres computador de bordo necessitas:

1-Verificar a versão de SMLS que tens (ligar ao VAG-COM e verificar o módulo 16-Steering wheel)
Há-de ser um part-number com o nr 8E0 953 549 + 1 letra
Em principio para computador de bordo dará, só para instalar o cruise control é que necessita de
de certas letras de revisão especifica. Se for F, S NÂO dará.

2-Adquirir uma manete de controle do limpa-pára-brisas especifica para o modelo do veiculo (limo ou avant -
por causa do controle do limpa e esguicho traseiro - que só as carrinhas têm) com os botões
de CB.

3-Desmontar o volante, airbag e retirar a cobertura de plastico inferior da coluna de direcção.

4-Retirar o anel sensor de direcção e a SMLS fica completamente visivel.

5-Retirar a manete do lava-vidros antiga e colocar a nova.

6-voltar a montar tudo pela ordem inversa.

7-Ligar o vag-com e codificar.

Isto, se a SMLS não necessitar ser substituida.
 
Last edited:
Ao amigo "ELFuracon"mais uma vez agradeço a tua explicação!!!o meu carro já tem o cruise control só não possui a manete do limpa vidros com função cb.sabes me dizer qto me custará a manete k terei de comprar e quem é a pessoa + indicada pra fazer isso??
 
cageypanther disse:
Ao amigo "ELFuracon"mais uma vez agradeço a tua explicação!!!o meu carro já tem o cruise control só não possui a manete do limpa vidros com função cb.sabes me dizer qto me custará a manete k terei de comprar e quem é a pessoa + indicada pra fazer isso??

Como disse, é preciso saber se é carrinha ou limo.
Não sei se o Luciano terá uma para vender, caso contrário, no ebay ou o user goodspeed.
Há aqui muitos "jeitosos" no forum capazes de fazer isso.
Tens é dizer de onde és e pedir.... :wink:
 
Back
Top