O DIY que a maioria precisa mais tarde ou mais cedo... ( Tampa do porta luvas )

Basicamente a minha A4 sofreu do problema do apoio direito do porta luvas partido e lá tive de meter mãos á obra para poupar cerca de 200€ ( na marca )

Comecei por retirar a tampa lateral para ter acesso ao mecanismo/elevador do porta luvas

portaluvas016008625.jpg


E de seguida retirei o pino que prende o sistema da porta e elevador.

portaluvas025846437.jpg


portaluvas035851959.jpg


Após analisar o braço que permite a subida e descida verifiquei que quase nem mexia, ou seja devido á falta de lubrificação prendeu o que fez partir o apoio.

O passo seguinte foi furar com alguma inclinação de modo a quando coloca-se o parafuso este prende-se no resto da peça que ficou separada.
Após testar com o parafuso coloquei cola ( no meu caso Loctite que quando seca fica estilo cimento ).

portaluvas045858949.jpg


portaluvas065881474.jpg


Finalmente ficou na posição final, podendo-se ver ( um pouco mal ) onde foi sair a ponta do parafuso e que irei entretanto cortar e limar para não correr o risco de alguém se aleijar.
Deixei então secar cerca de 24h, para uma melhor garantia.

portaluvas075888628.jpg


Hoje de manhã já recoloquei tudo no sítio!
 
Last edited:
Re: O DIY que a maioria precisa mais tarde ou mais cedo...

Boa mod! muito bom. Diz-me uma coisa. mas a tua partiu mesmo a tampa? ou foi o braço? é que eu tenho o mm problema no meu mas é do estilo ela nao ta partida mas eu abro e cai, nao ta a descer devagar...
 
Re: O DIY que a maioria precisa mais tarde ou mais cedo...

Boa mod! muito bom. Diz-me uma coisa. mas a tua partiu mesmo a tampa? ou foi o braço? é que eu tenho o mm problema no meu mas é do estilo ela nao ta partida mas eu abro e cai, nao ta a descer devagar...

O problema, tal como normalmente acontece, é o apoio/braço do lado direito que é o lado do sistema que permite subir e descer suavemente.
Pela descrição penso que sofra do mesmo mas só poderás confirmar realmente qual o problema depois de abrires a tampa lateral ( foto 1 ).
 
Re: O DIY que a maioria precisa mais tarde ou mais cedo...

Belo DIY amigo, vai dar jeito mesmo a muita gente.
Não sei onde é que foste buscar a ideia de pôr um parafuso a servir de apoio hihihihihihi.
Em relação ao Mbarrocas, o que acontece no dele é que aquele "parafuso" de plástico que foi tirado com um alicate como se vê na imagem, já lá não está, e por isso a tampa desce logo e não suavemente. Recomendação, deixa-a assim pq se voltas a prende-la para descer suavemente vai acabar por partir o apoio do lado direito da tampa como aconteceu ao headless, a mim e a mais 2 colegas aqui na Madeira.
Abraço da Madeira.
 
Re: O DIY que a maioria precisa mais tarde ou mais cedo...

ora nem mais. eu voltei a meter o pino no sittio e pimba partiu o apoio. a solucao é tirar fora o amortecedor, abri-lo e pôr alguma massa consistente no interior do mesmo. o amortecedor fica preso porque por dentro tem tipo um pistao que ao fica sem lubrificacão.
 
Bom DIY headless, mas fiz o mesmo que tu fizeste e durou-me 1 dia no sitio e partiu logo outra vez.

A solução passou por soldar a tampa no ponto que partiu num profissional em soldar plastico, a solda ficou mesmo 5 estrelas, quase não se nota.

Depois tirei força ao amortecedor.

Resultado 5 estrelas, tenho tudo a funcionar a 100% e até hoje zero problemas sem andar com cuidados especiais.

Pena não ter diy
 
.DSC_0202-1.jpg

DSC_0203-1.jpg

Isto é o elevador do porta-luvas desmontado,que de vez e, quando tem que levar uma lubrificação para não ficar perro...
 
Exactamente Nuno S, foi isso que fiz, alem disso fiz um pequeno golpe com um faca na borracha que fica dentro do amortecedor que é usada para fazer vacuo. Dessa forma faz ainda menos pressão, faz apenas a pressão suficiente. Ficou melhor que de origem :D
 
De facto a minha primeira opção não foi grande coisa e passado algum tempo tornou a partir...
Ontem decidi fazer a reparação da forma correcta!

1º - Retirar a tampa lateral e o pino que prende o sistema da porta e elevador.

portaluvas016008625.jpg


portaluvas025846437.jpg


portaluvas035851959.jpg


2º - Retirar os pinos que prendem os braços da tampa do porta luvas ( por baixo um de cada lado ), com a ajuda de um alicate puxar com força

portaluvas065881474.jpg


3º - Ficamos com a tampa do porta luvas na mão e podemos começar a furar a peça que ficou separada de modo a podermos colocar um parafuso como se vê nas fotos

image111j.jpg


image113lv.jpg


4º - Decidi encher com uma cola "tipo cimento" a zona onde a peça ia prender para depois furar e assim o parafuso ( arranjar um comprido e largo ) ficar com maior e melhor superfície de fixação.

5º - Meter cola na zona que vai ser reposta e aparafusar bem e com força ( o parafuso vai ficar na posição em que se faz a força ).

O resultado final é assim

image114yf.jpg


Depois é recolocar tudo no sítio mas como vi agora o que o user nuno S fez vou desmontar novamente para fazer o mesmo e assim ter a certeza que não torno a mexer nisto! :)
 
Last edited:
Bom tópico...
O amortecedor do porta luvas da minha Audi também começou a ficar preso e antes que partisse, desmontei-o. No fim de semana vai ter que ficar a 100%. É estranho porque ainda não havia muito tempo que tinha sido lubrificado. Vocês usam algum lubrificante em especial?
Obrigado...
 
e pronto, agora foi a minha maria que ficou com a tampa na mão

vou ter de fazer este trabalhinho também ;)
 
Back
Top