novo pd 130 tem funcionamento irregular

boas , este motor está a dar cabo da paciência ! como sabem troquei de motor avf que partiu camisa por um igual.
a uns tempos começou a fazer o bo bo bo típico das tuches ! mandei trocar ficou impecável, agora o motor puxa bem, muito bem mesmo como o antigo ou um pouco mais de baixas neste,o turbo deve estar em melhor estado .
só que agora começou a falhar muito ligeiramente tipo quando vamos só com um cheirinho de acelerador as 2000 e outras rotações o motor sente-se tremer como se um cilindro a falhar ligeiramente quando damos gás fica
normal ! uma coisa mínima mas o motor tem umas micro falhas, se por exemplo acelerar as 4000 ou 3000 o motor tem instabilidade parece uma válvula admissão ou escape (ouve-se tipo aquele bufar no escape ) que não veda bem mas que não está o ruído sintonizado coma rotação ! acontece com uma frequência muito distante menor da rotação .
já vi os injetores parecem bem dá soma dos 4 zero por ai ... erros eletrônicos vag nada , já vi o comando em graus está dentro dos valores, coloquei gasóleo BP premium e aditivo da faier para limpar injetores mas está igual !
estou a pensar em tirar a cabeça para ver se tem alguma válvula a vedar mal que faça para o cilindro falhar . dá a sensação que quando a combustão é podre um cilindro falha ligeiramente, a válvula erg tem junta chega já tinha no outro motor.

fui falar com um tipo que reprograma porque esta centralina está reprogramada e podia não estar bem para este novo motor mas ele diz que não !que se é igual tem de ficar a puxar igual ou perto!

por isso antes de abrir um motor que está muito bom aparentemente posso fazer alguns testes ou logs para ver se a avaria não é mecânica ?

abraço e boas gasadas
LP
 
verifica a compressão do motor pois esse motor pode ter estado parado algum tempo e ter valvulas a vedar mal

olá boas, é uma hipótese mas dá imenso trabalho fazer medir a compressão neste motor ! implica desmontar muita coisa ! queria evitar isso como primeiro passo .
uma coisa que foi alterado é os graus de ajuste dos injetores este motor vinha com 225º e agora ficou com 180º o mecânico diz que a S.V.V.A. (Audi onde ele trabalha atualizou para os 180º)mas já li tanta coisa acerca disso que nem sei o que pensar .
 
olá boas, é uma hipótese mas dá imenso trabalho fazer medir a compressão neste motor ! implica desmontar muita coisa ! queria evitar isso como primeiro passo .
uma coisa que foi alterado é os graus de ajuste dos injetores este motor vinha com 225º e agora ficou com 180º o mecânico diz que a S.V.V.A. (Audi onde ele trabalha atualizou para os 180º)mas já li tanta coisa acerca disso que nem sei o que pensar .

Boas esse teste e facil de fazer fala com o teu mecanico numa hora ele faz isso
 
olá o sintoma de falha do motor com uns pequenos ajustes ( nas rpms ao ralanti e no valor torque e ajuste fichas dos injetores )parece estar quase ultrapassado e a restante vibração que ainda tem é quase de certeza do volante bi-massa que este motor trazia, por isso para já,desisti de tirar cabeça e afins porque quase de certeza que ficava com o mesmo sintoma ! e gastava uma boas notas !
depois de ler imensos artigos sobre injeção e comando motor, tempos, graus, etc. verifiquei muita coisa e
cheguei a conclusão que existe muitas variáveis que podem causar um funcionamento por vezes irregular, não querendo isso dizer que tem uma avaria, mas sim um mau funcionamento por motivos ocasionais.
existe muita boa informação na net como também muita palha e mitos! mas é como em tudo o mais interessante é perceber o funcionamento lógico dos componentes quer seja eletrônico ou mecânico senão por troca e mais troca de peças muitas vezes não se chega a lado nenhum!
se tivermos tempo e aptidão para fazer investigação garanto que ficamos a saber muito mas que a média de alguns reparadores!
este fórum e outros são uma grande mais valia para se aprender por isso é importante partilharmos as nossas descobertas.
 
Back
Top