É obrigatório mudar a matrícula do carro? Não. Os veículos que já estão em circulação podem manter o actual formato. A substituição só é feita se os proprietários quiserem. O novo modelo passa a ser obrigatório para os carros novos quando o actual modelo esgotar - o que, segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), deverá acontecer no final de Fevereiro.
Tem o departamento , usa traço separador, usa 3 números 4 letras, (Parecido as matrículas holandesas ) Se querem ter tudo igual...ainda tem que mudar as de alguns (muitos) países. É que a bem dizer, sem ser a faixa Azul da UE com letra do pais , cada país tem um formato diferente de outro qualquer
Pelo que sei e posso estar errado, esta mudança toda é devido ao ano e mês do carro cá que noutros países é a data de validade da matrícula, e isso deixava as autoridades confusas quando os tugas la passavam, mas como disse posso estar errado
É um dos motivos. Mas quanto a mim, não é válido, pois as matrículas com validade têm faixa vermelho e não amarela e têm dia também, não só mês e ano.
Sim mas o que é que isso tem a ver com o facto de as nossas atuais terem o mês e o ano? Pelo que percebo o objetivo não é ficar tudo igual mas sim que passe a assemelhar-se mais. E a verdade seja dita para que serve o ano e mês do registo do carro na matrícula? A razão que invocaram na altura para a introdução disso é assim um bocado ridícula. Mas para que queremos o ano e mês na matrícula? O que é que isso vai ajudar as autoridades em quer que seja? Mas isso tem razão de lá estar, até provavelmente por razão de impostos ou algo do género.
Se não me engano era por causa dos carros importados, para se saber a data da primeira matrícula do carro e não a nacional, que havia muita gente a importar carros e a vende los como nacionais . Quando se passou para o DUA isso tudo vinha lá discriminado , agora com os novos cartões não sei se vem, e se vier é provável que venha "escondido" no QR code . Por exemplo na Suiça, um carro importado tem uma pequena diferença no livrete apenas, se a pessoa que o for comprar não souber identificar isso, compra gato por lebre. Como já disse, todos os países têm um estilo de matrícula diferente... Acho que a justificação deles é só parva A Alemanha por exemplo, usa os selos na matrícula, um para a inspeção e outro para o imposto (Ou algo parecido) E ainda usam as primeiras letras para identificar a cidade onde foram registadas .
Tem departamento pois há muitas matriculas para um só país, e por departamentos, é facil separar. Eu tinha o departamento 54 e 88, para me destinguir de outras matriculas iguais de outros departamentos. Alem de que informa de imediato se o veivulo pertence ou não a zona de registo e morada.as autoridades e (infelizmente) pessoas. Mas agora são numeros pequenos e as vezes com logo do concelho/destrito (mairie) e uma mensagem anexada sobre a localidade. A copiar aqui em portugal, ficaria tipo as matriculas de reboque ou motas 50cc. Ficaria: PRT-40-40-PJ ( terra de vinho do Porto ) hehehehehe Imaginem só como ficaria nos argolas! Lol.
Isto devia ser como em alguns Países em qie as matrículas não são atribuídas, mas sim compradas. E para as comprares, tens que fazer prova de seguro, IPO, tudo... Para as renovar, a mesma coisa.
O estado já cobra tanto, e ja pagamos tanto por registos, ainda querias que se comprasse matriculas?!?? Fascista! Lol.
Mas lá está existiam alternativas mais lógicas do que meter o ano e mês na matrícula, se bem que acho que houve uma altura que ainda era pior os importados recebiam a matrícula com K. O meu já tem o dua dos novos em cartão e vem la descriminado que foi importado da Suíça. Acho que é importante quem compra saber que o carro foi importado, mas dizer-se que se não conseguisse obter essa informação está a comprar gato por lebre acho que é exagerado. Na Suíça por exemplo na Amag onde comprei o meu vem la com o livro de revisão o sítio onde o carro foi vendido etc. Nem era preciso ir tão longe, era atribuídas sim como na Suíça e a matrícula pertencia a pessoa e não ao carro (também há quem as compre mas isso é outra história) e nesses moldes copiando por la era impossível um carro andar a circular sem seguro (pelo menos durante um tempo prolongado).
E pronto, já se pode mudar as matriculas. Alguem daqui vai alterar as matriculas? Pelo que vejo, custa 10€ cada placa (acrilico ou metal). Olhando para este exemplo, faz parecer o carro mais velho... Não sei, tenho de ver isto ao vivo... Faz falta ali um simbolo como tem em alguns países com a data da inspecção senão vai ficar complicado lembrar quando o temos de levar à inspecção!!!
Eu acho que nao podem.. Atencao que so os carros novos podem ter assim.. Ja vi casos de 120€ multa por falta doa tracos... Leiam bem o codigo isso é so para veiculos matriculados agora .. Enviado do meu 6055K através do Tapatalk