Sim senhora fiquei mais descansado com os vossos esclarecimentos@SrgCrv tal como já foi dito pelos colegas, não há necessidade de se preocupar tanto.
Os carros já estão preparados para andar a interromper regenerações. Se der para continuar ótimo. Se não der, fica para uma próxima.
A questão do gasóleo no óleo já não é tão comum nos modelos atuais. Aliás, esse é um problema mais popular/conhecido no grupo PSA.
O ideal é evitar interromper as regenerações mas se não der, ele retoma na vez seguinte.
Duas dicas: tentar andar sempre com o motor em torno das 2.000rpm (ajuda a ganhar mais temperatura e é mais saudável de forma em geral) e reduzir as trocar de óleo para intervalos de 10.000km ou 1 ano!
Depois de ter o motor a 90 graus deve fazer cerca de 15 minutos de condução com a rotação superior a 2300 rpm, por exemplo em 3 velocidade a cerca de 80 km hora, é o ideal, só assim é que consegue fazer a limpeza do filtro de partículas. Saliento que só deve fazer isso após o motor estar a 90 graus.Boas, comprei a 15 dias um audi A3 30 1.6 TDI de 2019, tenho uma dúvida em relação a regeneração/filtro de partículas que é a seguinte (já procurei no manual, YouTube e Google, mas prefiro a opinião de quem realmente percebe e tem os carros). Eu faço 4x por dia cerca de 8km estrada nacional (60 a 90km por hora), quando chego ao trabalho e noto que ele está a fazer a regeneração (rotação mais alta, consumos, ventoinhas a trabalhar) não posso estar a ir dar mais uma “voltinha” caso interrompa esse ciclo pode haver algum problema? É que nunca tive um carro com filtro de partículas é a primeira vez sei que se fizer AE ele automaticamente faz sem problema, pelo que dizem, mas não faço AE todas as semanas.
Desculpem mais uma vez voltar a este tema, mas nem a pessoa que me vendeu o carro me sabe explicar ao certo isto
Basicamente, estás lixadissimo. Um diesel moderno não serve para essa utilização. Nem tão pouco poupas nada em combustível só por ser diesel. 8kms, o carro quase nem aquece. E por isso mesmo só começa a regenerar depois de aquecer o suficiente. O problema é que chegando a hora, já tu chegaste ao destino. Havias de ter optado por um a gasolina.Boas, comprei a 15 dias um audi A3 30 1.6 TDI de 2019, tenho uma dúvida em relação a regeneração/filtro de partículas que é a seguinte (já procurei no manual, YouTube e Google, mas prefiro a opinião de quem realmente percebe e tem os carros). Eu faço 4x por dia cerca de 8km estrada nacional (60 a 90km por hora), quando chego ao trabalho e noto que ele está a fazer a regeneração (rotação mais alta, consumos, ventoinhas a trabalhar) não posso estar a ir dar mais uma “voltinha” caso interrompa esse ciclo pode haver algum problema? É que nunca tive um carro com filtro de partículas é a primeira vez sei que se fizer AE ele automaticamente faz sem problema, pelo que dizem, mas não faço AE todas as semanas.
Desculpem mais uma vez voltar a este tema, mas nem a pessoa que me vendeu o carro me sabe explicar ao certo isto
Se tens oportunidade de vez em quando fazer mais kms em estrada, aí ele acaba por limparJá estou a ver que isto há opiniões de todos os géneros mas atenção que eu não faço só essas ditas viagens de 8km
A mim pediram-me 600€. Retirar miolo do FAP, anular EGR e a consequente repro por causa da ausência de FAP.Sempre podes fazer uma limpeza profunda quando começar a dar problemas, custa a volta de 150 euros se nao me engano. Ou entao como ja disseram, remover. A ultima vez que me interessei por isso, vi valores a cerca de 350-400 euros, mas ja nao estou a par dos preços.
Só porque a malta gosta de dramatizar o que não precisa de ser dramatizado. Os cuidados a ter já foram explicados. Tu já disseste que fazes outro tipo de viagens para além das curtas, portanto não há com que preocupar.Já estou a ver que isto há opiniões de todos os géneros mas atenção que eu não faço só essas ditas viagens de 8km