Multas...

Boas,

Tenho uma situação muito peculiar que não sei como irei dizer a pessoa para resolver.

Tenho uma pessoa na família proprietária de um veiculo que emprestou o mesmo a outra pessoa da família(essa pessoa pagava ao proprietário o valor da prestação mensal ao banco)durante 1 ano.

Passado um ano a pessoa em questão deixou de ter dinheiro para o ir pagando, então devolveu o carro ao proprietário e devido a confusões familiares deixaram de se falar.

Passado algum tempo +/- 7 meses recebe 3 multas seguidas da Ecalma que é uma policia municipal de Almada de mau estacionamento..

A minha duvida é se o proprietário só pelo facto de o carro estar em seu nome é obrigado a pagar as multas cometidas pela outra pessoa?

Obrigado.
 
boost disse:
Logicamente que é... se o carro está em nome dele!!!

humm.. atão uma pessoa é obrigada as pagar multas que não cometeu apenas pk o carro está em nome dessa pessoa?

Algo está errado na lei..

Sempre tive a sensação que as multas quando se conduz um veiculo são pagas por quem as comete e não pelo proprietário..

Cumps.
 
Nuno Silva disse:
humm.. atão uma pessoa é obrigada as pagar multas que não cometeu apenas pk o carro está em nome dessa pessoa?

Algo está errado na lei..

Sempre tive a sensação que as multas quando se conduz um veiculo são pagas por quem as comete e não pelo proprietário..

Cumps.

e são bruxos para adivinhar quem conduzia o veiculo ???

afinal ninguem conduzia.... o carro estava estacionado... ;)


o proprietario é que terá que decidir quem a pagará...
 
Eu dou-te um exemplo ...

Quando comprei o S3 passado 3 ou 4 meses recebi uma multa em casa ... ao ver a data da infracção reparei que tinha sido bem anterior à data da compra.

Peguei no papel da multa e fui ao posto onde tinha sido emitida, daí mandaram-me para a DGV .. isto pq?

Porque quando a multa foi processada (meses depois) só se deram ao trabalho de ir ver qual o dono do carro nessa data, e não na data da infracção.

Resultado, fui ao stand entreguei tudo e eles pagaram a multa, mas esta ficou associada ao meu nome.

Por acaso era uma simples multa de estacionamento, pois se tivesse sido uma coisa bem mais grave, iria ter uma trabalheira do carai*** para resolver isso.

Teria de fazer prova de compra do carro, exposição etc etc ... eu tava descansado em relação a isso, mas imagina a trabalheira e o tempo que eu teria de perder.

;)
 
STronic disse:
e são bruxos para adivinhar quem conduzia o veiculo ???

afinal ninguem conduzia.... o carro estava estacionado... ;)


o proprietario é que terá que decidir quem a pagará...

Como assim?
 
boost disse:
Eu dou-te um exemplo ...

Quando comprei o S3 passado 3 ou 4 meses recebi uma multa em casa ... ao ver a data da infracção reparei que tinha sido bem anterior à data da compra.

Peguei no papel da multa e fui ao posto onde tinha sido emitida, daí mandaram-me para a DGV .. isto pq?

Porque quando a multa foi processada (meses depois) só se deram ao trabalho de ir ver qual o dono do carro nessa data, e não na data da infracção.

Resultado, fui ao stand entreguei tudo e eles pagaram a multa, mas esta ficou associada ao meu nome.

Por acaso era uma simples multa de estacionamento, pois se tivesse sido uma coisa bem mais grave, iria ter uma trabalheira do carai*** para resolver isso.

Teria de fazer prova de compra do carro, exposição etc etc ... eu tava descansado em relação a isso, mas imagina a trabalheira e o tempo que eu teria de perder.

;)

É uma situação diferente da referida boost.. sei que esta tem resolução, apenas não sei como dizer a pessoa para a resolver. Existe um artigo no código da estrada como no livro de código, que diz que as multas são pagas por quem as comete... independentemente de ser o proprietário ou não. Atão eu pedia o carro emprestado a alguem, cometia "50" contra-ordenações graves e era flashado por montes de radares.. e no fim pagava o pobre do proprietário que estava sossegado em casa a ver o Benfica.
 
Brummm disse:
e no fim pagava o pobre do proprietário que estava sossegado em casa a ver o Benfica.

no fundo é o responsavel legal do bem ... ;)


eu nao percebo nada de leis... mas acho que está na lógica ;)


ahh.. e carros nao se emprestam a ninguem :p



imagina que andas com o carro de alguem e que és "flashado"... será tirada a foto á matricula e NUNCA ao condutor...

será enviada uma carta para casa do PROPRIETARIO DO VEICULO para APRESENTAÇÃO DO CONDUTOR...

cabe ao Proprietário do veiculo efectuar a devida apresentação... ;)

em caso de multas de camara é igual... pelo menos ja me aconteceu isso ... e foi pedido a documentação do condutor do veiculo naquela data e hora....
(mas ninguem sabia quem era :p )
 
STronic disse:
em caso de multas de camara é igual... pelo menos ja me aconteceu isso ... e foi pedido a documentação do condutor do veiculo naquela data e hora....
(mas ninguem sabia quem era :p )
:D :D :D
 
STronic disse:
no fundo é o responsavel legal do bem ... ;)


eu nao percebo nada de leis... mas acho que está na lógica ;)


ahh.. e carros nao se emprestam a ninguem :p



imagina que andas com o carro de alguem e que és "flashado"... será tirada a foto á matricula e NUNCA ao condutor...

será enviada uma carta para casa do PROPRIETARIO DO VEICULO para APRESENTAÇÃO DO CONDUTOR...

cabe ao Proprietário do veiculo efectuar a devida apresentação... ;)

em caso de multas de camara é igual... pelo menos ja me aconteceu isso ... e foi pedido a documentação do condutor do veiculo naquela data e hora....
(mas ninguem sabia quem era :p )

Se for assim algo esta errado na lei, é injusto.

Mas se conseguir provar que essa pessoa é que conduzia o carro.. assim o proprietário não teria de pagar, certo?
 
Brummm disse:
humm.. atão uma pessoa é obrigada as pagar multas que não cometeu apenas pk o carro está em nome dessa pessoa?

Algo está errado na lei..

Sempre tive a sensação que as multas quando se conduz um veiculo são pagas por quem as comete e não pelo proprietário..

Cumps.

A unica maneira de estar livre disso, era quando foi tratado emprestar o carro e a pessoa assumir o pagamento das prestações, devia ter sido feito um tipo de contrato aonde mencionasse isso e ainda a responsabilidade de o condutor enquanto o carro estivesse na sua posse assumir todas as sanções que este viesse a cometer. E levar "esse" contrato a um cartório afim de reconhecimento de assinatura. Pareçe muito dificil e burocrático, mas aqui esta a salvaguarda para futuros imprevistos, como é este caso.

Nunca se pensa no que pode acontecer, e depois é no que dá.

Não batas mais no ceginho, se não existe documentos comprovativos, quem tem que pagar é o proprietário.
 
Brummm disse:
Se for assim algo esta errado na lei, é injusto.
Mas se conseguir provar que essa pessoa é que conduzia o carro.. assim o proprietário não teria de pagar, certo?

se a pessoa que andava com o carro for á esquadra e assumir que era o condutor .. é essa pessoa que paga as multas ...
agora visto que ha essas xatices de familia e assim ..duvido que isso aconteça ne?
logo o proprietário é que tem que pagar e pouco podes fazer em relação ao assunto
 
TuCa disse:
se a pessoa que andava com o carro for á esquadra e assumir que era o condutor .. é essa pessoa que paga as multas ...
agora visto que ha essas xatices de familia e assim ..duvido que isso aconteça ne?
logo o proprietário é que tem que pagar e pouco podes fazer em relação ao assunto

X2, para esse individuo pagar as multas tinha que ser autuado na hora em que cometeu essas infracções..... se no foi, o proprietário é sempre o responsável pelo veiculo.
cumps
 
Brummm disse:
Boas,


Tenho uma pessoa na família proprietária de um veiculo que emprestou o mesmo a outra pessoa da família(essa pessoa pagava ao proprietário o valor da prestação mensal ao banco)durante 1 ano.

isto ser processado desta meneira e ilegal, mas existe bastante gente a fazer este tipo de coisas :S o carro para tds os efeitos e do nome do propriestario da matricula!!! a unica maneira e levar isso pa tribunal e aranjar testemunhas cm essa situaçao acontecia, mesmo assim pode tb sofrer conseguencias disso visto n ser legal efectuar ese tipo de transaçoes!
abraço
 
Só um aparte.

A CMA, em vez de criar parques de estacionamento, cria empresas de capitais próprios com estes fins. Enfim... :roll:
 
Back
Top